Falha em sistema de proteção teria causado apagão no NE, diz Lobão
O apagão registrado em sete Estados do Nordeste na madrugada desta sexta-feira teve como provável causa a pane de um equipamento em uma subestação de energia localizada em Pernambuco, segundo informou o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.
O blecaute atingiu Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
O defeito teria ocorrido na subestação Luiz Gonzaga, no município pernambucano de Jatobá (próximo à divisa com a Bahia). A falha, segundo Lobão, teria sido no sistema de proteção do local, o que desligou uma linha de transmissão de 500 kV.
Depois disto, à 0h25 desta sexta-feira, mais seis linhas de transmissão foram desativadas, ativando o sistema de proteção da rede. Isto levou ao desligamento de três usinas: Xingó, Paulo Afonso e Luiz Gonzaga.
Para evitar que o blecaute atingisse o país, o Operador Nacional do Sistema (ONS) isolou imediatamente toda a região Nordeste.
O trabalho de religamento da energia na região começou à 1h e só terminou por volta de 6h, segundo a ONS. O Estado que ficou mais tempo sem energia foi o Rio Grande do Norte, onde o serviço foi restabelecido à 4h (horário de Brasília).
O ministro disse que o apagão não é motivo para preocupação. "O nosso sistema funciona muito bem", afirmou Lobão. "Tem falhas em todos os países do mundo".
Na próxima segunda-feira, uma reunião entre o ministro, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a ONS irá discutir as causas do apagão.
dzԳáDzDeixe seu comentário
Por isso que consegui ver as estrelas no céu ontem como nunca tinha visto aqui em Salvador.
Se o sistema "funciona muito bem" por que ocorreu um blecaute?
Muitos poderiam ter morrido no Hospital da Restauração - PE, pois os geradores só vieram a funcionar 40 minutos depois do incidente.
Vários arrastões foram feitos durante todo o tempo sem energia.
Ah vá! "Tem falhas em todos os países do mundo", desculpas sem investimentos.
Já está se tornando um Jargão. Uma peça de ficção.
A comparar com o preço da energia ao consumidor, o quanto foi reajustado...
Coitado do consumidor.
É se isso é funcionar bem, tamos ferrados. O ministro tem a coragem e a cara de PAU de falar uma coisa dessas, que vergonha lamentavel como chamam o povo de palhaço pra que a gente aceite essas explicações absurdas. seu ministro quanto mais apagões terremos. VOCE SERÁ CONHECIDO COMO O MINISTRO APAGÃO.
Pode ser que as atividades solares previstas para 2012 já tenham começado a afetar o planeta mais intensamente, e com certeza o governo não dará o braço a torcer, vai manter a postura do 'ué, o que é que aconteceu...' Embora fosse uma ótima desculpa para justificar sua notória inépcia, jogar a culpa nas atividades solares.
A verdade mais cedo ou mais tarde virá à tona. E eu acho que vou precisar improvisar uma gaiola de Faraday para preservar meus ap. eletrônicos. LOL
Ele só esqueceu de dizer, além de "tem falhas em todos os países do mundo", que os outros países não tem ministros como ele. Essa uma das vantagens dos outros.
Nem todos,,,,moro no Japao há 20 anos e ate hoje a energia caiu 2 vezes na cidade onde moro, provocado por raios.
As outras 2 vezes foram pra novas ligações e com hora e dia marcados.
Considerando o nível de conhecimento que esse ministro tem sobre a área de energia, fica até possível creditar o ocorrido ao efeito de um potentíssimo sopro do Lobo Mau, que assim se redimiu do vexame de não ter conseguido por abaixo a casa de tiolos dos 3 porquinhos...
Sem sombra de dúvidas, nenhum sistema é perfeito, de modo que ocasionalmente pode apresentar falhas. Porém, esse evento evidencia que o país que pretende mostrar ao mundo, em 2014, sua face promissora carece drasticamente em infra-estrutura. Pelo que parece, quanto mais pagamos tributos, mais o serviço público piora. Se o Estado brasileiro não é, ao menos, eficaz em oferecer eletricidade com qualidade (algo indispensável a a qualquer economia moderna), imaginem em construir estádios. Ah, caro Ministro, o senhor ouse dizer tamanho absurdo porque não foi se palece que ficou sem energia por quase quatro horas. MUDA BRASIL!