ý

« Anterior | Principal | Próximo »

Falha em sistema de proteção teria causado apagão no NE, diz Lobão

Rafael Spuldar | 2011-02-04, 12:50

O apagão registrado em sete Estados do Nordeste na madrugada desta sexta-feira teve como provável causa a pane de um equipamento em uma subestação de energia localizada em Pernambuco, segundo informou o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

O blecaute atingiu Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

O defeito teria ocorrido na subestação Luiz Gonzaga, no município pernambucano de Jatobá (próximo à divisa com a Bahia). A falha, segundo Lobão, teria sido no sistema de proteção do local, o que desligou uma linha de transmissão de 500 kV.

Depois disto, à 0h25 desta sexta-feira, mais seis linhas de transmissão foram desativadas, ativando o sistema de proteção da rede. Isto levou ao desligamento de três usinas: Xingó, Paulo Afonso e Luiz Gonzaga.

Para evitar que o blecaute atingisse o país, o Operador Nacional do Sistema (ONS) isolou imediatamente toda a região Nordeste.

O trabalho de religamento da energia na região começou à 1h e só terminou por volta de 6h, segundo a ONS. O Estado que ficou mais tempo sem energia foi o Rio Grande do Norte, onde o serviço foi restabelecido à 4h (horário de Brasília).

O ministro disse que o apagão não é motivo para preocupação. "O nosso sistema funciona muito bem", afirmou Lobão. "Tem falhas em todos os países do mundo".

Na próxima segunda-feira, uma reunião entre o ministro, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a ONS irá discutir as causas do apagão.

dzԳáDzDeixe seu comentário

  • 1. à 15:07 em 2011-02-04, George escreveu:

    Por isso que consegui ver as estrelas no céu ontem como nunca tinha visto aqui em Salvador.

  • 2. à 16:13 em 2011-02-04, Lucas Ferreira escreveu:

    Se o sistema "funciona muito bem" por que ocorreu um blecaute?
    Muitos poderiam ter morrido no Hospital da Restauração - PE, pois os geradores só vieram a funcionar 40 minutos depois do incidente.

    Vários arrastões foram feitos durante todo o tempo sem energia.

    Ah vá! "Tem falhas em todos os países do mundo", desculpas sem investimentos.

  • 3. à 17:38 em 2011-02-04, Jose da Rocha escreveu:

    Já está se tornando um Jargão. Uma peça de ficção.
    A comparar com o preço da energia ao consumidor, o quanto foi reajustado...
    Coitado do consumidor.

  • 4. à 15:50 em 2011-02-05, Nelson Luiz escreveu:

    É se isso é funcionar bem, tamos ferrados. O ministro tem a coragem e a cara de PAU de falar uma coisa dessas, que vergonha lamentavel como chamam o povo de palhaço pra que a gente aceite essas explicações absurdas. seu ministro quanto mais apagões terremos. VOCE SERÁ CONHECIDO COMO O MINISTRO APAGÃO.

  • 5. à 17:34 em 2011-02-06, Roberto Campos escreveu:

    Pode ser que as atividades solares previstas para 2012 já tenham começado a afetar o planeta mais intensamente, e com certeza o governo não dará o braço a torcer, vai manter a postura do 'ué, o que é que aconteceu...' Embora fosse uma ótima desculpa para justificar sua notória inépcia, jogar a culpa nas atividades solares.
    A verdade mais cedo ou mais tarde virá à tona. E eu acho que vou precisar improvisar uma gaiola de Faraday para preservar meus ap. eletrônicos. LOL

  • 6. à 0:20 em 2011-02-07, antonio escreveu:

    Ele só esqueceu de dizer, além de "tem falhas em todos os países do mundo", que os outros países não tem ministros como ele. Essa uma das vantagens dos outros.

  • 7. à 6:25 em 2011-02-07, Roberto fukuoka escreveu:

    Nem todos,,,,moro no Japao há 20 anos e ate hoje a energia caiu 2 vezes na cidade onde moro, provocado por raios.
    As outras 2 vezes foram pra novas ligações e com hora e dia marcados.

  • 8. à 20:27 em 2011-02-07, Zé Teixeira escreveu:

    Considerando o nível de conhecimento que esse ministro tem sobre a área de energia, fica até possível creditar o ocorrido ao efeito de um potentíssimo sopro do Lobo Mau, que assim se redimiu do vexame de não ter conseguido por abaixo a casa de tiolos dos 3 porquinhos...

  • 9. à 22:38 em 2011-02-07, Vlademir Monteiro escreveu:

    Sem sombra de dúvidas, nenhum sistema é perfeito, de modo que ocasionalmente pode apresentar falhas. Porém, esse evento evidencia que o país que pretende mostrar ao mundo, em 2014, sua face promissora carece drasticamente em infra-estrutura. Pelo que parece, quanto mais pagamos tributos, mais o serviço público piora. Se o Estado brasileiro não é, ao menos, eficaz em oferecer eletricidade com qualidade (algo indispensável a a qualquer economia moderna), imaginem em construir estádios. Ah, caro Ministro, o senhor ouse dizer tamanho absurdo porque não foi se palece que ficou sem energia por quase quatro horas. MUDA BRASIL!

Mais conteúdo deste blog...

Post deste blog de acordo com o tema

Categorias

Estes são alguns dos temas mais populares cobertos por este blog.

    ý iD

    ý navigation

    ý © 2014 A ý não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

    Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.