Celular meteorológico
Em todos as previsões de impactos das mudanças climáticas no mundo, a África aparece como um dos continentes mais duramente atingidos. Contraditoriamente, os países africanos são também os que têm menos dados e estudos sobre o assunto.
O Fórum Humanitário Global (FHG), a Organização Meteorológica Mundial (OMM) e a empresa de telefonia Ericsson lançaram uma ideia inovadora para mudar esse quadro: instalar estações meteorológicas em antenas de transmissão de celulares.
Em toda a África, existem cerca de 200 estações meteorológicas aprovadas pela OMM. Só no Brasil, temos cerca de 400. Em toda a Europa, existem milhares delas.
O objetivo do projeto, anunciado nesta quinta-feira pelo presidente do FHG, o ex-presidente da ONU Kofi Annan, é mudar esse quadro, instalando 5 mil estações automáticas em vários países.
O pulo-do-gato do Weather Infor For All (informações sobre o tempo para todos, em tradução livre) é baratear os custos da instalação com parcerias com empresas de telefonia.
A fase piloto do programa já começou, com 19 estações instaladas em três países: Quênia, Tanzânia e Uganda. Se o projeto realmente for adiante, vai ficar mais fácil para os países africanos adaptarem políticas e até técnicas agrícolas mais rapidamente à mudanças que são previstas.
Quantos "ovos de Colombo" como esse podem estar dando sopa por aí?
dzԳáDzDeixe seu comentário
Gostei muito dos seus textos. Realmente você é uma pessoa antenada nas questões ambientais.
Oi Իé! Muito obrigado por seu comentário, ainda que só o tenha lido quase um mês depois... Dei uma olhada geral no seu blog e já inclui nos favoritos!
abs
eric