Campeões mundiais em campo contra o fiasco
Você já imaginou uma Copa do Mundo sem Alemanha, Argentina, á e ç? As quatro seleções - que somam dez títulos mundiais entre si - entram em campo duas vezes nos próximos dias para tentar evitar o fiasco de não ir à África do Sul em 2010.
Abaixo, a situação de cada um:
Argentina - Mesmo se ganhar todos os seus jogos, a Argentina ainda corre risco de disputar a repescagem contra o time da Concacaf. Tropeços do Equador e Chile podem colaborar para a classificação do time de Maradona, que ainda assim teria que conseguir no mínimo empates contra Peru e Uruguai. Mais preocupante é que a Argentina corre o risco de perder até mesmo a vaga na repescagem, se Uruguai, Venezuela e Colômbia ganharem seus jogos.
Alemanha - A Alemanha pode garantir sua classificação no sábado se vencer a Rússia em Moscou. Se perder, no entanto, a Rússia passaria à frente dos alemães no grupo. Nesse caso, a Alemanha teria de vencer a Finlândia na quarta-feira e torcer por uma derrota ou empate da Rússia contra o fraco Azerbaijão. Se isso não acontecer, a Alemanha teria de jogar a repescagem.
ç - A situação da ç é um pouco mais delicada, já que o time tem poucas chances de evitar a repescagem. A Sérvia deve ser a campeã do grupo e garantir a vaga. A ç não deve ter problemas para vencer as Ilhas Faroé no sábado. Mas na rodada seguinte, a ç pega a Áustria, candidata direta ao segundo lugar no grupo - que dá vaga para a repescagem. Na primeira rodada, a ç perdeu por 3 a 1 para a Áustria. Na quarta-feira, os dois times podem disputar a vaga na repescagem, com vantagem do empate para os franceses.
á - As chances de a atual campeã mundial ficar fora da Copa são as mais remotas. A equipe já está garantida na repescagem, no mínimo. Um ponto contra a Irlanda, no sábado, ou o Chipre, garante o primeiro lugar no grupo e a vaga para a África do Sul. No entanto, justamente a Irlanda pode complicar a vida dos italianos, já que a equipe ainda tem chances matemáticas de chegar ao primeiro lugar.
O Uruguai - um campeão mundial que há décadas já não é mais uma potência no esporte - também entra em campo com chances de ir à Copa em 2010. Para isso, ele depende de tropeços da Argentina, Equador e Chile.
Na Europa, Portugal é até agora a surpresa negativa das eliminatórias. Além de ter que vencer a Hungria e Malta a qualquer custo, a equipe precisa desesperadamente de um tropeço da Suécia ou dois improváveis tropeços da Dinamarca para ter chances apenas de ir à repescagem.
A repescagem, é bom lembrar, é uma situação delicada para qualquer equipe, por mais campeão que seja o seu passado. Vida fácil mesmo é a das seleções já classificadas: África do Sul, Austrália, Brasil, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Espanha, Gana, Holanda, Inglaterra, Japão e Paraguai.