Carros menos poluentes nos EUA
Talvez a data - 1º de abril - não tenha sido a mais feliz para o anúncio, mas a decisão da agência ambiental americana, a EPA (sigla de Environmental Protection Agency), sobre a regulamentação das emissões de veÃculos nos Estados Unidos não é nenhuma brincadeira.
Carros, caminhões e afins respondem por 28% das emissões americanas, de acordo com a própria EPA, e a nova regulamentação deve poupar as emissões de 960 milhões de toneladas métricas de carbono e o consumo de 1,8 bilhão de barris de petróleo.
Sob as novas regras, carros de passeio, caminhões de pequeno porte e os mal-falados SUV, os populares 4X4 americanos, que saÃrem de fábrica a partir de 2012 terão que obedecer a padrões de eficiência inéditos. Combinadas, as diversas categorias de veÃculos deverão rodar no mÃnimo 15 km/l até 2016.
Mesmo assim, organizações ambientalistas alertam para o fato de as regras americanas ainda deixarem os carros do paÃs menos eficientes do que os europeus.
"Os Estados Unidos continuarão bem atrás da eficiência de combustÃvel dos carros europeus e japoneses atuais, que ficam por volta de 19 km/l e 18 km/l, respectivamente", afirmou Kierán Suckling, do Centro para Diversidade Biológica, de Washington.
Calcula-se que a regulamentação vá atingir cerca de 60% dos veÃculos nas estradas dos Estados Unidos.
No Brasil, há mais de 20 anos foi criado o Programa de Controle da Poluição do Ar por VeÃculos Automotores, mais conhecido como Proconve, que vem forçando a redução das emissões gradativamente. No ano passado, ele entrou na sua quinta fase para veÃculos leves e já reduziu em 90% as emissões desta categoria.
CrÃticas à parte, ninguém discute que diante do tamanho da frota americana, a nova regulamentação pode fazer uma grande diferença.
°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário
Por que aqui no Brasil os carros fazem, em sua maioria, a média de 8 a 10 km/l?
Por causa de nossa PÉSSIMA gasolina. O governo não reduz o preço da gasolina para manter o cabide de empregos e as empresas não melhoram a qualidade porque não tem fiscalização.