Ao invés do palhaço
Uma publicada na revista do jornal britânico Daily Telegraph chamou minha atenção para uma tendência que vem crescendo no paÃs: as "festas de beleza" para crianças pequenas, a partir dos seis anos de idade.
Segundo a reportagem, nesse tipo de festinha, uma equipe de maquiadoras e manicures vai à casa da aniversariante, munida de uma enorme gama de esmaltes, maquiagens, chapinhas e outros produtos.
Durante a festa, as meninas fazem as unhas, o cabelo e são maquiadas pelas especialistas.
A reportagem fala do enorme mercado "tween" (pré-adolescente) na Grã-Bretanha, com 2,7 milhões de crianças entre sete e dez anos. Segundo uma pesquisa feita em 2004 pela Mintel, 88% das meninas nessa faixa etária usam esmalte, 70% batom, 67% passam perfume e 26% usam rÃmel.
O mercado é interessantÃssimo para as empresas de cosméticos, já que estudos recentes indicam que, em e meio à recessão, 62% dos pais preferem cortar gastos neles mesmos ao invés de negar os desejos dos filhos.
Voltando às festinhas de beleza, o que vocês acham da ideia? É diversão inocente de menina, como quando, ainda pequenas, brincamos com as maquiagens e o salto alto da mãe? Ou mostra uma sexualização cada vez mais precoce e incentiva meninas a não se contentarem com sua aparência natural?