´óÏó´«Ã½

« Anterior | Principal | Próximo »

Em artigo, Zapatero diz que Lula 'assombra o mundo'

Caio Quero | 2009-12-11, 13:22

lulapr10466.jpgO presidente Luiz Inácio Lula Silva foi escolhido pelo jornal espanhol El País como uma das cem personalidades mais importantes do mundo ibero-americano em 2009 e ganhou um .

No texto, que será publicado na versão impressa de domingo, mas que já foi disponibilizado na internet, Zapatero classifica Lula como "o homem que assombra o mundo" e, entre outros elogios, diz que o presidente brasileiro é um homem "completo e tenaz, por quem sinto uma profunda admiração".

"Pelas mãos deste homem (Lula), seguindo o caminho aberto por seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, o Brasil, em apenas 16 anos, deixou de ser o país de um futuro que nunca chegava para converter-se em uma formidável realidade, com um brilhante futuro e uma projeção global e regional cada vez mais relevante", escreve Zapatero.

O primeiro-ministro espanhol ainda afirma que Lula "está sabendo enfrentar a desigualdade, a pobreza e a violência" e que, com ele, "o Brasil ganhou a confiança dos mercados financeiros internacionais".

Classificando o presidente brasileiro como "uma referência para a esquerda" latino-americana, Zapatero ainda afirma que o Brasil "logo ocupará uma vaga no Conselho de Segurança da ONU e se transformará em uma potência energética".

O espanhol termina o artigo afirmando ter encontrado Lula em Copenhague, em outubro, quando o Rio foi escolhido como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

"Lula chorava como um menino grande (....) A euforia não o impediu de ter o caráter necessário para vir me consolar porque Madri não havia sido eleita", diz. "A mim não espanta que este seja o homem que assombra o mundo", completa o premiê espanhol.

°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário

  • 1. à²õ 17:40 em 2009-12-11, Alexsandro escreveu:

    É uma declaração política de grande peso. E louvável já que a capital espanhola foi superada pela cidade do Rio como sede dos jogos olímpicos 2016.
    Como brasileiros devemos entender que o premier faz uma associação do país com os presidentes.
    O país merece os elogios por ser o que é. E não apenas pelos presidentes que o dirige.

  • 2. à²õ 19:19 em 2009-12-11, Jamilly Alfonso escreveu:

    Apesar disso, deve-se levar em consideração que é o presidente o representa de seu país e sua postura no cenário internacional é muito importante para que o seu pais seja notado.
    Lula foi quem fez isso.

  • 3. à²õ 22:50 em 2009-12-11, Marlon Caldeira Gomes escreveu:

    Sem sombra de duvida Lula faz do Brasil um elemento a ser ouvido nas questões de toda natureza no mundo. É obvio que dentro da sociedade existem aqueles que não suportam esta realidade e preferem ignora-la, mas ele se tornou uma voz cada vez mais ouvida e não se têm como negar esta verdade.É o presidente do Brasil que fala, viva o Brasil!

  • 4. à²õ 23:01 em 2009-12-11, Alex escreveu:


    Só os elitistas rancorosos não conseguem reconhecer o avanço trazido pelo governo Lula para o país. Houve problemas? Sim, claro, e vários. O FHC foi responsável por solucionar o problema da inflação galopante do país? Sim, também é preciso reconhecer. Mas, assim como o governo FHC, apesar de toda desgraça feita à população brasileira, também deixou boas heranças, é preciso que a sociedade brasileira admita que o governo Lula, apesar de todos os problemas políticos e equívocos, foi responsável por elevar o Brasil a um novo patamar. Isso é reconhecido pelo mundo inteiro, menos pelos elitistas brasileiros, que se incomodam de ver pobres recebendo subsídio de bolsa e tendo acesso aos bens de consumo. FHC afirmou ter encerrado de vez a Era Vargas do Brasil. Mentira, fez apenas diminuir o Estado e deixar os trabalhadores à mercê dos interesses de mercado. Lula sim, aproveitou tudo de bom que já havia sido construído nesse país ao longo do século passado e nos levou de cabeça erguida para dentro do século XXI.

  • 5. à²õ 23:12 em 2009-12-11, sergio ricado escreveu:

    eu nunca voltei no lula, por mil motivos, mais hoje eu reconheco que ele mudou o rumo desse pais, hoje temos respeito por todos, economia forte,muita coisa mudou ,claro ainda falta muito para fazer mais nao e so aqui no estados unidos, europa, muitos americanos sempre reclama daqui nao so agora na crise a 10 aanos moro aqui ,e ja reclamava.entao para e pensa para quem vai dar seu volto, cuidado para nao voltar para epoca que nao tinha respeito nenhun.

  • 6. à²õ 0:08 em 2009-12-12, jose walter bezerra de pinho escreveu:

    O primeiro ministro espanhol acertou em cheio ao elogiar abertamente o grande presidente Lula.O presidente brasileiro é um homem corajoso,ético,que não teme o império americano com suas falsas verdades e dissimulação. Esse homem não é perfeito de forma alguma,mas possui qualidades invejáveis que deveriam servir de exemplo para governantes incompetentes e falsos.QUE DEUS O PROTEJA.

  • 7. à²õ 0:09 em 2009-12-12, Antônio dos Santos escreveu:

    Claro, foi Lula quem fez tudo, acabou com a inflação, depôs o regime militar, industrializou São Paulo, aboliu a escravidão, ganhou a Segunda Grande Guerra e empurrou o Mayflower até Plymouth... A única coisa que o Lula não sabia é que os 15 primeiros homens do partido que ele encabeçava operavam o Mensalão. Certo.

    Brasileiro não pode escutar elogio que esquece instantâneamente todos os problemas, assim como não pode ouvir críticas sobre o país sem ter uma síncope. Falar que a desigualdade diminuiu porque um programa de transferência direta de renda foi expandido é um absurdo e um pleonasmo estatístico. Quantas fábricas foram abertas no Maranhão e no Piauí? Quantas pessoas que entraram no Bolsa Família foram empregadas e deixaram o programa?

    Diminuir a desigualdade vai ser quando houver menos gente precisando do Bolsa Família. Enquanto o número de necessitados aumentar, quer dizer que não existe economia real nem emprego para todos. Abram os olhos, impressionáveis. Mais um neo-populista latino americano no poder, imprensa censurada a mando do Sarney (cujo Lulla é aliadíssimo, já vimos), acordos entre "Jesus e Judas", uma ministra em campanha com dinheiro público, como se trabalhasse. Além da indicação de um advogado do PT (aquele partido do mensalão...) com duas condenações ao STF, posto mais importante que um advogado pode ter no país (aliás, a oitava indicação). Abraçar o Ahmadinejad é o último exemplo que necessário para que se constate finalmente que nosso mandatário não se importa com democracia, transparência e legitimidade no poder.

    Me entristece muito ouvir o Brasil ecoar "se todo mundo rouba, por que haveria de ser diferente com o Lula?", para re-elegêlo em 2006. Isso simplesmente significa tolerância com a corrupção e a falência moral do país, corrompido com valores médios entre R$ 22 e 200 por mês.

    Sim, houve progresso, como deveria haver após a estabilização e em um período de crescimento global (é preciso lembrar-se da recessão global do início do período Real). Mas não houve investimento estruturante e transformação social condizente com a oportunidade que o crescimento ofereceu. Houve marketing, assistencialismo e corrupção desmedida.

    O Zapatero precisa se informar mais.

  • 8. à²õ 0:14 em 2009-12-12, Fernando escreveu:

    O Brasil é o que é o hoje, porque temo presidente que tem.
    Quando os sabidos governava o Brasil, eles achavam que sabia, mas na verdade não sabia nada.
    Teve que vir um nordestino, para fazer e acontecer.
    Viva o LULA, Viva o Brasil.
    Obrigado por tudo.
    "Este é o CARA"

  • 9. à²õ 14:39 em 2009-12-12, Antonio dos Santos escreveu:

    Ok moderador, porque não publicastes meu post?

    Não falo por militância política, falo por ter vivenciado e testemunhado a situação real no Brasil, tendo trabalhado dois anos e meio no BNDES, por isso o pseudônimo.

    Votei no Lula para o primeiro mandato, e obviamente não repetiria meu erro ao perceber o grotesco aparelhamento da máquina pública e a ausência de ações estruturantes. Trabalhei na área social do BNDES, viajei pelo país, analisei propostas de projetos, re-estruturei projetos e procurei indícios de corrupção em projetos sociais associados em sua maioria ao governo. Agucei meu senso crítico, que já foi a razão pela qual fui contratado, me deparando com tal máquina em todas as instâncias de minha vida breve no setor público. Conheci o presidente durante o laçamento de um programa no qual participei diretamente, da formulação aa execução.

    O que falo, falo sem lados políticos tomados ou viéses preconceituosos. Vi o que vi, e não me calarei mais. Abrirei um blog nos próximos dias.

    Saudações, por favor re-considere a publicação de meu comentário anterior.

  • 10. à²õ 15:34 em 2009-12-29, itamar escreveu:

    Infelizmente vivemos em uma sociedade corruptível, invejosa e quer levar vantagem em tudo.
    O presidente Lula mostra-nos acima em 3 degraus da elite e os psudos intelectuais, pois ele tinha a sua sombra o homem analfabeto, incompetência e uma classe política corrupta. Imagino que esse homem em seu interior teve a luz de Deus para discernir que acima da corrupção, dos interesses pessoais e o famoso jeitinho brasileiro, havia uma população esperançosas por mudanças, que tomasse as rédeas da locomotiva e que acreditasse e saiba superar obstáculos e não desanime. Talvez fossem esses fatores que vão fazer com que o Brasil alcance a estabilidade e a consciência de sua importância ao mundo, com bons exemplos de conservação energia limpa e preservação. Gente elogio fazem bem a alma e ao coração, não sejam invejosos, trabalhem !!!!!

  • 11. à²õ 16:39 em 2009-12-29, Helena escreveu:

    Vivo fora do Brasil,sempre fui orgulhosa de ser brasileira e sempre amei o meu pais.Mais ha algum tempo atrà²õ vivia fazendo propaganda boa do Brasil e muitas vezes brigando para fazer as pessoas saber que meu pais nao era tudo aquilo de negativo que eles diziam.Ultimamente noto muita diferença vejo que as pessoas quando falam no Brasil falam com mais respeito.Nao sei se è tudo mèrito do pres.Lula mais sou grata por haver mudado a cara do Brasil fora do Brasil.Nao sabemos quem governarà o pais no futuro mais espero infinitamente que continue assim ou melhore ainda mais,pois o povo brasileiro merece.

  • 12. à²õ 19:42 em 2009-12-29, Marcio escreveu:

    Analisando os comentários aqui expostos e varios outros debates Politicos, percebo que está na hora da sociedade mudar seus conceitos de Políticas.

    Não podemos olhar a politica como uma bandeira de Time de Futebol, onde se meu time ganha sou o melhor, se perde arrumo dezenas de razões para justificar.

    Temos que olhar para a politica de forma fria.

    No debate em questão, quem for de direita deve reconhecer e parabenizar o presidente atual pelos resultados positivos, quem for de esquerda não deve esquecer da luta do ex presidente para conter a inflação e obteve sucesso que durante decadas parecia ser um sonho dos Brasileiros.

    O que não pode acontecer e parabenizo os últimos presidentes pós regime militar, é querer utilizar do seu status e aceitaçao politica para perpetuar em cargo.

    Erros e acertos foram marcas de todos os Presidentes, e falando especificamente de erros, direita continua mantendo o Poder de grandes Metropolis a exemplo de SP e não devemos esquecer o caos de alagamentos, transitos, favelas.. etc.
    Esquerda foi simbolo de corrupção, nordeste continua sendo o mesmo nordeste, (estive em um interior da Bahia com Pernambuco e fica claro o descaso do governo Federal) que mantem sua propaganda de fome zero, sendo que os problemas e muitas vezes simples continua assolando aquele povo sofrido.

    Enfim... vamos deixar de lado bandeiras e passar olhar resultados e vamos aprender a cobrar destes políticos como cobramos de um prestador de serviço... QUALIDADE e RESULTADOS.

    Marcio

Mais conteúdo deste blog...

Post deste blog de acordo com o tema

Categorias

Estes são alguns dos temas mais populares cobertos por este blog.

    ´óÏó´«Ã½ iD

    ´óÏó´«Ã½ navigation

    ´óÏó´«Ã½ © 2014 A ´óÏó´«Ã½ não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

    Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.