'Caçando' morcegos com seu iPhone
Para quem tem interesse em estudar morcegos, é uma oportunidade e tanto: uma parceria entre a Sociedade Zoológica de Londres (ZSL, na sigla em inglês) e o Fundo para a Conservação de Morcegos lançou um aplicativo de celular capaz de capturar os gritos ultrasônicos dos mamÃferos voadores.

Usuários de iPhone ou Android interessados em investir em um detector ultrasônico pode baixar de graça o programinha iBat. Com este kit, estarão aptos a gravar os chamados de mais de 900 espécies de morcegos. O próximo passo é subir as gravações para o site , que identifica os morcegos "interceptados" pelos celulares.
O projeto já conta com 700 voluntários em 16 paÃses e seus representantes dizem já ter avançado no conhecimento sobre as populações de morcegos e até identificado novas espécies. Atualmente, apenas a Grã-Bretanha e paÃses do Leste Europeu, além de Rússia e Japão monitoram os seus morcegos via iBats. A expectativa é que o novo aplicativo leve mais entusiastas a se lançarem ao estudo dos morcegos.
De acordo com estudiosos, os mamÃferos voadores são um importante indicador do estado de saúde do meio ambiente local. Por isso, o governo britânico deve desembolsar o equivalente a mais de R$ 63 milhões nos próximos cinco anos para apoiar a iniciativa.
A ideia dos organizadores agora é encontrar investimentos para incorporar o microfone ultrasônico aos celulares, para facilitar a participação de cada vez mais cientistas cidadãos. Quem sabe você será o primeiro no Brasil?