Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira aponta a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, tecnicamente empatada com o ex-governador de São Paulo, José Serra, do PSDB, na disputa pela preferência do eleitorado para as eleições presidenciais de outubro.
De acordo com o levantamento, Dilma tem 35,7% das intenções de voto, contra 33,2% de Serra. A pré-candidata do PV, Marina Silva, por sua vez, aparece com 7,3% das intenções.
Embora Dilma esteja à frente de Serra, os dois pré-candidatos estão tecnicamente empatados na disputa eleitoral, já que a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
O levantamento - que ouviu 2 mil pessoas entre os dias 10 e 14 de maio - inclui ainda outros oito candidatos de legendas menores. Juntos, eles somam 3,7% das intenções de voto. Neste cenário, 20,6% dos entrevistados ainda não sabem em quem votar.
Apesar da vantagem de Dilma no levantamento em que foi apresentada uma lista com 11 candidatos aos entrevistados, Serra mantém uma ligeira liderança numérica quando o entrevistado é convidado a escolher em uma lista em que aparecem apenas o pré-candidato tucano, Dilma e Marina Silva.
Neste levantamento, Serra tem 37,8% das intenções contra 37% de Dilma e 8% de Marina. Em janeiro, em um cenário semelhante, Serra tinha 40,7% das intenções de voto, Dilma 28,5% e Marina, 9,5%.
Já em uma simulação de um segundo turno entre os pré-candidatos do PT e do PSDB, Dilma leva uma pequena vantagem, com 41,8% das intenções contra 40,5% de Serra. Na pesquisa feita em janeiro, Serra tinha 44% e Dilma 37,1%.
Vox Populi
No último sábado, uma pesquisa divulgada pelo já colocava a pré-candidata do PT numericamente à frente de José Serra na disputa presidencial, embora os dois pré-candidatos também estivessem tecnicamente empatados.
Segundo o levantamento, Dilma teria 38% das intenções de voto contra 35% de José Serra. A pré-candidata do PV, Marina Silva, por sua vez, aparece com 8% das intenções.
Dilma e Serra estão tecnicamente empatados já que a margem de erro da pesquisa Vox Populi é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Em outro cenário, em que aparecem os chamados candidatos "nanicos", Dilma tem 37%, contra 34% de Serra, e 7% de Marina. Os outros não somaram 1%.
O instituto Vox Populi entrevistou 2 mil eleitores em 117 municÃpios entre os dias 8 e 13 de maio. A pesquisa foi encomendada pela Rede Bandeirantes.