Divino futebol
A conquista da terceira Copa das Confederações pela seleção brasileira foi intensamente comemorada pelos jogadores e comissão técnica.
Afinal, o tÃtulo veio com uma vitória de virada, conquistada com muita determinação por um time que se por um lado não tem o brilhantismo de outras seleções brasileiras, por outro mostra espÃrito coletivo e grande união.
A vitória do Brasil sobre o esforçado time dos Estados Unidos era esperada e portanto não chegou a surpreender.
O que surpreendeu mesmo foi o fervor religioso demonstrado explicitamente por inúmeros jogadores que aos poucos foram revelando o amor a Jesus em mensagens em inglês estampadas em camisetas que vestiam por baixo da famosa camisa canarinho.
Os comentaristas da ´óÏó´«Ã½ que acompanharam a final também não estavam preparados para a reza coletiva, com todos ajoelhados, de mãos dadas, num cÃrculo feito em pleno gramado que incluiu até a comissão técnica.
Um deles disse que o capitão Lúcio parecia um pregador evangélico pela emoção com que proferia cada palavra.
Num lugar como a Grã-Bretanha, onde o povo está acostumado a conviver respeitosamente com diferentes religiões, surpreende o fato de atletas usarem a combinação entre um veÃculo de grande penetração como a televisão e a enorme capacidade de marketing da seleção brasileira, para divulgar mensagens ligadas a crenças, seitas ou religiões.
Se arriscam a serem confundidos com emissários de pregadores dispostos a aumentar o número de ovelhas de seus rebanhos à ²õ custas do escrete canarinho, como emissários evangélicos em missão.
Para os crÃticos deste tipo de atitude, isso soa oportunismo inadequado e surpreende ver que a Fifa não se opõe a que jogadores se descubram do "manto sagrado" que os consagrou para exibir suas preferências religiosas.
Será que a tolerância da entidade teria sido a mesma se ao final do jogo algum jogador mostrasse uma camiseta dizendo "Eu não acredito em Deus" ? Ou se outro fosse um pouco além e gravasse no peito algo como "Essa vitória foi obtida graças ao esforço dos jogadores sem nenhuma interferência divina ou sobrenatural"?
É comum ver atletas fazendo sinal da cruz ao entrar em campo, beijando anéis, medalhas de santos, cruzes e patuás que trazem pendurados em cordões e apontando aos céus como a agradecer pelo gol marcado. Ninguém tem nada a ver com manifestações individuais.
Mas uma manifestação coletiva, explÃcita e organizada como um ritual religioso pode dar margem a crÃticas ao ser associada a um bem público, a uma instituição tão democrática como a seleção brasileira.
A religiosidade de cada um seja ela qual for merece respeito, da mesma forma como merece ser respeitada a falta de religiosidade daqueles que assim optaram a seguir a vida.
Se a moda pega, a Fifa corre o risco de ter a Copa do Mundo do ano que vem cheia de manifestações religiosas, com missas, cultos e pregações diversas após cada partida.
O povo merece continuar torcendo pelo futebol de sua seleção, independente da reza, sessão espÃrita, ponto, ritual de sacrifÃcio, sermão ou pregação.
Afinal, futebol é bola na rede, o resto é conversa.
°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário
A religiosidade faz parte de nossa cultura. Acho que os ingleses jamais entederiam isso, já que a cultura deles fez todos os esforços possÃveis para eliminar qualquer traço de religiosidade de seus cotidianos.
Enquanto não for ilegal professar sua própria fé em público, não há problema algum nosso.
Faltou o respeito da sua parte comentarista!
- "A religiosidade de cada um merece respeito" - Ricardo Acampora.
Se a religiosidade de cada um merece respeito, seria muito bom, respeitar a professada pelos jogadores, pois a meu ver seria um contra senso, usar uma frase dessas e fazer os comentários que foram feitos.
Como foi dito no artigo, se eles estavam em um lugar onde o povo está acostumado a conviver respeitosamente com diferentes religiões, me surpreende o fato de estarem espantados com o fervor religioso demonstrado explicitamente. Pois cada um tem o direito de comemorar as suas vitórias ou derrotas do jeito que quiser. Uns quando perdem quebram ônibus e destroem cidades, carros e até mesmo a vida de pessoas, outros se ajoelham e agradecem ao Deus que dizem crer - cada um faz do jeito que funciona o seu caráter.
Penso que cada um como o autor desse artigo teve e tem o direito de se expressar e expor suas concepções religiosas ou sua descrença de maneira pública, sem que possam ser taxados e adjetivados. Todos sabemos que a vitória foi deles e por esforço individual de cada um a se mostrar em um grupo - agora do jeito que se comemora a F1 com Champanhe - penso que eles tem o direito de comemorar de joelhos se assim o desejaram.
Quanto as manifestações individuais, não sei quais são as suas, mas que deve tê-las também, como foi colocado, cada um é livre para expressar-se do jeito que quiser, dando um murro para cima, beijando anéis, apontando para o céus - pois ou somos livres ou não somos. Se não tenho o direito de me expressar do jeito que quiser, entendo que não o sou.
A religiosidade de cada um merece respeito, da mesma forma como merece se respeitada a falta de religiosidade daqueles que assim optaram a seguir a vida.
Então vamos respeitar.
Gostei da observação e queria acrescentar uma perguntinha: e se algum jogador do plantel tivesse se recusado a participar daquela histérica oração coletiva? (aliás, será que são todos assim crentes?)
Como ele ficaria diante dos fervorosos colegas?
aquele abraço
Concordo com você!!!
Futebol é bola na rede e matérias como essa realmente são só conversa fiada...
Penso o seguinte: se a crença em Jesus Cristo fosse simples e aceita como qualquer crença, porque um comentarista de renome se proporia a escrever tantas linhas contra isto? se a envés de uma oração, os jogadores da seleção tivessem levado uma imagem de Nossa Senhora Aparecida para o campo e agradecido, seria diferente? ou se eles estivessem dançado com a estampa de Shiva nas camisas, como homenagem ao deus hindu, teria algum problema? (afinal, a ìndia anda na moda). Pois bem, a BÃblia diz que "muitos seriam perseguidos por causa de Seu Nome". Taà a prova real de que a BÃblia é uma verdade.
O comentarista, de certo, não sabe nada da Graça de Deus, obviamente que os americanos são profissionais do futebol, no entanto, o fator predominante foi a Fé do povo de Deus. Se sabe que se os americanos ganhassem, não haveria essa união em torno do nome de Jesus, pois seus jogadores são uma miscelânea de tudo que há no mundo, com nomes das origens mais diversas, se sabe que lá tem vários ateus e pagãos. A Espanha então o que se diria.... um paÃs onde se encontra afrontas a Deus em propagandas de ônibus.... Jesus, o filho de Deus, merece mais respeito, pois quem tem moral para falar de um Kaká ou Lúcio, jogadores e homens exemplares, ou será que as pajelanças e o glamour de US$ 39.000.000 de champagne do C. Ronaldo ou o comportamento pornográfico e perverso do Ronaldo gordo são mais apreciáveis que desses jogadores da seleção?
Esta seleção ganhou por méritos do coletivo e do divino, pois creram em si e em Deus, e a palavra diz que os justos não ficam sem a resposta de Deus, e Deus é Fiel aos seus. Deus seja louvado ou .... In God We TRUST!
Concordo que a FIFA não deveria permitir manifestações religiosas em jogos oficiais.
O Brasil inteiro e consequentemente pessoas das mais diferentes crenças assistem aos jogos da Seleção Brasileira e ficam na frente da TV para apreciar o bom futebol e não um culto religioso.
Concordo plenamente com a posição da jornalista.
bom quanto ser Cristão,ateu , espirita, ou qual for sua religião, o tempo tem demonstrado o quanto o cristianismo contribuiu na transformação de valores e de caráteres humanos, isso foi demonstrado no estilo de jogo da seleção brasileira onde ganhou até a premiação de seleção mais disciplinada do campeonato.
posso dizer isso pois jogo muito e ajo de forma com amor de cristo para jogar
e isso
me é uma alegria a mais e motivação para jogar.
Acho esse post infeliz.
Seguindo essa linha de raciocÃnio devÃamos proibir qualquer manifestação cultural espontânea nos estádios, como o samba, as vuvuzelas a oração dos egÃpcios e etc.
Quero ver manifestações assim:
"Dou Graças a Deus por ser Gay"
Vamos ver onde realmente o verdadeiro critão vai acolher a todos, pois já sabemos que lá no Irã e paÃses vizinhos eles matam homosexuais e mulheres...
Jogador para fazer isto tem que ser muito macho!!!
Jesus não é conversa fiada!!!Ele merece respeito! e toda a glória daqueles que os amam e os seguem pertence a Ele.
É engracada esta reportagem. muito engracada. Se os jogadores do Brasil, fizessem apologia ao sexo ou a violencia, tipo matador, nao teria um único jornalista comentando a respeito, todos sem excecao, até mesmo os sem diploma(realmente acho que nao necessita diploma para esta profissao). Mas como estavam falando de Jesus, chega ser ofensivo! Muito simpática a matéria.
A Seleção Brasileira é uma instituição futebolÃstica, não religiosa. A liberdade de culto e de expressão religiosa é um direito sim, mas não deve ser abusado. Quando a mensagem de tal fé vem transcrita noutra lÃngua, como nas camisetas de alguns jogadores, pressupõe logo uma intenção propagandista de disseminação de uma crença - o espetáculo futebolÃstico é então vÃtima de um sequestro teológico.
E outra - não gosto desta coisa de se colocar tudo no mesmo saco e dizer que "nós brasileiros" somos um povo religioso e que esta atitude traduziria tal caracterÃstica. Sou brasileira e não sou religiosa e grande parte dos meus amigos também não o são. Como se ser religioso fosse algum bonus para alguma cultura - olhem a condição do nosso paÃs, para sempre em sua armadilha de ignorância, violência e corrupção.
Se "os ingleses" (engraçado como a grande parte dessas pessoas que se utilizam deste tipo de generalização mostram-se tão sabedoras de uma cultura da qual normalmente se recusam a fazer parte, pois refugiam-se em guetos, ou mesmo, nem nunca pisaram aqui) não estão acostumados a este sequestro teológico, parabéns para eles. Entre tantas coisas que me agradam e não me agradam nesta ilha, esta é uma que admiro - o bom senso em tais contextos.
A Seleção Brasileira me representa culturalmente no âmbito esportivo, contudo, recuso a sua imagem de um bando de fanáticos religiosos.
As duas coisas não se misturam. Fé é uma questão pessoal que jamais deve ser imposta, direta ou indiretamente.
Alguém viu o Daniel Alves rezando durante a roda no campo? Não sei se apenas eu vi, mas enquanto todos rezavam o pai nosso, ele estava quieto. O respeito pela crença de outros é fundamental, mas proibir uma manifestação de agradecimento ao ser superior que motiva uma pessoa em qualquer circunstância, é autoritarismo demais!
Cara, se isso ainda fosse novidade eu dava um desconto, mas se não me engano lembro de em 94 ter rolado algo assim; em 2002 tenho certeza.
E acho que deveria rolar um controle de qualquer mensagem, não apenas relação a religição e talz. Irreverência de brasileiro justifica quase tudo, mas ali não é lugar.
O sucesso de uma atividade coletiva é maior ou menor conforme o ponto de vista em comum da maioria dos participantes. A religiosidade dos brasileiros é bem maior do que em outros povos. A decadência de certos paÃses, vide crise mundial, talvez esteja implÃcita na falta de união por um mesmo objetivo, ou então pelo esforço comum por objetivos escusos, como a liberação das drogas, o homossexualismo e etc.. A propósito, seria interessante que os comentaristas da ´óÏó´«Ã½ procurassem analisar e explicar porque os ingleses que inventaram o futebol foram campeões do mundo apenas uma vez? Vários jogadores são evangélicos pertencentes as mais variadas correntes. Dunga e a comissão técnica são católicos. O que eles têm em comum? Acreditar em Deus. Em momento algum alguém da Seleção Brasileira salientou a que religião pertence. O mundo assistiu um momento de união de pensamentos em torno de um objetivo. E pensamento é força, é energia, mas talvez para os ‘sábios’ do ‘primeiro mundo’ isso seja algo ultrapassado. A única coisa que se pede é
respeito. Os atos de protestos que infelizmente o mundo viu e se horrorizou, pode ter um pé na intolerância e no desrespeito as pessoas e suas crenças. E são essas mesmas pessoas que usam a palavra ‘preconceito’ para defenderem outros tipos de atitudes e comportamentos bem mais perniciosos a vida humana. A Seleção Brasileira de ‘a’ a ‘z’ é formada por pessoas muito bem sucedidas em todos os sentidos. Familiar, social, financeiro e religiosamente também, por que não? Ah! Estava me esquecendo: desportivamente. A propósito: NÃO SOU EVANGÉLICO!
Eu creio sermos livre para expressar todas as nossas emoções e pensamentos. Ninguém foi forçado a fazer, ninguém foi forçado a ver.
Além de não poder haver a livre comemoração de um gol, quer proibir até a comemoração ao fim de um campeonato junto a sua torcida?
Então que se proiba a entrada nos estadios, a transmissão dos jogos.
SOMOS LIVRES PARA PROCLAMAR NOSSAS VONTADES E PENSAMENTOS!
Creio que este artigo é carregado de preconceito para quem publicamente tem direito de demonstrar a sua fé. Aquela demonstração não foi feita durante o jogo, foi feita DEPOIS do jogo. Por isso parece-me ridÃculo que se reaja desta forma a este testemunho de fé daqueles jogadores.
Nunca vi ninguém importunado por o Papa intervir nas questões politicas, antes pelo contrario a sua voz é tida em conta e respeitada por todos, PolÃticos e meios de comunicação. Por isso amigos,deixem de descriminar quem não tem vergonha de dizer que ama Jesus e como grupo quer demonstrar isso publicamente. Creio que os meios de comunicação social deveria-se preocupar mais com as más imagens de guerra e violência que passam nos seus canais do que com exemplos de Amor e Devoção a Cristo. Isso sim merece ser mostrado na TV.
Como um site como o da ´óÏó´«Ã½ pode permitir um post tao discriminatorio?
Infeliz o autor, que se mostra avesso a uma crença especifica, pois neste caso foi tao predominante a ponto de incomoda-lo... O autor só demostra sua aversao aos evangelicos, o que nos faz pensar que deve ser ateu ou funcionario de uma emissora global...
Sr Ricardo Acampora: DEUS É DEUS SEM VOCE, E VOCE SEM DEUS QUEM É'? PORQUE VOCE SE INCOMODOU TANTO COM ISSO SE PRA VOCE NAO TEM RELEVANCIA A MANIFESTAÇAO RELIGIOSA? PENSE NISSO
Acho que so em misturar o nome de Deus ou qualquer outro ser superior em um mercado que envolve, aposta, sujeiras, jogos etc, já não é mais um ato de Religiosidade mas sim de desrespeito ao senhor.
Concordo em ²µÃªnero, número e grau. Esse negócio de ficar fazendo propaganda religiosa devia ser proibido. Eu sou ateu, imagine se um jogador ateu mostra uma camiseta negando deus, por certo seria expulso da seleção e até processado. É uma vergonha para o paÃs essas manifestações de fanatismo, pois significa que um time ganhou porque teria mais "fé", e isso é absurdo. TÃpico de 3º mundo essa religiosidade exacerbada.
ERA SÓ O QUE FALTAVA, IMPLICAREM COM A MANEIRA DE COMEMORAR DE CADA UM, SEM CONTAR QUE NINGUÉM ESTAVA FAZENDO APELO A NENHUMA RELIGIÃO ESPECÃFICA, MAS SIM A DEUS E A JESUS.
Manifestar a nosso religiosidade é um direito constitucional.
"A Deus seja todo a glória"
Essa frase: EU NÃO ACREDITO EM DEUS, não seria estampada jamais em camisa de seleção brasileira. Agora, numa camisa norte americana ou inglesa, possivelmente. O fato é que alguns jornalistas incomodam-se em demasia com louvores a Deus. Tenho certeza que não se importam com os louvores ao Diabo, que são as marcas de indústrias estampadas.
Caro comentarista,
Você se contradiz. Você diz que a opção religiosa é um direito que deve ser respeitado, mas deixa claro que você mesmo não respeita a liberdade de expressão religiosa. É lamentável que este artigo tenha sido publicado no site da ´óÏó´«Ã½, pois sendo um repórter você deveria ser imparcial ao invés de defender sua crença (ateÃsmo no seu caso). Lamentável.
Gosto muito deste site e tenho aprendido muito com ele, mas gostaria de dar uma dica a você Ricardo Acampora, se deseja realmente fazer bons comentários seja imparcial, pois é nÃtido que o mais incomodado com a forma de comemoração dos jogadores é você.
Não vi nenhuma pregação evangélica, houve uma oração que foi o Pai Nosso, o que está havendo é preconceito do comentarista pelo fato de atletas dizerem que Amam a Jesus.
Pessoas humildes que vencem na vida valorizam os valores morais que recebem na religião em que buscam paz espiritual.
So faltava essa agora. O comentarista usar de sua liberdade de expressão para pedir censura.
Falta de espiritualidade leva pessoas inteligentes ao abismo da negação da fé. Computador de carne é que eu não sou.
Eu se estivesse la teria feito o mesmo, afinal todos, os que concordam e os que nao concordam, um dia irao se ajoelhar perante Deus e em frente a um numero bem maior de pessoas.
E eles nao atrapalharam nada fazendo isso.
Jesus I love you too
"Afinal, futebol é bola na rede, o resto é conversa."
Quanta ingenuidade. O futebol é polÃtica, é comércio, é religião, é tanta coisa além de bola na rede. E tem mais: a seleção brasileira é um instituição democrática? Ah, fala sério!! Então, como cidadão brasileiro, gostaria de obter informações mais transparentes sobre a gestão dos contratos da CBF e com a Nike e demais patrocinadores da seleção. No mÃnimo.
O que me chamou a atenção não foi nem tanto o preconceito europeu diante da religiosidade evangélica brasileira. O que supreendeu foi a superficialidade do texto jornalÃstico. "JornalÃstico"? Gol contra, ´óÏó´«Ã½.
Muito interessante o post, principalmente no que diz respeito ao trânsito do âmbito individual para o coletivo. E muito interessante também o comentário da leitora Daniela. Efetivamente, qualquer anunciante gostaria de ver seu nome estampado naquele grande número de camisas, uniformemente distrbuÃdas e escritas em uma linguagem de fácil acesso internacional. A fé é respeitável, a insituição religiosa também, mas as condições em que essa demonstração se deu, abre margem para comentários pertinentes a respeito da apologia religiosa com fins propagandÃsticos. E, em um povo, como o brasileiro, que possui um Ãnfimo nÃvel de senso crÃtico, as declarações de nosso bom aticulista são sempre tomadas como uma agressão.
Se um gay sai do armário, tudo bem, faremos leis para prote²µÃª-lo.
Se um cristão expressa sua fé, tudo bem, faremos uma lei para amordaçá-lo.
Eu pessoalmente acredito que qualquer ligação entre a fé dos jogadores e o tÃtulo de Fair Play ganho por eles definitivamente não é concidência. Mas também não é notÃcia, então os jornalistas precisam aplicar um viés para "engrossar o caldo".
O autor do tópico também fere a liberdade religiosa dos leitores ao publicar um texto tão tendencioso como este. Também é extremamente preconceituosa a opinião de um tal de Rainor que vinculou a "religiosidade exacerbada" ao estereótipo de "terceiro mundo", rotulando os crentes como subdesenvolvidos ou coisa do tipo. Haverá lei para nos proteger disso? Creio que não.
Chegará um dia... em que, não só a FIFA, mas muitas autoridades irão proibir a que o amor a Cristo sejá declarado publicamente!!!
E esse dia está próximo!!!
BrasÃlia, 29 de junho de 2009.
Prezado Ricardo,
Entristece-me a opinião sobre a religiosidade na partida final da Copa das Confederações ocorrida ontem. É natural aos que não acreditam em nada se escandalizem sobre "o fervor religioso" como o senhor menciona neste artigo virtual. Jesus Cristo já dissera em suas passagens bÃblicas que é natural as pessoas se impressinarem sobre uma demonstração de religiosidade ou crença de cada um.
É por isso que este mundo encaminha-se para o caos, pois ninguém se interessa pela BÃblia, prefere questioná-la ao invés de aplicá-la e deixam de conhecer seus princÃpios. Uma dica ao senhor, leia os Provérbios. Que tal os Salmos? Se aplicados, o mundo seria bem melhor.
Vocês, jornalistas, porque não se impressionem com a fome, a injustiça e a insegurança por que passa o mundo?
Leiam a BÃblia, aprendam com atitudes como as da seleção brasileira, pois estam sim dão valor e engrandecem a formação de cada ser humano.
Atenciosamente,
Fábio Aragão de Morais.
Temos que respeitar todas as religioes...como se sentiria se os muculmanos, judeus, catolicos saissem com camisetas fazendo propaganda de suas religioes? E os que agnosticos...
Se isso seguir passando amanha os partidos politicos vao estar usando os jogadores pra revindicar direitos.
futebol e futebol....rezar em casa ou na igreja nao no campo de futebol
Achei bonita a manifestação. Me agradou e deu um fecho muito agradável à alegria de vê-los (ver-nos)"campeões". Não notei qualquer possibilidade a constrangimentos, pois penso que, independentemente da posição religiosa de cada pessoa, o ser humano tende a respeitar o sentimento de "religiosidade" dos outros. Mesmo o agnóstico ou o pragmático respeita isto, de outro modo, demonstraria insegurança quanto à ²õ próprias convicções.
muitos comentaristas que defendem o que os jogadores fizeram, suponho eu, concordam com seu ponto de vista. Me pergunto, no entanto, se essas pessoas acham que Deus ama mais os brasileiros que os norte-americanos, que os sul-africanos, que os espanhóis. Afinal, os jogadores estavam agradecendo por terem sido 'abençoados com a vitória', certo? Se eles tivessem perdido, agradeceriam pela 'benção da derrota'?
No mais, concordo com o comentarista. Entendo que os jogadores tem origem simples e que a religiosidade é parte importante de sua formação, mas ali eles estão representando o Brasil, que é um estado laico, formado por cristãos e não-cristãos.
e isso ai selecao,pra ser campeao so com Jesus Cristo no coracao,e assim mesmo o Nome de Jesus encomoda e muito...que Deus abencoe todos vcs!
quem diz que os ingleses nunca entenderiam, como o Augusto aà em cima, com certeza nunca morou na Inglaterra. Diferentemente do Brasil, aqui todas as religioes sao respeitadas, nao só o cristianismo como no Brasil. Aqui também os ateus e agnósticos sao respeitados.
Concordo com o autor que se estivessem usando camisetas com dizeres de que Deus nao existe a Fifa teria tomado alguma atitude.
Tá na hora do Ronaldão, o da Brahma],ir com a camisa eu adoro travesti. somos todos iguais
Caro comentarista você precisa ver! Não só nos estádios mas em todos os locais sabidamente laicos há manifestações religiosas com uma frequência bem acima do esperado. Sou cristão mas acima de tudo um democrata e gostaria de ver TODOS os sÃmbolos religiosos nos tribunais e universidades. Ai sim, seria uma coisa bem legal.
Quero ver quando os patrocinadores reclamarem sobre a ausência de seus sÃmbolos no momento de maior destaque.
Parabens pelos seus comentários.
Pergunto ao jornalista: e daà se eles oraram? Qual é o problema?
Te ofendeu? Faça o que eu faço quando algo não me agrada em qualquer programação televisiva: troque de canal.
Com certeza você iria proibir o uso das vuvuzelas pelos sul africanos não é?!!?
ACHO QUE ESTA FALTANDO MAIS AMOR EM SEU CORAÇÃO MEU AMADO,QUE Deus quebre esse seu coração de pedra ...que Deus de abençoa
Leviano o comentário do autor!
Quando você criar textos crÃticos, pense nos dois lados! (Fica a dica, prezado)
Isso mostra que deve ser um estagiário, com influências familiares dentro da empresa, cursando o 1º perÃodo de sua faculdade.
Aprenda que é direito professar a sua fé, caso tenha.
Abraços, prezado.
Att.: Hellington Rodrigues
ESTE TIPO DE MANIFESTAÇAO MOSTRA O QUANTO A HUMANIDADE AINDA SE ENCONTRA EM ESTÃGIO PRIMITIVO.
A seleção brasileira esta mudada. Tem um "Jesus dos crentes" no meu dela e o fogo ta caindo. Se o fogo cai, o resultado é sempre positivo.
:-)
ô labachuria !!!
Entendo impertinente e inapropriado quando o comentarista diz que a FIFA deveria tomar uma atitude para não melindrar os ateus, pelas manifestações religiosas através dos meios de comunicação em massa. A FIFA pode impedir sim que as imagens cheguem até a televisão, mas NUNCA que eles se reunão para a agradecer a DEUS. Por que você, comentarista, não pede também para que se impessam as manifestações homoafetivas (as paradas), porque também existem muitas pessoas que não simpatizam com elas?
Sr. Rainor,
Respeito o seu ateÃsmo, mas se acha que manifestações individuais deveriam ser proibidas então deveria dizer o mesmo aos painéis colocados nos BUS de Londres que dizem que Deus não existe. De certo quando o Sr. Rainor viu isso não ficou tão incomodado...ou estarei errado? E olhe que isso se passou num paÃs de primeiro mundo...INGLATERRA...o que tem a dizer disso agora?
Gostei muito do post, e achei extremamente válido. Fico horrorizado com as manifestações de repúdio ao artigo pelos tão religiosos aqui na seção de comentários.Gosto muito da citação "The problem with writing about religion is that you run the risk of offending sincerely religious people, and then they come after you with machetes."
A mais pura verdade, e se os defensores de o time brasileiro como um todo pode manifestar fé tivessem um afirmando que não há Deus ou como disse o colega "Agradeço a deus por ser gay"? O que essas pessoas "profundamente religiosas" iriam dizer em nome da "liberdade de expressão"?Ou pediriam para o jogador ser punido ou censurado?
E os que dizem sobre paÃses x religião x desenvolvimento, cabe lembrar que as nações teocráticas ou fundamentalistas, como o Irã, Arabia Saudita, Egito e compará-las com os estados laicos, tais como Europa? Religão só atrapalha e não ajuda o desenvolvimento de uma nação.
Ricardo Acampora, você não tinha algo mais interessante pra postar não? Texto super infeliz!!!
É expressão de liberdade religiosa. Se alguém quiser dizer "eu não amo deus algum" ou "alá é grande", que o faça.
Como evangélico, só posso defender a liberdade de expressão. Afinal, fomos vÃtimas da falta dela ao longo da história.
Coloquem suas idéias, emoções, "verdades" na mesa e que vença o melhor (ou o mais convincente, ou o mais "ungido"). Mas sem impor, sem "jihad", sem "inquisição" ou pseudo imposição cientÃfica.
Concordo com o jornalista. Não há de se manisfestar a seleção. Cada qual, individualmente pode se manifestar. Mas coletivamente não.
Alias, considero heresia. Segundo mandamento: não propalar seu santo nome em vão.
Não percebo nenhum tipo de religião nas manifestações dos jogadores da seleção, eles simplesmente mostram que as suas vidas pertecem a jesus, e eles estão certissimos em declarar isso. Bom! só existe céu e inferno e Jesus é o Senhor do céu e do outro lado é o Diabo, e nós só podemos pertencer a um dos dois, eu pertenço ao céu, e vc caro escritor deste texto pertence a quem?
Outra coisa: a inglaterra ao aque mim consta foi a terra de Jonh Wesley responsavel por boa parte do cristianismo existente hoje no mundo e principalmente no ocidente.
obrigado
O autor do texto deixou, de forma implÃcita, que não concorda com a manifestação religiosa dos jogadores.
Acredito que a religião de cada um deve ser respeitada e deve-se ter muito cuidado com as mensagens que são colocadas em camisas, bandeiras e outros.
Mas achar que deve ser proibido isso é, no mÃnimo, é intolerância.
Se preocupar que só porque um jogador expressou sua fé, de forma silenciosa, sem agredir ninguém ou ofender a religião de alguém, deve ser proibido, é intolerância.
Não sou religioso e eu apóio a atitude dos jogadores.
Se fosse um gay querendo mostrar sua opção sexual também apoiaria, se fosse um ateu dizendo que não acredita em nada também apoiaria, se fosse um satânico dizendo que ama Satanás também apoiaria.
Contanto que, da mesma forma que os jogadores, expressa-se sua fé sem ofender a dos outros.
Isso não machuca ninguém.
Sou ateu e não me senti ofendido por ver aquela manifestação religiosa.
Acho que seu comentário está meio sem propósito.
Você vive no Brasil ?
Se o colunista não sabe, a nossa moeda, o Real, em suas cédulas traz a expressão: DEUS SEJA LOUVADO. Os jogadores estavam simplesmente expressando a vontade de nosso Estado que é laico, (o que não significa ser ateu), de louvar o nome de nosso senhor Jesus Cristo. Aconselho ao ilustre colulista a experimentar Jesus Cristo em sua vida, pois Ele tem a solução para todos os dilemas pelo os quais passa a humanidade.
Coisa esquisita e preconceituosa esse artigo...Não professo a mesma religião de alguns jogadores mas acho perfeitamente natural e louvável até que os mesmos louvem a Deus,já que creem nele e agradeçam a Jesus já que são cristãos.Era só o que faltava proibirem isso.
O homem é um ser inacabado, dependente totalmente da Graca e Misericordia do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
A minha oracao e que vc possa experimentala.
Só assim vc podera entender o que siguinifica está manifestacao de agradecimento ao nosso Deus.
Nos te amamos.
Fábio Lima
O que os jogaores da Selecao Brasileira fizeram foi uma demonstracao pública de sua crenca. Cristaos como nós brasileiros somos, sejamos evangélicos ou sejamos católicos temos o direito garantido pela Constituicao de demonstrar-mos nossa fé, se assim a queremos. Mas mesmo numa nacao Cristao, existem pessoas contrárias à essa garantia de livre expressao religiosa. Sao essas pessoas, incrédulas e sem Deus, como o Ricardo Acampora, que querem colocar em xeque nossa liberdade religiosa. Deus tenha misericórdia dessas vidas
Acho que os jogadores tiveram muito cuidado em revelar sua fé naquele momento de grande alegria que certamente foi dada pelo Sr. Jesus, e mesmo assim ouve escândalo.. mas o importante foi feito os jogadores glorificaram ao DEUS vivo sem temor, principalmente dos homens..o recado foi dado.. e a FÉ deles testemunhada em todo o mundo.
Parabéns aos ATLETAS DE CRISTO, vocês merecem essa premiação..Estou torcendo e orando por todos vocês..
A BÃblia que é a regra de fé do Cristão, diz:
“Ora, o homem natural não aceita as coisas do EspÃrito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.†(I CorÃntios 2:14)
Entendeu? Não? Talvez você seja um “homem naturalâ€, ou seja, aquele que ainda não teve uma experiência pessoal com Cristo, continue lendo ...
A Declaração Universal dos Direitos Humanos
Artigo XVIII.
Todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, em público ou em particular.
Artigo XIX.
Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.
Se uma pessoa quiser usar uma camisa, seja qual for a mensagem, ela deve ter esse direito.É uma opçãodela usar ou não. Ou agora tambem vão querer tirar essa liberdade de expressão, o que seria uma violação aos direitos humanos?
Se prestares atenção ao estilo de vida dos jogadores da seleção que expressaram publicamente sua fé em Jesus Cristo,verás o quão diferente é em relação ao da esmagadora maioria dos afamados jogadores de fubtebol pelo mundo afora.Constatarás que são excelentes filhos,irmãos,maridos,pais, primorosos profissionais e com profundo sentimento de humanidade.Que o grande Deus abra o seu entendimento em nome de Jesus.
É interessante como as pessoas acusam os atletas da seleção de fazerem apelo ou disseminação de crença. Nós não vimos escrito nas camisas: "Creiam em Jesus se não vão para o inferno". O que vemos é simplesmente a manifestação do amor que cada um deles, individualmente, sente por Jesus. Isso é errado? "I love Jesus"!
acho que cada um comemora como quer. se a maioria é evangélica, isso não interessa, a Seleção Brasileira já teve um time católico, por que não evangélico?
Assim com as vuvuzelas fazem parte da cultura dos africanos a religiosidade faz parte da nossa cultura. Estão de parabéns os meninos de ouro!...
Se não gostam que façam como quiserem com a seleção deles...
Melhor seria se a moda pegasse mesmo!!!
O senhor deveria se envergonhar das besteiras que diz.
mais uma vez os meus parabéns aos rapazes da seleção brasileira que estão dando exemplo e nos fazendo sentir orgulho de sermos brasileiros.
Na minha opinião,a seleção Brasileira nos representa culturalmente apenas quando está trajando seu uniforme explendido. A FIFA deveria coibir qualquer iniciativa de promover movimentos religiosos,polÃticos, etc. O jogador tem de respeitar suas vestimentas enquanto estiver no estádio.
Entretanto, uma oração coletiva para celebrar uma conquista tão suada é totalmente aceitável e caracteristica inata de povos latinoamericanos, ainda mais considerando a origem humildade da maioria dos atletas.
Uma preçe sem as famigeradas camisetas ilustraria uma atitudade muito mais espontânea e sem ar de catequisação, que parece ser a preocupação de alguns, incluindo-me.
queria ver se alguem seria capaz de criticar uma seleção de um pais mulçumano demonstrando sua fé em alá.
Fanatismo Religioso Farsante é o minimo que podemos dizer.Infelizmente
a religião está virando uma brincadei
ra por força desta propaganda evangé-
lica gananciosa.
Me parece que a Universal esta investindo forte!!
Sinceramente depois de uma manifestacao dessas, espero que o Brasil seja eliminado!
Onde esteve Deus ou Jesus em outras copas? O que religiao tem haver com futebol? FE? Jogo se ganha com treino, muito esforco e dedicacao. Nao se ganha com fe e ajuda de "deus".
Se "Deus" tiver alguma coisa haver com esportes, "deus" deve ser o maior vira casaca da historia!
Derrepente "deus" sempre foi torcedor do brasil, mas "satanas" Argentino sempre tentou atrapalhar o brasil...
Ridiculo!
Artigo muito interessante que apontou pontos claros e evidentes! Nao desrespeita a religiao de ninguem...
Mas como demonstrado pela maioria dos comentarios aqui postados, 'e dificil de ser digerido pela maioria das ovelhas.
ue? não entendi os britânicos, tao tolerantes com os muçulmanos e tao impacientes e rigorosos com os cristãos...
Acho que a FIFA deveria proibir todas as manifestacoes desse tipo!!!
Eu sou catolico, e me senti incomodado com essa idiotice.
Para mim, todos esses evangelicos fervorosos tem um QI abaixo da media. A religiosidade eh individual. Se alguem quer conversar com Deus, que o faca deitado na cama antes de dormir.
E voces ja imaginaram qual seria a reacao se um time muculmano fizesse a mesma coisa??
Era bem capaz de cada jogo de futebol virar uma cruzada.....
PROIBICAO A ESSE COMPORTAMENTO RIDICULO JA!!!!!!!!!!!!!!!
Crente e muito chato...
A religião faz parte da cultura brasileira assim como o futebol, por isso não vejo problema algum nos jogadores manifestarem sua fé. Sr. Ricardo Acampora, com todo o respeito de uma colega também jornalista, a matéria do senhor foi muito mal elaborada entrando em contrasenso em grande parte das vezes. Da próxima vez escolha melhor o rumo que irá dar em suas matérias e seja mais objetivo.
Ricardo, acho que sua matéria foi tendenciosa contra a religião evangélia. Em um paÃs onde mais de 90% da população é ou se diz ser cristã, qual o problema de um jogador comemorar (e com muita razão) a vitória, agradecendo a Deus e a Jesus? Na Inglaterra, onde talves percentulamente seja um paÃs com o maior número de ateus do mundo, eles estivessem com uma camiseta estampada EU SOU O CARA, NÃO PRECISO DE DEUS. Jesus está acima de qualquer religião, igreja, imagem, pastor, padre ou papa. O fato que temos que agradecer a Deus todos os dias, e não termos vergonha de proclamar o nome de Jesus, pois estes não herdarão o Reino dos Céus.
Mas a boa notÃcia é que Jesus te ama, independente do que você pensa Dele, pois Ele morreu por você também.
Deus te abençoe.
A oração, antes ou após o jogo de futebol,faz parte da nossa cultura... assim como as cornetas na Africa do Sul.
No Brasil, por onde se anda, antes de qualquer inicio de partida, os jogadores normalmente se reunem para orar... seja no jogo profissional, seja no jogo amador do final de semana. Faz parte da nossa cultura.
A valorização do trabalho, dedicação, disciplina,amor,crença num Deus,união para atingir determinado propósito, são alguns conceitos existentes no pensamento Protestante e que à parte da área espiritual, funciona até para empresas e paÃses. Agradecer a alguém ou a uma idéia que deu certo, faz parte da educação e demonstra humildade. Ou suas conquistas dependem unica e exclusivamente de seus esforços pessoais ?
Fé cega e vazia não leva a nada...
Sabe o que eu mais admiro no Kaká? a sinceridade dele, pois não tem temor nenhum em professar a sua fé diante de quem quer que seja, assim também são os outros que aderiram aquele gesto de fé, que infelizmente nem todos compreendem, preferem criticar, talvez se eles puchassem um baseado no meio do campo pra comemorar, não fossem tão criticados. E quanto aos outros, certamente só se envolveu quem acredita, ninguém tem que fingir algo que não é pra agradar o outro, e tenho certeza que não foi por obrigação,mas por uma fé que vc certamente desconhece, então respeite.
O que importa é a liberdade de expressão. O Brasil é um paÃs predominante cristão e é bem lógico o seu povo manifestar sua crença em Deus. Ao contrário de "alguns" que só lembram de Deus quando a coisa fica "preta".
"Afinal, futebol é bola na rede, o resto é conversa"
Comentarista, o "resto" a que você se refere pode ter, e deve ter sido, a base e a motivação para que muitos desses jogadores extraordinários como o Kaká possam ter chegado a seleção brasileira. É uma total e repugnante falta de maturidade de vida e jornalÃstica fazer afirmações como essa. Cada povo está intimamente ligado a sua religião e ela não pode ser referida com esse desrespeito e falta de reverência.
as pessoas são livres para professarem o que quiserem! o que tem a FIFA a ver com isso? e se um ateu resolvesse se manifestar? seria criticado? os religiosos não são? mas o direito de demonstrar deve ser garantido, sim. que idiotice desse comentarista da ´óÏó´«Ã½.
Eu acho inútil uma matéria como essa, sendo que há tantas coisas pra criticar, coisas erradas a manifestar e ficam se preocupando em criticar algo tão maravilhoso que é reverenciar aquele que nos criou e nos ama incondicionalmente. É por esse tipo de pensamentos que o mundo está como está. Quero ver, se invés de orações e agradecimentos, tivermos que nos preocupar com brigas ou até ataques terroristas em eventos como esse. Você foi muito infeliz nessa matéria, pois a nossa vida é uma plantação e uma colheita, plante coisa boa e você terá coisa boa!
REPORTAGEM INFELIZ... ALI NÃO DESRRESPEITOU NINGUÉM, O BRASIL É NO QUASE SEU TOTAL CRISTÃOS: Roman Catholic (nominal) 73.6%, Protestant 15.4%, Spiritualist 1.3%, Bantu/voodoo 0.3%, other 1.8%, unspecified 0.2%, none 7.4% (2000 censos) FONTE The-world-factbook CIA. SOMANDO 89%. E AQUI NO BRASIL NINGUÉM ACHOU ISSO RUIM OU MALÉFICO A CENA DO FUTEBOL E SIM ALGO PARA RETIRAR MAIS JOVENS DA CRIMINALIDADE DO NOSSO PAIS QUE É ALTÃSSIMA. MAS SEMPRE VEM UM DE Là E GERA FOFOCAS PARA MINAR ALGO QUE PODE SER BOM PRA O MEU PAIS. SE QUER TE MÉRITO EM SUAS REPORTAGENS NÃO ATAQUE, APENAS MOSTRE O QUE PODE SER UTIL PARA A COLETIVIDADE. OK? PARA QUE COM ISSO É FEIO.
Penso o seguinte: Deus atua nas pessoas e não nos fatos. Torna qualquer ser humano melhor, em qualquer papel social. Kaká, cristão, jogou uma bola para lateral, no jogo contra o Egito (?)para mostrar ao juiz um jogador do outro time caÃdo no gramado...ele tinha toda defesa aberta e poderia avançar para o gol..ele não fez isto. Deus não é partidário: mas uma vez digo...ele atua nas pessoas e não nos fatos. Já viram o filme "Efeito Borboleta"? os fatos acontecem dependendo das atitudes das pessoas. Que a seleção continue sendo modificada pelo Amor em Jesus e assim sejam a cada dia esportistas melhores.
Achei esta reportagem preconceituosa e intolerante, sendo o futebol o esporte do mundo, cada um que manifeste a religião que quiser,desde de que seja bom atleta, e isto ninguem pode negar tanto do kaka quanto do lucio, por mim os dois poderiam ser ateus, macumbeiro ou seguidores do saci perere.
Infelizmente a tão sonhada liberdade de expressão é unilateral, e o pior é que ele é da imprensa.
Não creio que estarÃamos trilhando este debate se um telespectador da ´óÏó´«Ã½ houvesse escrito uma matéria para reclamar de quantas vezes somos ofendidos com cristãos quando nos obrigam a ver filmes fazendo apologia ao homossexualismo ou ainda apologia ao divórcio entre muitas apologias que apenas tem roubado a vida plena da sociedade, seja ela Brasileira, Inglesa ou de qualquer parte do mundo, mas isso não importa, porque a liberdade de expressão é unilateral e está do lado dos veÃculos de comunicação, dos repórteres que utilizam estes meios de comunicação para expressar suas opiniões e por aà vai. Há! Mas é capaz de alguém dizer que porque estou respondendo tenho liberdade de expressão, faça-me o favor. O estrago das primeiras palavras, postadas com o nome de uma entidade mundial criam muito mais estragos na mente das pessoas do que a meia dúzia de linhas que pudéssemos escrever.
Como diz um amigo meu, By the way, se alguém quiser fazer sua defesa sobre o ateÃsmo ou qualquer outra forma de crença, sinta-se livre para fazê-lo, mas isso não os dá o direito de falar mal ou usar uma reportagem para tentar proibir a liberdade de expressão.
olá querido Ricardo...todos têm liberdade de expressar suas opiniões...principalmente vc.Mas vc já parou pra pensar...a palavra "diabos vermelhos' pra nós ,cristãos é horrivel,e quando jogadores,dançam danças imorais,para comemorarem gols,mas nos aceitamos como democratas,AGORA REFLITA...A EUROPA E OS USA SE TORNARAM PODEROSOS PORQUÊ:CULTURA CRISTÃ GENUINA(VALORES)...E QUANDO A EUROPA E OS USA ABANDPNAREM O CRISTIANISMO VÃO CAIR COMO TODAS AS OUTRAS CULTURAS PAGÃS DO PASSADO...E VC SABE PORQUE O BRASIL Jà ESTà VIRANDO POTENCIA MUNDIAL?ADIVINHE.Um abração.
Já que são tão fervorosos ao manifestarem sua fé, os jogadores da seleção brasileira masculina de futebol poderiam demonstrá-la no próximo amistoso que forem pagos pelos prÃncipes sauditas para jogar no Kuwait ou demais paÃses do Oriente Médio. Aguardemos, pois...
que vergonha de artigo!
como e possivel a bbc admitir um artigo tão sem respeito pela fé das pessoas?
Este sr. não é digno do que escreveu e inaceitável que a directoria da bbc não condene este artigo e não peça desculpas as pessoas, não se admite.
Por muito menos se estivessemos a falar de uma outra religião, que igualmente temos todos obrigação de respeitar, esse senhor levaria com rotulo de nazista.
Concordo plenamente com o amigo do tópico 6 e demais amigos defensores de Jesus, você comentarista nada mais é do que um ateu, descrente. O nome de Jesus tem que ser honrado em qualquer momento, em especial em agradecimento por algo tão importante como um titulo. Você é um preconceituoso do evangélho. Que pena, pois deveria está escrevendo que momentos imprecionantes tiveram esses jogadores.
Quanta ignorância, como dizia Nietzsche: "e o Homem, em seu orgulho, criou Deus, à sua imagem e semelhança". Religião é conversa fiada. quem tem religião é um burro e ignorante!! A ciência e a matemática ja provaram, incontestavelmente, que Deus não existe!!
Esse tipo de comportamento só reforça essa prática oportunista e a falta de escrupulos que grupos religiosos tem, de a todo momento e em qualquer chance que lhes aparecem, querer fazer propaganda de sua fé e professar sua religiosidade. Existem varias formas mais discretas, e principalmente honesta, de vc agradecer a quem quer que seja as vitórias e conquistas alcançadas, que não essas histéricas que mais parecem publicidade de marca de sabão do que simplesmente uma religião ou uma opção de fé.
Sempre frequento esse blog e estou admirado e surpreso com essa reação e o numero de comentários que a observação do jornalista proporcionou. Será que o Blog Esportivo da ´óÏó´«Ã½ emplacou de vez no gosto desse time ou foi simplesmente uma reação da propaganda boca a boca desses novos frequentadores e admiradores do Blog?
Já a proibição em copas pela Fifa, lembro que na copa da Coréia o Kaká foi advertido por usar a tal camisa, e porque acham que não se pode mais levantar a camisa e mostrar qualquer manifestação. Justamete porque jogadores começaram a ter ese tipo demanifestação. Jesus sempre foi o masdesprezado entre os homens, "raiz de uma terra seca, nã tem beleza alguma que nos atrai, mas pela suas pizauras fomos sarados".
DE QUALQUER FORMA, PENSO QUE PARA NÃ CONSTRANGER AS PESOAS, O LUGAR REALMNTENÃ É ADEQUADO. Masessa vez valeu. Não fomos lembrados sometepor carnaval ou que somos Ãndios ainda.
Não é de estranhar a posição da ´óÏó´«Ã½ em relação a qualquer expressão religiosa. Que diga a Igreja Scientology.
Acredito que seria saudável uma análise de suas reais razões e intenções, mesmo que isso signifique confrontar seus leitores.
Que tal começar por declarar "de verdade" o que incomodou na postura religiosa da seleção brasileira. Sem demagogias e sem esconder-se atrás de fraseologias de democracia.
Faço-lhes este convite.
E muito estranho um cidadao ingles fazer esse tipo de materia "critica", pois faltou conhecimento ao relatar os fatos.
No seculo XVIII um jovem chamado John Wesley, um universitario de Harvad cheio do espirito de Deus levou a palavra de Deus a uma sociedade problematica no qual mais de 70% dos britanicos eram alcoolatra e mudou a historia desse pais.
É vergonhoso ver um britanico fazer esse tipo de comentario.
Sera que esse senhor conhece a historia do seu pais???
Foi a mais infeliz crÃtica que já li aqui nesse site da ´óÏó´«Ã½
O Autor está dando importância demasiada ao fato da oração em grupo e quer apenas causar polêmica!
Eu não gosto de samba...e me incomodo de ver o Brasil batucando depois das vitórias...Não acho bonito como imagem turistica do Brasil as mulatas quase nuas sambando nos jogos de futebol pelo mundo afora e até em eventos oficiais do governo...
...Mas NEM POR ISSO venho a publico escrever uma crÃtica que seja com relação aos costumes porque faz parte da cultura....
Porque o mundo nao pode saber que o melhor futebo do mundo tem religião cristã, são negros em sua maioria e vem de um continente pouco ouvido?
Quando o Alá permitir que o Irã ganhe alguma coisa...eu também não vou em importar de vê-los virados pra Meca agradecendo do modo deles...
Portanto...Me poupem da ignorância e da falta de compreensão cultural dos diversos povos...
Isso cheira a globaelitismo...onde o mundo tem que ser padronizado!
Obrigado
A FIFA foi bem clara em proibir qualquer tipo de manifestação durante o jogo, mas os jogadores brasileiros o fizeram apos o termino da partida.....
NÃO Hà NADA DE ILEGAL NISSO !!!
A VERDADE É QUE O EVANGELHO INCOMODA AS TREVAS !!!!
O que dizer de um comentário como esse? Que novamente o Brasil incomodou. O Brasil incomodou por ser um dos poucos paÃses que não sucumbiu à crise, incomodou pela fama de ser um dos lugares mais bonitos do planeta, incomodou pela raça do seu povo, que realmente NÃO DESISTE NUNCA, incomodou por vencer de virada, E QUE VIRADA, a maior potência mundial, ao menos economicamente, e agora incomodou por demonstrar que aqui o povo é feliz, o povo acredita em Deus e aqueles jogadores refletem aquilo que é o Brasil, um paÃs onde temos LIBERDADE E RESPEITO, cujo povo tem fé e é feliz!
É isso aÃ: LULA É CARA E AQUELE É O TIME!!!
VIVA O MEU BRASIL!
Parabens pelo artigo! Uma dedada na ferida de muita gente!
E garanto que os hipocritas que comentatam negativamente. Concordariam com seu artigo se a religiao ou deus fosse outro!
Grande Abraco!
Meu caro comentarista, que pena você se preocupar tanto com nossa FÉ e deixar de mencionar que seu paÃs no mundo do futebol é marcado pelas torcidas mais violentas do mundo...estou errada? Muito melhor é levar a Fé à violência... Como vocês esquecem de si mesmo e só criticam os outros para encobrir suas falhas, mas isso é inerente ao ser humano. Como comentarista, é melhor pensar muito antes de comentar algo, do que se preocupar com algo tão irrelevante para esconder seus próprios defeitos!!!
Acredito que deva haver respeito das duas partes, não é a primeira vez que os jogadores brasileiros fazem tal manifestação. Na Copa de 2002 na final eles fizeram algo parecido e não foram criticados, qual o problema da pessoa manifestar sua crença? Cada pessoa segue o que quer e deve haver respeito com os que não acreditam também.
Concordo com a opinião de alguns que o colunista talvez não conheça a realidade brasileira nesse aspecto.
Sempre muito boas as matérias do jornal.
Quem diz que religião atrapalha o desenvolvimento de um paÃs deve voltar a escola e ter aulas de história. Nós somos o que somos e temos o que temos devido, principalmente, à cultura cristã, tanto coisas boas quanto ruins.
Eu prefiro o "glamour de US$ 39.000.000 de champagne do C. Ronaldo ou o comportamento pornográfico do Ronaldo" a jogador hipocrita que fica rezando missa no meio do estadio de futebol!
Se alguém mais tiver uma dessas festas milionárias, convide-me.
Ahahahah!
O dia em que o Brasil deixar de depender tanto de Deus ou sei la o que para as coisas, quem sabe o paÃs pode começar a pensar e avançar.
Ora liberdade é liberdade.
Sua ideologia ou "religião" não deveria interferir no seu trabalho jornalistico, porém interferiu. Isso é intolerância.
Como dizem sua reportagem foi muito mal e mau.
Que Cristo abençoe a todos e amor dEle entre em seus corações.
O Ato dos Jogadores foi muito bonito, ao invéz de fazer crÃticas com ironia, a ´óÏó´«Ã½ devia apoiar estes atos, para mim, quem não é a favor é contra, e só o capeta é do contra, ou seja, estão no mesmo balaio, vocês são uns grossos, se nas camisetas estivesse escrito: "Viva o diabo, é bem capáz que a ´óÏó´«Ã½ iria aplaudir!" Vocês só querem o caos, isso deve ser um mássimo, pois dá ibope né, me decepionei com um dos melhores canais de notÃcias que conheço! Nota 0 para ´óÏó´«Ã½!
É triste ver num evento esportivo mundial tentativas como esta: "vamos eliminar as cornetas dos torcedores africanos"... "vamos elimnar com as manifestações de fé dos jogadores"... Isso é ridÃculo.
Cada um sabe o que o motiva.
Os jogadores são livres (e assim devem permanecer) para expressarem sua fé.
Se os torcedores (pacificamente) se animam com o uso das cornetas ou se os jogadores são gratos a Jesus, seu salvador pela graça alcançada, é justo expressarem sua alegria seguindo sua convicção e seu costume.
Obs: Ricardo Acampora, Jesus te ama e tem um projeto na sua vida. Procure conhecê-Lo e conhecer esse projeto.
Burroes! parem de ser cÃnicos. que cultura brasileira é essa? se a selecão é cultura brasileira, se ser carola é parte da cultura brasileira, se tudo é muito inocente e lindo, cheio de fé pura, porque as camisas dos jogadores brasileiros estavam escritas em ingles? alguém pode me explicar? o luisão sabe falar ingles? Minha mãe também ama Jesus mas não conseguiu entender a mensagem que tinha na camisa do Kaka. Sera que ele entendeu?
Fatos:
-Quanto mais subdesenvolvido o paÃs, maior sua religiosidade.
-Quanto maior o nÃvel cultural e de escolaridade, maior o percentual de ateus.
-TODO paÃs de regime religioso é ditadura.
-Por fim, se as pessoas estudassem um pouco saberiam que Cristo jamais existiu, é apenas uma compilação de lendas anteriores (Horus, Shiva, etc).
sempre fui contra esse tipo de manifestação, absolutamente oportunista; não cabe apologia do que quer que seja num evento esportivo, se não porque não permitir apologia as drogas, ou as armas, ou aos jogos de azar? isso já deveria ser proibido, e espero que passe a ser já....a quantidade de comentários a esse artigo me fazer pensar seriamente numa ação coordenada, o que não seria novidade...
parabéns pelo post.
essa histeria da comemoração após o jogo é propaganda barata de religião. basta ver os absurdos desses tele-evangelistas que infestam a mÃdia brasileira.
o post provocou expressões de preconceito e, pior, de falta de tolerância desses comentaristas infectados pela religião.
e depois ainda condenam os xiitas. santa ignorância.
²¹²úç²õ
Pensando em suas palavras Ricardo Acampora, como ser pensante que sou. Comecei a indagar-me se os jogadores poderiam fazer o que fizeram:
1 - PoderÃam homenagear um homem que viveu para atender necessidades dos outros?
2 - PoderÃam homenagear um homem que ensinou o amor ao mundo?
3 - PoderÃam homenagear alguém que ensinou a honrar os paÃs e defender a familia.
4 - PoderÃam homenagear alguém que ensinou a respeitar o que é do outro: a vida, os bens e o meio ambiente?
5 - PoderÃam homenagear alguém que tem seus ensinamentos venerados durante milênios?
6 - PoderÃam professar sua fé em público?
7 - A democracia não nos permite expressar nossa opinião?
Caro Ricardo Acampora, compreendo a falta de assunto, mas talvez suas crÃsticas devessem ser dirigidas, primeiramente a frase "In God We Trust" estampada nas notas americanas. Afinal, o dólar tem uma penetração muito maior que a Seleção Brasileira de futebol. A religiosidade faz parte da cultura brasileira assim como o futebol, como brasileira vc já deveria saber disso. Essa sua polêmica é pura falta de assunto. Que bobagem...
Se o sujeito que ser espirita, catolico, evangelico, mulçumano ou cultuar outra crença qualquer, que o faça na sua intimidade, sem promoção ou espetáculo.
Afinal, quem quer ver religiosidade vai a um local apropriado. Estadio de Futebol, em plena partida, é um absurdo.
É um desrespeito a todos que pagaram para ver futebol. E só futebol.
CRENTES, VADE RETRO !!!
Infeliz seu comentário Sr. Ricardo Acampora.
LOUVADO SEJA O NOME DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!!!
Concordo com o articulista. Caso tivesse um grupo de jogadores ateus no grupo e se eles colocassem em suas camisetas as suas aptidões religiosas, certamente a gritaria seria muito maior.
Infeliz do reporter que ainda nao teve uma experiencia real com Deus.
Quem sabe se ainda veremos este mesmo jornalista falando exatamente o contrario do que escreveu.
Futebol nao pode ser misturado a nada ainda mais com religiao. Queria ver se essa turma de fanaticos iria ficar nessa tolerancia se o Robinho e o Kleber fossem do candoble e depois do jogo sacrificassem um animal num ritual bem brasileiro. Ou se o Dunga fosse da umbanda e recebesse um santo bem no meio do gramado em agradecimento pelo titulo. Seria tudo bem dentro da cultura brasileira. Ai essa turma iria cair de pau em cima.
"O povo merece continuar torcendo pelo futebol de sua seleção, independente da reza, sessão espÃrita, ponto, ritual de sacrifÃcio, sermão ou pregação."
Se o que importa é FUTEBOL independente de crença ou religião pq vc se importa ao ponto de escrever um post desse tamanho ?? se é "apenas" futebol ??
ah é esqueci.. polÃtica e religião são assuntos que geral polêmica né, pra aparecer é só escrever um besteirol como este ou outro sobre polÃtica que brota de comentário, de gente fanática defendendo sua religião, outros seu deus, outro o futebo...e os paraquedas.
a liberdade é para todos mostrarem o que quiser na camiseta nao ??? entao pq só os evangelicos ou crentes como queiram fazem isso..... os espÃritas tem vergonha de sua religião ? o mesmo para as outras religioes.
tiran religião a parte.. só deus pra salvar essa seleção pra ganhar algo auehaueheaaeuheauheauhae
Sou ateu, mas acredito que devemos respeitar sim a manifestação da fé de cada um, desde que essa manifestação não desrespeite os direitos dos outros.
A manifestação coletiva dos jogadores não obriga ninguém a compartilhar da fé deles, por isso a considero válida.
Ricardo, concordo contigo!
Cada coisa em seu lugar.
Manifestar sua religião é uma coisa. Usar a seleção para pregar é outra!
Um culto num gramado de futebol é tão desnecessário quanto realizar uma partida de futebol dentro de um templo (ou igreja).
Grande tolice do comentarista da matéria e achei um grande desrespeito, entrei em vários sites internacionais, e ate agora não achei nem um comentário que denegri a fé dos jogadores. Então por você estar em um paÃs em que existe lei de livre culto e respeito à fé, seria melhor se averiguasse tais palavras antes de colocar em uma matéria. Sendo que você esta comentando em um site que não é .br mas esta destinado ao Brasil.
“Se arriscam a serem confundidos com emissários de pregadores dispostos a aumentar o número de ovelhas de seus rebanhos à ²õ custas do escrete canarinho.â€
Excrete, posso estar errado, mas é com X, à custa também.
Nem por lei ninguem tem obrigacao de ser religioso,as religioes foram impostas pelo poder a ferro e fogo em todas as partes do mundo na historia da humanidade
sou brasileiro, nao acredito na biblia nem em Jesus
Os atletas estao em campo para pratica esportiva, nao para manifestacoes politicas ou religiosas
A FIFA tem proibir todo tipo de manifestacao, politica ou religiosa
Que , nas próximas disputas esportivas, que se proibam , se na Àfrica do Sul, as vulvetas, e em todo o mundo, quaiquer manifestação d religiosidade, pois periga-se cair, como aconteceu na do Brasil, no ridÃculo
Brilhante texto! O mais lamentável é ver que a maioria dos comentários é ofensiva ao texto, pregando que a fé e a religiosidade seriam virtudes, e que alguém que não compartilhe dessas crenças seria moralmente inferior.
Considero uma falta de respeito um capitão da seleção brasileira, no momento de um tÃtulo, tirar a camisa que da seleção, e, por extensão, do povo que representa, e vestir uma camisa com mensagens pessoais.
Imagina se um jogador fosse ateu, ou de uma religião diferente da maioria, como ficaria se resolvesse não participar do culto no campo??
Sou evangelico apaixonado por Cristo e Deus, e ao contrario dos meus colegas religiosos que estao criticando a ´óÏó´«Ã½, quero declarar que concordo em genero numero e grau com o post. Tambem nao acho adequado que jogadores da selecao brasileira tirem a camisa e fiquem mostrando na tv que amam Jesus. Ninguem precisa fazer isso. Jesus se carrega no peito e o amor por ele se demonstra em atitudes sensatas. O nome de Jesus nao pode ser usado dessa maneira. Valeu o post ´óÏó´«Ã½!
O pais é de maioria religiosa, e de maioria futebolista, logo, não é estranho ver os dois se unindo.
O que vejo é uma critica a cultura de um povo, mesma critica feita as buzinas do povo Sul Africano.
Vejo muito incomodo e pouca aceitação, somos Brasileios, somos assim mesmo e não vamos mudar, podem chorar o quanto quizerem, que ao contrario de vocês, estaremos ao seu lado apoiando, e nunca exigindo mudanças.
O Brasil ganhou graças a Deus.
Quer dizer que God don't blessed America?
Também sou evangélica e também aprovo o post da ´óÏó´«Ã½. Até gosto muito do Kaka mas acho que ele tá exagerado. Pra que ficar mostrando o amor por Jesus desse jeito na frente da televisão no meio de um jogo. Que ele reze na sua igreja tudo bem, mas num jogo? misturar Jesus Cristo com jogo???? ele devia saber que não deve se fazer isso. e ele já tem muito dinheiro, deixa Jesus ajudar quem não tem. Os pastores é que são a voz de Deus na terra.
o assunto eh futebol, portanto no campo
coisas de religiao eh na igreja.
com certeza no meio dos jogadores, haviam akeles q tem outra crenca, outra forma de manifestacao religiosa ou nao tem nenhuma e "pelo grupo" precisou ficar ali no meio.
Curioso, como soh o brasil tem esses tipos de coisa
Eu já tinha comentado em outros lugares não concordo com qualquer proselitismo e ali existe uma forçação de barra de uma minoria que "intimidam" a mainoria que nós sabemos que a religião da maioria ali é futebol, dinheiro e mulheres mais nada!
Essa minoria age de um jeito tipo assim "quer fazer parte do "grupo" tem que rezar senão tá fora!" O triste é ver que por medo ignorãncia e hipocresia eles fazem o teatrinho!!
Meu caro comentarista, fico estremamente triste por um comentário inoportuno como este, mas ja que fez, só posso te Dize que JESUS meu camarada te ama muito, e se vc tiver a oportunidade de conhecê-lo realmente, não com imagens, ou ouvir falar, vai entender o que eu e muitas pessoas estão pensando. Dai vc tbem vai entender, o porque do FERVOR, ADORAÇÃO. Se a Fifa vai gostar ou não, não nos interessa, pois a Gloria maior não está na Terra. Deus te abençoe, e pense nas palavras antes de comentá-las, Deus te abençoe muito.
Se não estou enganada, os egÃpcios igualmente reverenciaram seu deus após a vitória contra a Itália... isso quer dizer que o deus cristão é mais poderoso? mais atencioso com seus fiéis? que besteira... se fosse assim, a Itália teria vencido pq, afinal, o homem mais santo do planeta vive lá...
Prezado comentarista, o sr está coberto de razão em suas crÃticas. O que vimos domingo foi a demonstração de como nossos atletas estão equivocados qto aos seus princÃpios. Se a crença em deus, alá, buda, macumba ou ganesh ganhasse competições esportivas, nós, como colônia cultural que fomos, nunca ganharÃamos nada nesse planeta...
Concordo que as manifestações religiosas muitas vezes se dão em situações inoportunas. Ocorre que todo time de futebol no Brasil, do amador à seleção, reza antes e após os jogos, sejam os jogadore católicos ou evangélicos. É uma questão puramente cultural e não chega ao extremo pressuposto pelo texto. Qualquer radicalismo é execrável, especialmente contra manifestações culturais. Quanto a colocar outra camisa sobre o manto sagrado, concordo plenamente.
Glória a Deus, que Ele seja exaltado nas alturas e nome do seu único Filho que morreu na cruz por nós seja manifestado em todas as linguas para todo o mundo...
Caro Ricardo Acampora,
Sabemos que existem (existiram) ônibus em Londres e Madri, com propagandas ateÃstas como: “Provavelmente, Deus não existe. Agora, pare de se preocupar e curta a vida". Se em algumas partes do mundo é possÃvel expressar a descrença em Deus (Jesus), por que não seria aceitável expressar a fé também, mesmo que seja dentro de um campo de futebol !!!?!!!
RidÃculos!E ainda tinha aquele chato do felipe Melo, que além de ser mais um perna-de-pau do timinho do Dunga ainda ficava gritando 'gloria a deus' quando o time fazia gol.deus, se existisse estaria preocupado em ajudar o time de futebol do Brasil?Quem tiver fé que guarde para sÃ, o resto é pura demagogia.Esse pessoal gosta mesmo é de dinheiro e não está nem aà pro sofrimento da humanidade. Bando de hipócrita safado!
Eu acho que os jogadores têm o direito de comemorarem como quiserem, desde que quebrem nenhuma lei.
Quanto a sua pergunta de tolerância, se a FIFA seria tão tolerante com um ateu, acho que ela DEVERIA ser...se seria ou não, são outros quinhentos...
Fico imaginando este grupo tão religioso, campeão da Copa do Mundo de 2010. Voltando ao Brasil em um avião cheio de muamba e requisitando vistas grossas da receita federal como em 1994.
Será uma boa prova da fé contra a ganância, serão vencedores?
Belo artigo. Apoiado !
Caro comentarista,porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu filho unico para que todo aquele que nele crer nao pereça, mas, tenha a vida eterna, quando voce crer entenderá...
Quero elogiar a coragem desse colunista por trazrr um tema como essa a tona. Num pais como nosso onde as pessoas sao cobradas por nao acreditar em Deus ou questionar a religiao bem estilo idade media (vides os comentarios a ese post carregados de autoritarismo e intolerancia religiosa), posturas como esta sao elogiaveis. E oportunismo sim se aproveitar de um evento publico pra fazer pregacao religiosa, demonstrando a credulidade do povo brasieliro. O Brasil ficou em penultimo lugar no Pisa, exame que avalia o nivel da educacao no mundo, a qualidade de seu ensino e calamitosa e o analfabetismo da populacao engloba a ampla maioria. A atitude dos jogadores brasileiros e de fazer chocar os europeus acostumados a uma atitude mais laica. Mostra de certa forma um pouco de bonomia do povo brasileiro, sempre provinciano e ignorante. Eu so me pergunto se em vez de serem mensagens cristas, fosse um time de um pais muculmano fazendo propaganda da fe deles se a cristandade ocidental nao criticaria e cobraria o fim dessas manifestacoes por parte da Fifa. Agora o futebol vai se converter em trabalho de missionario.
Fora toda essa apologia religiosa que, bem, não tenho nada com isso, pior, talvez, seja essa "moda" maldita dos jogadores brasileiros de inverter (ou colocar de trás para frente) o manto sagrado de nossa seleção!
Não consigo imaginar outra coisa que não seja para melhorar a identificação dos que estariam, digamos, "a venda". Com isso, não sugiro corrupção no futebol, não! Apenas que seria os jogadores que "gostariam" de mudar de clube. Apenas para mencionar, Robinho (insatisfeito no City), Maicon (de saida da Inter), Felipe Melo (no modesto ... nem lembro o nome agora ... clube italiano), enfim, sinceramente julgo extremamente indelicada esta atitude afinal, usar a seleção como capa de anúncio é o fim! Mas, fazer o que não?! Em uma instituição que tem como presidente o tal Sr. Ricardo Teixeira, não pode se pode esperar que o exemplo venha de cima, como se diz por aÃ.
Parabéns ao jornalista pelo texto.
A seleção basileira de futebol é uma INSTITUIÇÂO nacional e como tal deve, precisa, ser laica! É uma questão básica de civilização e democracia. Lamentável é que alguns não consigam entender isso.
A manifestação pública de religiosidade cristã da seleção brasileira enquanto instituição é um desrespeito (para dizer o minimo) aos brasileiros que não são cristãos ou não religiosos.
Mais uma vez, parabéns ao jornalista pela colocação oportunÃssima!
Todos têm direito a expressar sua fé.. suas crenças.. os jogadores não são diferentes!!! Interessante como o nome de Jesus incomoda a tantos!!! Se não acreditam, se não crêem, por que este nome incomoda tanto assim??
Não vejo o mesmo acontecer com outros nomes como Buda, Maomé...orixás e outras "divindades". Mas falar de Jesus..anunciar seu nome causa arrepios, por quê???
Moro em Londres. Entendo o comentarista britânico. Mas nao é ilegal se exprimir religiosamente. Nada de mais. os britânicos tem essa frescura de muito cuidado com certas coisas, que nao sao ofensa a ninguem. Parabens aos jogadores brasileiros. Ter Jesus no coraçao é muito bom. Melhor que os drogados londrinos.
Depois de ler todos estes posts, concluo, que realmente, crente e muiiiiiiiiiito chato!
Será que os jogadores ingleses deveriam ser proibidos de cantar o "God save the queen", uma vez que o hino faz apologia à crença em Deus e a rainha é chefe da Igreja Anglicana?
iiiiii, parece que vosse sÃtio foi atacado por uma praga de evangélicos que também já chegaram cá. Esse bando está a patrulhar pela internet tudo que possa por em discussão a religião deles, uma safadeza! Estou de acordo com vosso post. É um absurdo ver craques de vosso escrete nacional ficarem a fazer propagandas religiosas.
O que os brasileiros estao fazendo "envangelisar" e coisa q os voces os "engleses" fizeram a muiro anos atras assim como o futebal envagelismo (protestantismo) e uma heranca de voces... Amem!!
Viva Jesus e o futebal!!
eu acho que é muito melhor expressar a CRISTO do que uma novela por exemplo que não ensina nada de bom e ñ estou vendo nenhum comentário sobre isso
até que enfim encnotro alguém que comenta sobre o ridÃculo que foi aquilo. no dia mesmo escrevi um post no meu blog. aliás, no mesmo post, fiz uma atualização agora com o link para o seu. parabéns e um abraço.
Olá a todos, que post infeliz! o autor deveria se envergonhar pois Deus existe sim e um dia ele irá saber disso, assim como o Michael Jackson está sabendo agora! Feliz a nação cujo Deus é o Senhor, simplesmente a maioria dos jogodores professam a fé salvÃfica, todos os que postaram algo tem fé, ou em Deus, ou nos duendes, no evolucionismo, enfim, todos temos fé, expressá-la é um direito que desfrutamos em nosso PaÃs, seja o cristão protestante ou qualquer outro religioso, porque não usam da mesma tolerância com os crentes assim como usam com os homossexuais por exemplo, sejam imparciais, se todos os jogadores estivessem apoiando os homossexuais não verÃamos tanto rancor e ódio como aqui se expressam, quem quiser saber se Deus existe mesmo está aqui o meu email a disposição: fernando.cristao@yahoo.com.br, desafio qualque um a me provar que Ele não existe.
to nem ai isso não tem poder de nada a não ser o de mostrar a preferencia e o que eles sentem....
agora se tah muito incomodadinho não?
intolerancia?
Sinceramente, este post foi o cúmulo do absurdo.
Cada um comemora do jeito que quer, seja dançando candomblé, rezando, orando, cantando etc. Cada tem o livre arbitrio de fazer o que bem entende.
O fato de estar na televisão não quer dizer que as pessoas tem de vestir a carapuça da falsidade.
Achei a atitude dos jogadores da seleção digna, pois demonstraram coragem em expor sua crença sem medo de serem repudiados pela CBF.
E se vc autor deste post for ateu, respeitamos sua descrença, saia por ai com uma camisa "Eu não acredito em Deus", o problema é seu e somente seu.
É claro que cada um tem o direito de expressar suas opiniões e todos somos livres para fazer isso.
Se algum dos jogadores não é tão religioso como os outros, tenho certeza que, POR RESPEITO e COMPREENSÃO, ele se ajoelhou com os companheiros naquele momento. Respeitar a opinião dos outros é bom e só faz bem ra sociedade. Como eles convivem mto mais do que nós e se conhecem mto bem creio que ninguém ali estava constrangido com o que aconteceu. É só lembrar que os jogadores fizeram a mesma coisa depois do apito final na COPA DE 2002. Jogadores como Ronaldo, Fenômeno e Rogério Ceni que nunca deram demonstrações de fervor religioso (como já fizeram outros jogadores) estavam lá, ajoelhados para rezar com o grupo e agradecer. Cada um agradece a quem quer, ou ajoelha e ñ agradece a nada nem a ninguém, mas RESPEITA os outros...
Caro sei lá eu quem,
Se não sabe o que dizer, não diga.
Reconheça a superioridade do time nacional e a superação que houve dentro de campo.
Essa superação é reflexo não só do esforço coletivo, mas do talento individual e cada um ali tem suas crenças (diferentes) e se uniram pois acreditaram que Deus os ajudou!
Se não sabe o que dizer, não diga.
Realmente, os jogadores mostram um fervor religioso espantoso... quando ganham. Ou será que eles também agradeceriam tanto assim a deus se perdessem?
No demais, a demonstração pública de fé deve ser algo garantida. É um direito manifestar a fé como é direito se manifestar pacificamente sobre qualquer outra coisa.
Só resta saber se as pessoas também respeitariam, conforme o artigo, se alguém aparecesse com uma camisa "Eu NÃO acredito em deus". Conhecendo os religiosos, eu apostaria numa reação violenta.
Cada um expressa o sente no coração, tem pessoa que expressam felicidade por amor a alguém ou ao filho porque não expressar a amor a Jesus que é o mais inportante e que é por ele que existimos.
Muito bom o comentário, e, provando que o Brasil é totalmente terceiro mundo ainda, choveu aqui nos comentários uma saraivada de criticas negativas e apoio à igreja... Brasil, paÃs de hipócritas, se fosse um recado ateu ou mussulmano aqui todos iam se espantar.
Bendita a Nação cujo Deus é o Senhor (Salmo 32). Que fortunado somos de ter uma seleção de futebol que deu a honra desta vitória à um Deus que salva, planta amor, paciência, perseverança, e respeito para com outros que discordam. Tenho morado nos EU há 10 anos e me entristeço em ver esta nação se tornar cada dia mais incrédula e por lideres polÃticos e judiciais lentamente retirar Deus desta nação, proibindo orações nas escolas públicas, omitindo a palavra “Deus†de um dos hinos nacionais, vendendo aborto, e exportando indecência mundo a fora. Jesus é o PrÃncipe da Paz, tudo o que é necessário para resolver tanto conflito entre as nações!
cada um de nós é uma luz mas essa luz poderár se apagar.Um dia todos iram morrer, mas enquanto estamos vivos nossa luz acende, não podemos perder opotunidades como essas.
Faltou o respeito da sua parte comentarista! [2]
Religião no Brasil tambem é uma manifestação cultural
então á fifa deveria proibir qualquer uma então, o samba e tal...
á Seleção Brasileira foi exemplo como foi dito por você :
"um time que se por um lado não tem o brilhantismo de outras seleções brasileiras, por outro mostra espÃrito coletivo e grande união."
esse é espelho do evangelho pois Deus capacita o homem com União e expirito coletvo á conquistar coisas que para pessoas como você parece impossivel!
CONCORDO INTEIRAMENTE COM O ARTICULISTA. É óbvio que todos têm o direito de manifestarem a sua fé religosa, mas não enquanto representantes da seleção brasileira e, portanto, de um Estado laico. No Brasil há cristãos, mulçumanos, judeus, seguidores das religiões africanas e ateus. Nenhum jogar da seleção brasileira, que representa essa enorme diversidade, tem o direito de usar esse veÃculo para expressar a sua crença. Lugar de rezar aé na igreja ou em casa. Como ateu, me irrita profundamente esse tipo de manifestação. Sou ardoroso torcedor da seleção e não quero vê-la identificada com Jesus ou qualquer outro profeta. Outra coisa lamentável: o fato de alguns jogadores vestirem a camisa ao contrário, de modo a seus nomes aparecerem na frente, transformando-se em outdores de si mesmos.
Sou a favor do testemunho que jogadores como o Kaká estão manifestando, há muitos que precisam ainda conhecer do amor de Jesus e da verdade de que não existe outro caminho para a salvação, a não ser a fé em Jesus, pois Cristo foi o único que entregou a própria vida para remissão dos pecados da humanidade. E os que dispõem a levar esta mensagem adiante são verdadeiros vencedores, como o Kaká e como a selação brasileira.
A FIFA deveria era incentivar este tipo de manifestações.
É muito válido aproveitar um momento de audiência global para levar uma mensagem que acrescente algo à vida das pessoas, além do entretenimento.
Trasformaram-se as opiniões sobre o texto debate entre o que condenaram o ato dos jogadores da seleção e fanáticos religioos.Está na hora de a ´óÏó´«Ã½ dar por encerrada tão chata discussaõ
Eh por isso que o Brasil eh o berco da Nova Era, por termos muita fe em Deus, em Jesus e nao termos nenhuma restricao quanto a cultos ou credo religioso. Aqui o Judeu e o Arabe sao vizinhos de comercio e se comprimentam todas as manhas. A liberdade de poder agradecer apos uma conquista deveria ser respeitada, e tambem elogiada.
Cada coisa em seu lugar, no estádio futebol, religião na igreja.
Oração no gramado é baixaria.
seleção é cultura popular autêntica. cristiano é cultura brasileira??? e os judeus, não são brasileiros? mas eles não acreditam em jesus. e os muçulmanos não são brasileiros? eles também não. e os coreanos, os chineses e os japoneses de são paulo, não são brasileiros? eles também não acreditam em Jesus. Eles também não deveriam estar representados na seleção? vamos jogar bola e deixar religião para a igreja.
Este post trouxe uma ótima e nova questão: se fossem manifestações de outras religiões menos divulgadas, como o candomblé e o espiritismo, seriam aceitas da mesma forma? Os próprios comentários aqui dão a resposta: um majoritário NÃO, porque a maioria vem defender a sua crença e não a (livre) expressão da diversidade. A manifestação deve ser permitida não porque fala da crença em Jesus, mas porque os jogadores devem ser livres para se expressarem como quiserem. Em relação à pressão que os não-religiosos poderiam estar sentindo, desde que não haja constrangimento ou coação formal, os covardes são responsáveis por sua covardia. Ajoelhou quem quis. Rezou quem acreditou seja na oração ou na cena montada pro mundo ver, porque o fariseu agradece em público e não na profundidade do seu coração.
No dia em que a maioria da população brasileira tiver nÃvel superior de ensino não haverá essas manifestações de fanatismo, isso é tÃpico de semi-analfabetos. Basta notar que, quanto mais miserável a "comunidade", mais templos religiosos existem.
é se oração fosse ao diabo o que aconteceria, todos temos que respeitar todas as religiões mas cada um na sua em publico e esplicitamente é uma vergonha, falta de cultura e disernimento critico egoistas aqueles que acreditam que so eles são previlegiados e os outros são filhos do que......
Jogador de futebol brasileiro é tudo assim mesmo. Eles se dividem em dois tipos básicos: os crentes e os fanfarrões. Eu, pessoalmente, prefiro os fanfarrões, são bem mais divertidos e interessantes. A maiorid dos quie são crentes seguem esse caminho porque são ignorantes, a exemplo da maioria maciça dos crentes que eu conheço.
Ora, pq não? (irônico!)
Num momento onde qualquer atitude pode ser levada como "ação de marketing", e em que "tudo está a venda", porque não colocar a fé como objeto de venda? A igreja católica trabalha com esse tipo de ação a muitos anos e as novas religiões evangélicas também!
Já pensou, na porta do Vaticano uma enorme faixa com os atletas da seleção brasileira e suas camisetas de "eu acredito em Jesus" chamando os fiéis? e mais cômico ainda seria se fossem os atlétas da seleção italiana!
Nem tanto ao céu, nem tanto ao mar!
Foi exagero deles sim, concordo. Todos tem o direito de manifestar sua fé, opnião, opção sexual. Mas transformar em "culto de fé" uma festa de campeonato é um pouco demais.
Principlamente num mundo que AINDA tem guerras religiosas. Mesmo que inconsciente foi uma forma de mostrar o poder de uma "maioria", e isso é absolutamente errado.
De qualquer forma, no jogo de hoje contra o Inter, São Jorge estará ao meu lado! kkkkkkkkkkk
Gostaria de perguntar aos crentes enjoados e autoritários que andam frenquentando esses posts, sobre o que eles iriam achar se naquelas camisas estivesse escrito "Eu Amo Xangô" ou "Eu pertenço ao meu Preto Velho", ou ainda, "Minha Vida é de Iemanjá". Vocês ainda assim iriam defender o direito deles de se expressar ou iriam achar um absurdo, a exemplo dos crentes que andam por aà deprendando centros de macumba e chutando imagens de santas católicas???
Mas, se deus até assim tão fiel, por que o Ibis, timeco lá de pernambuco, , ficou ou ainda está sem ganhar uma partida de ludopédio há dezenas de anos?Por favor, respondam, tendo por base sua fé,os que Nele creem.
Perfeito o comentário !!
Tá virando palhaçada.
Ainda bem que durante o jogo não é possÃvel " orar ".
Gloria a Deus.
Temos que ficar feliz, em saber que o mundo esta voltando ao primeiro amor, fico muito feliz em ver que pessoas que sao formadores de opiniao dobram os joelhos no chao para honrar e glorificar o nome de Jesus. Sem ele nada somos. Parabens que essa seja uma semente que venha a dar frutos. Sou da Igreja Bola de Neve Campinas e sei que hoje no futebol tem jogadores como Kaka, o Henrique que sao bençao.
Bem lembrado pelo jornalista da ´óÏó´«Ã½. Isto é ser jornalista(com ou sem diploma).Imaginem os atletas islâmicos com dizeres em português em suas camisas? A maior emissora do paÃs envergonha-se de mostrar o "baú" mas não se envergonha de dar preferências aos credos vaticanistas.
Eu duvido, eu duvido que iria aparecer algum Pior Stepanovitch Verkhovenski aqui com essas bazófias se os jogadores estivessem promovido algo a respeito de outra religião. Ah, não, viriam discursos ululantes jogando papéu ao ventilador, falando sobre "a espiritualidade inerente ao ser humano".
Se eles falaram de sua fé, falaram porque há uma liberdade constitucional. Ninguém disse "pra torcer pra seleção tem que ser adepto do cristianismo".
Se fizeram algo coletivo, foi espontâneo, ninguém era obrigado a estar ali. Ninguém auferiu lucro econômico com aquilo. E se alguém tivesse boicotado, o tratariam como herói...
Parem com essa hipocrisia, isso é patético. Apenas digam que não querem manifestação cristã por questão arbitrária, não gosta dela e quer que ela acabe. É mais honesto. Como alguns aqui, que já admitiram, tanto que já nem questionam mais o ato, mas a crença.
Lamentável essa manifestação de intolerância e obscurantismo por parte do colunista
A fé é individual,podemos sim professar a nossa em público,desde que sejamos todos da mesma fé, a não ser que sejam atos ecumenico em público. Mas a nossa fé deve ser individual.
É ridÃculo. E constrangedor. Ver gente que representa o Brasil sendo agente de divulgação de correntes religiosas. Pregação religiosa só nos teplos e nos lares que assim prefiram. Não me sinto representado por uma seleção evangélica. A FIFA tem que proibir. Se o Kaka que dar dinheiro para pilantra que está preso em USA, problema dele, mas não me exponha ao ridÃculo!
Pregação antireligiosa também é pra ser em segredo? Então o que alguns estão fazendo aqui negando isso?
Os jogadores não oraram ali em nome do Brasil, em nome do governo, etc. Foi algo tão espontâneo que em momento algum isso passara na cabeça deles.
Agora, se os jogadores estiverem sambando, as pessoas que odeiam samba vão pedir pra proibir, alegando que estão promovendo uma fé em particular?
É inadmissÃvel que alguém que creia em Deus não expresse agradecimento diante de momentos assim, tal qual pessoas agradecem aos pais, cônjuges, etc. Agora alguém que odeia pais, casamento, filhos, etc., vai também pedir pra censurar?
Que hipocrisia! O que querem não é estado laico, mas um estado confessional anti-teÃsta, especialmente anti-cristão, e pra isso usam truques retóricos e cacoetes. Estado laico não é estado antiteÃsta.
E e daà se são simples, de origem humilde? Sou formado em universidade pública, leio muitos livros por ano, e se estivesse lá estaria junto com eles. Quem teria cacife pra me censurar?
Parece que o ódio intolerância, fanatismo e obscurantismo manifestado aqui, revela um medo de que pessoas que estivessem assistindo se sensibilizassem. Ou seja, vivemos momentos de fundamentalismo anti-religioso muito perigoso, que uma hora pode ser uma bomba a estourar.
RidÃculo, querem fazer patrulamento da fé dos jogadores em um ato após o culto.
querem que sejamos zumbis, descrentes em tudo, fiéis apenas ao dinheiro e ao bem-estar social
que mundo podre e nojeto!
por que não as camisetas dizendo
Diz o sr. Ricardo Acampora
"Será que a tolerância da entidade teria sido a mesma se ao final do jogo algum jogador mostrasse uma camiseta dizendo "Eu não acredito em Deus" ? Ou se outro fosse um pouco além e gravasse no peito algo como "Essa vitória foi obtida graças ao esforço dos jogadores sem nenhuma interferência divina ou sobrenatural"?
pois eu quero que TODOS USEM TODAS ESSAS CAMISETAS
CHEGA DE CENSURA E PATRULHAMENTO.
Um elefante incomoda muita gente. 04 elefantes incomodam, incomodam, incomodam, incomodam muito mais!!
Vejamos quais os jogadores estavam com cmaisas com Jesus no peito. Que eu lembre: Kaka o melhor jogador da copa! Lúcio autor do gol que garantiu o tÃtulo nos 90 minutos! Luis Fabiano artilheiro e bola de ouro e autor do gol que iniciou a virada e o do empate. Esqueceram do Daniel Alves???? Autor do gol que classificou o Brasil para final?? Quanto a reza convém observar que o respeito à ²õ religiões existem pois atletas de Cristo e não
atletas rezam o Pai nosso e Ave Maria juntos. Ninguém se levanta após o Pai nosso só porque não reza a Ave Maria. Todos se abraçavam, cantavam os sambas, celebravam!!! Todos juntos. cada um na sua fé. No mais o resto realmente é conversa! E Jesus no coração e bola a rede. Cad aum no seu quadrado!! Viu? Quadrado!!
O jeito é esperar que algum dia apareça jogadores de nÃvel de Kaká e Lúcio que não sejam cristão e ganhem alguma coisa. Melhor é ter jogadores ajoelhados comemorando um campeonato vencido. Do que uma derrota, arrumando a meia na grande área, esquecendo de marcar o atacante...(BrasilXFrança copa2006). Não importa a manifestação religiosa...importa a vitória da seleção.
Esse é o problema de alguns brasileiro são bons em questionar mas péssimos em buscar o resultado.....
Metade desse time comemora tÃtulos com garotas de programa...ahahahaha
O que deu nesse jornalista, hein?! Sabe de uma coisa, eu também acho ridÃculo sair por aà com camisetas que mostram minhas convicções polÃticas, filosóficas ou religiosas. Contudo, penso que eles têm o direito de fazê-lo. A Seleção Brasileira é uma instituição que representa a sociedade brasileira. Por isso, como disse certa vez João saldanha, ela reproduz tudo o que há na sociedade brasileira. Em nossa sociedade há corrupção? Então haverá na seleção. A sociedade brasileira é religiosa? Então a seleção exprimirá tal sentimento. Penso que o jornalista sofreu um ataque de modismo europeu. Lá no Velho Mundo é moda (não entre os mais inteligentes) se posicionar como ateu. São xiitas com sinais contrários. Ou não vão me dizer que o jornalista não está provocando u guerra religiosa onde não há?
Jornalista que quer comentar sobre futebol deve se limitar a isso. O resto é conversa fiada.
Os que aceitam manisfestação de religiosidade ridÃcula, para estarem em sintonia com que pensam,aceitariam um ritual de candomblé no fim de porfia na qual vencêssmos , um pai de santo fumando charuto, tomando marafa e exclamando em transe:"mizinfiu,pai aqui ,zezé do futebor , fez trabaio bom, pai zezé num faia, oi, oi!"
Confesso que antes de ler este artigo já eu mesmo tinha comentado isso com amigos e, se ao longo do jogo a selecção brasileira deu espectáculo e mostrou muito bom futebol, no fim do jogo deu um triste espectáculo de fanatismo religioso.
Triste espectáculo quando o Lúcio recebe a copa com uma tshirt I Love Jesus em vez de estar com a camiseta do escrete e triste também é que a Fifa permita. Por outro lado, a própria CBF deveria puni-lo também pois ele estava a receber a copa em nome da CBF e não em nome de Deus ou da sua ceita
Uma coisa é ser crente como eu sou, outra é ser fanático como o Lúcio e outros são. Nem sequer sabe uma máxima que é a de não invocar o nome de Deus em vão. E se ele ama Jesus, tudo bem mas Who cares?
Gostava também de saber se estes fanáticos religiosos seriam tolerantes no caso de se por hipótese o Egipto, por exemplo, ganhasse uma Copa e usassem bandeiras e artigos a dizer : I Love Alá!
Nem todos os brasileiros acreditam em Deus mas todos os brasileiros apoiam o escrete e esses merecem respeito!
Enfim, triste espectáculo!
Será que a bbc, se preocupou em ver as diferentes vertentes de expressao religiosa na seleção, que apenas se expressaram pelo que os une, e nao pelo que os divide. Interessante, que expressao de gratidao ao sagrado sao apenas menifestação de divisão na visao de alguns quanto que na seleção, se expressou como instrumento de aglutinação
De acordo com o artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos:
- Todo o homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observâcia, isolada ou coletivamente, em público ou em particular.
ESTES CRENTES QUE JOGAM FUTEBOL TEM DE LEMBRAR QUE QUANDO ESTÃO JOGANDO EM UMA SELEÇÃO BRASILEIRA, NÃO ESTÃO JOGANDO NO TIME DE SUA IGREJA, TEMPLO OU DE QUALQUER TERREIRO.
ESTÃO REPRESENTANDO CULTURALMENTE UMA NAÇÃO.
DA MESMA FORMA QUE USAM UM UNIFORME, QUE Jà FOI HONRADO POR OUTROS EM OUTRAS EPOCAS, QUALQUER MENSAGEM, MANIFESTAÇÃO OU OPINIÃO PESSOAL QUE SIGNIFIQUE OU TRAGA ALGUMA INTERPRETAÇÃO DE RELIGIOSIDADE OU OPINIÃO POLITICA EXPLICITADA QUANDO O JOGADOR ESTà DESEMPENHANDO UM PAPEL DESTA MAGNITUDE E QUE DÊ MARGEM PARA QUE SE TIRE ESTA OU AQUELA DEDUÇÃO EM NOME DESTA NAÇÃO ( COMO FOI O CASO DAS CAMISAS POR BAIXO DO UNIFORME E DA REZA NO MEIO DO GRAMADO), NÃO DEVE NEM PODE SER TOLERADA OU ADMITIDA SOB PENA DE SE CARACTERIZAR OFENSA DE CUNHO IDEOLÓGICO À CONSTITUIÇÃO - QUE É LAICA - E AOS SIMBOLOS DA NAÇÃO E AO QUE ELES REPRESENTAM.
SE O CIDADÃO, ALÇADO AO PAPEL DE REPRESENTANTE DO FUTEBOL E DA CULTURA DO PAÃS ASSIM AGIR, A AUTORIDADE COMPETENTE DEVE TOMAR PROVIDENCIAS, SOB PENA DE SER PUNIDA POR PREVARICAÇÃO NO EXERCICIO DO DEVER.
Fiquei muito triste de ver que muitos colocam a camiseta sobre a sua religião em cima da linda camiseta amarela do nosso paÃs.
Além disso foi comum ver durante os jogos que os jogadores estavam se importando mais com oferecer gols a seus filhos do que em apresentar bons resultados de jogos, ou oferecer um gol as crianças q moram na rua, como o rei fez certa vez.
Mas são tempos assim, de individualismo, e acho que esse foi só mais um exemplo. Mesmo assim acho que o presidente da CBF poderia tentar fazer os jogadores lembrarem que nosso estado é laico e eles estavam o representando.
Odeio deus e suas ovelhas quase cegas.
Concordo com o comentarista da ´óÏó´«Ã½, só acho que ele foi muito condescendete com essa atitude bizarra dos jogadores da seleçao brasileira. A FIFA deveria proibir quaisquer manifestaçoes religiosas nos estadios. O que vimos foi patético, bufão. Os torcedores brasileiros não são obrigados a conviver com tamanha calhordice. Fora Lúcio, fora Kaka, nos não precisamos de voês com seus espetátulos quixotescos. Viva o racionalismo, vivam as mentes esclarecidas, chega de fundamentalismo, chega de obscurantismo.
Acredito que os jogadores e demais que espressam sua crença dessa maneira tem respaldo para o fazer. Liberdade de espressão. Não critico católicos por na hora do circulo que os jogadores fizeram, rezaram o pai nosso, alguns jogadores, como Kaka em vez de rezarem fizeram as suas orações.
Se esses jogadores preferem comemorar com a camisa de jesus porque nao vao jogar pelo time do Vaticano e nao deixam a minha querida selecao brasileira em paz? Ai eles teriam a torcida de todos esses crentes que escreveram para esse blog e muitos milhoes de outros que tambem deveriam todos ir para o vaticano.