Polêmica reacende debate sobre gays nas Forças Armadas
Indicado para ocupar uma vaga no Superior Tribunal Militar, Cerqueira Filho disse que comandantes gays não são obedecidos pelas tropas porque não têm os atributos necessários para exercer o comando, principalmente em atividades de combate.
"Não é que eu seja contra o homossexual, cada um tem que viver sua vida", disse o general. "Entretanto, a vida militar se reveste de determinadas caracterÃsticas que, em meu entender, podem não se ajustar ao comportamento desse tipo de indivÃduo."
As declarações causaram polêmica e foram criticadas pelo presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, que considerou "discriminatórios" os comentários de Cerqueira Filho.
De volta aos holofotes, o assunto dividiu opiniões. Questionado sobre o assunto, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou que existe um debate no governo sobre a admissão de gays nas Forças Armadas.
°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário
Queria saber o porque ser contra gays no exército é descriminatório e porque sou obrigado a aceitar os gays.
A mÃdia sempre tenta nos forçar a aceitar os gays. E isso, é certo?
Porque a opinião do general é vista com olhar retrógrado?
Estamos vivendo um momento que a democracia só vale para a imprensa quando quer "bater" em alguém ou impor suas opinioes e aos gays que querem deturpar a normalidade.
Ai de mim por ser contra aos gays. Logo serei julgado em praça pública por isso!
Hipocrisia é isso que existe na imprensa.
Hiócrita! Esse general não sabe o que está dizendo! Os melhores soldados das melhores tropas no mundo todo são gays. Prepotente e preconceituoso, deveria conhecer melhor as tropas que comanda. Graças a Deus gente com este compotamento niendertal está em extinção. Tudo na natureza evolui, inclusive o comportamento humano!
Quanto comentário do Henrique eu vejo a resposta na própria pergunta. Não aceitar gays, ou qualquer outro é discriminatório justamente por isso: Repugnar publicamente determinado grupo, é automaticamente discriminação. A sexualidade não deve ser medida pois os direitos são igualitários. E não pode virar picuinha pois é uma organização de defesa e proteção Nacional, o dever é outro! Logo as discussões públicas devem ter outro teor.
Eu não me lembro de nenhum questionamento sobre como exatamente cada indivÃduo expressa sua sexualidade no ato de alistamento militar, assim como não há esse questionamento durante uma entrevista para à ocupação de algum cargo público. Até porque não deve-se relacionar capacidade profissional com a sexualidade.
Discordo. Não acredito que a mÃdia tente forçar uma aceitação dos gays, somente divulga (com o advento internet, principalmente as mÃdias alternativas) as manifestações sociais de vários grupos.
Artigo I da Declaração Universal dos Direitos Humanos pra elucidar a consciência do general.
Caro ·¡±ôó¾±
Que conversa doida é essa que os melhores soldados das melhores tropas do mundo são gays ????? Parceiro o General esta certo é um homem lucido e racional. Afinal cada qual no seu quadrado correto?
boa tarde, as forças armadas, foi gerada no ventre da moralidade, atraves do respeito,nasceu com a força da moralidade, e foi ensinada desde pequena pelo respeito, hoje os pais das forças armadas estão sendo ameaçados de morte pelo virus da imoralidade e falta de respeito, conclamo a todos os filhos da moralidade e do respeito a combaterem este vÃrus.