Passeata em apoio aos bombeiros reúne milhares na orla de Copacabana
Milhares de pessoas participaram neste domingo de uma passeata na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, em apoio aos bombeiros.
Entre as reivindicações estão aumento salarial e anistia aos 439 integrantes da corporação que foram presos no dia 4 durante um protesto por melhores condições de trabalho. Eles passaram uma semana detidos no quartel de Charitas, em Niterói e foram soltos neste sábado.
Durante a manifestação, os bombeiros coletaram assinaturas para a proposta de emenda à Constituição (PEC) estadual, apresentada por alguns deputados à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que torna possÃvel a anistia à categoria.
A marcha no Rio começou diante do Hotel Copacabana Palace e seguiu até o Posto 6, na mesma praia. Durante o trajeto, moradores mostraram o apoio aos bombeiros pendurando panos vermelhos nas janelas, de acordo com informações da Agência Brasil.
Uma ONG carioca colocou na praia 439 bexigas vermelhas com uma cruz branca, para lembrar cada um dos bombeiros detidos.
Além dos próprios bombeiros e de seus parentes, a passeata teve a participação de bombeiros de outros estados e de paÃses da América do Sul, além de policiais militares, professores e outros servidores públicos.
O bombeiro argentino Matias Montecchia foi ao Rio representar o sindicato da categoria naquele paÃs. Em entrevista à Agência Brasil, ele disse que estava ali para prestar solidariedade e protestar contra situação do que chamou de "colegas do Mercosul".
Com o próprio contracheque em mãos, ele disse que o salário inicial de um bombeiro na Argentina era de 7 mil pesos – o equivalente a cerca de R$ 2.700. No Brasil, um bombeiro no inÃcio da carreira ganha R$950.
°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário
Só posso torcer para que Deus ilumine o coração destes Governantes do Rio, e que esses valorosos Bombeiros recebam o que são de seu direito.
Foi uma bela e justa manifestação - só lamento que partidos emergentes (PSOL/PSTU) tenham tentado se apropriar do evento. Esses partidos, que hoje estão dentro de alguns sindicatos, usam as lutas das categorias para se promoverem. Agora vão organizar uma greve de professores para encostar o governador contra o muro. Amanhã, rebelarão a PM ... (no evento do RJ havia bandeiras enormes desses partidos e gente distribuindo impressos de legendas polÃticas). Oportunismo ...
Em vez de punição, em razão da civÃca indignação e do senso de cidadania, são merecedores de elogio.
Se os superiores de plantão não o fizerem a históri e o povo brasileiro já os julgaram.