ý

« Anterior | Principal | Próximo »

Queixa da Itália no caso Battisti é improcedente, diz procurador

Joao Fellet | 2011-05-12, 19:57

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, enviou nesta quinta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) um parecer em que qualifica como improcedente a reclamação da Itália quanto à decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de negar o pedido de extradição do ativista político italiano Cesare Battisti.

Battisti foi condenado à prisão perpétua pela Justiça italiana, acusado de participação em quatro assassinatos entre 1977 e 1979, quando integrava o grupo Proletários Armados pelo Comunismo. Ele nega as acusações.

No Brasil desde 2004, foi preso em 2007 a pedido da Itália, que mantém um acordo de extradição com o Brasil.

O STF aprovou a extradição, mas concluiu que a decisão sobre o caso deveria ser tomada pelo presidente da República. Em 31 de dezembro de 2010, Lula negou o pedido de extradição, com base em parecer da Advocacia-Geral da União.

O governo italiano, então, protocolou, por meio de seu advogado de defesa, Nabor Bulhões, um pedido junto ao STF para evitar que Battisti fosse solto.

No entanto, para o procurador-geral da República, “se o Brasil não pode interferir nos motivos que ensejaram o pedido de extradição, ao Estado requerente (Itália) também não é possível interferir no processo de extradição dentro do Estado brasileiro”.

Segundo Gurgel, a tentativa de interferência no processo de extradição viola o “princípio da não-intervenção em negócios internos de outros Estados, regra basilar do Direito Internacional Público”.

Em seu parecer, ele ainda afirma que não cabe ao STF decidir se Lula descumpriu o tratado de extradição ou se praticou algum ilícito internacional ao não extraditar Battisti, conforme alega a defesa do governo italiano.

O ministro do STF Gilmar Mendes, relator do processo, disse em fevereiro que a corte tomaria a decisão final sobre o caso ao avaliar se a decisão de Lula contraria o tratado de extradição entre os países.

dzԳáDzDeixe seu comentário

  • 1. à 15:29 em 2011-05-13, José Aécio A Costa escreveu:

    Pessoal,

    É só um aviso. Esse link do titulo aí abaixo não está abrindo. Tentei várias vezes e nada.

    É só.

  • 2. à 15:35 em 2011-05-21, Luís da Velosa escreveu:

    A delação premiada é uma excrescência, e para mim não tem valor algum. Os seus efeitos são os mesmos da confissão sob tortura. No caso de Cesare Battisti há uma mera persecução.

Mais conteúdo deste blog...

Post deste blog de acordo com o tema

Categorias

Estes são alguns dos temas mais populares cobertos por este blog.

    ý iD

    ý navigation

    ý © 2014 A ý não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

    Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.