Atendendo a pedidos, segue o resumão do da editora de moda do jornal americano The Washington Post, Robin Givhan, sobre a ±è´Ç±ôê³¾¾±³¦²¹ em torno da foto da marca Ralph Lauren. Traduzi os pontos que achei mais interessantes, e vale lembrar que é uma tradução bem livre mesmo. Espero que gostem!
(...) É verdade que estéticas são cÃclicas e que a preferência da indústria da moda por modelos mudou (...). Mas, em um aspecto, as preferências não mudaram na última década. O corpo teimosamente celebrado pela moda continua a ser extremamente magro. Por quê?
Todas aquelas modelos emaciadas são vistas tendo como pano de fundo uma população que está enormemente afetada pela obesidade. (...)
Quanto mais gorda a população geral, mais magra a mulher idealizada.
(...) A verdade desconfortável sobre a indústria da moda é que ela tem um talento especial para desvendar obsessões culturais e tabus sobre os quais ninguém fala. A moda cria um mundo de perfeição que é, de muitas formas, definido pelo quanto difere do mundano, do normal. E todos os indÃcios mostram que, como cultura, nós odiamos o que estamos nos tornando: gordos.
A moda não apenas rejeita quem está acima do peso ou os obesos. Ela também critica quem está na média, fazendo com que se preocupe com cada biscoito comido no final de uma refeição ou cada ginástica perdida. A moda é um teste de força de vontade e determinação. Ela é uma medida de boa sorte. É uma fornecedora de status. (...) Os que podem entregar-se à moda sentem que seu prêmio é ainda mais valioso.
(...) Há muito a ser dito sobre se as modelos na passarela são saudáveis. Com certeza, algumas delas não são. Mas a maioria das pessoas não está exigindo uma nota do médico. O foco da preocupação é a estética. E, com exceção de algumas fotos horrivelmente alteradas, o principal foco das reclamações não é que o visual é desagradável, mas que é inatingÃvel para a maioria das pessoas.
Com isso em mente, talvez todos os que estão protestando contra os estilistas estejam errados. Talvez todas as demandas para que editores e fotógrafos usem modelos mais pesadas sejam enganadas. Porque antes que as modelos fiquem maiores, as pessoas em geral terão que ficar menores.
A moda nos diz algo sobre nós mesmos e nossa cultura. Ela faz isso ao refletir uma realidade exagerada ou torta. Pode ser que a única forma de mudar o jeito como a indústria da moda retrata as mulheres seja não tentando entender a reflexão distorcida, mas reconsiderando a imagem original.