O futsal inglês existe e é dominado por brasileiros
Quando aportei em Londres pela primeira vez, em setembro de 2008, julgava que poderia pendurar meu tênis de futsal.
Sempre imaginei que os ingleses só conheciam o futebol e o five-a-side, aquela versão do futsal em que não tem lateral, nem linha de fundo, e que usa gols mais largos e bem mais baixos.
Mas eu estava redondamente enganado. O futsal não só existe na Grã-Bretanha como é dominado por brasileiros.
Atualmente, a federação inglesa de futebol (FA) organiza a FA Futsal League e a FA Futsal Cup.
A liga inclui 24 clubes e o campeonato dura quase dez meses.
A copa, por sua vez, é um torneio de apenas três dias, reunindo em Sheffield os melhores times do paÃs.
Para se ter uma idéia do domÃnio brasileiro, a equipe que detém o tÃtulo da FA Futsal League e é bicampeã da FA Futsal Cup é o Helvécia. Fundado por brasileiros, treinado por brasileiros, formado por brasileiros (segundo o site da equipe, oito dos onze atletas confirmados para 2010 são do Brasil), o Helvécia é o time mais bem-sucedido da história do futsal no paÃs.
Há pelo menos mais duas outras equipes essencialmente brasileiras jogando nas quadras do paÃs: o Kickers, time que eu acabei defendendo, e o London United.
Além delas, há técnicos brasileiros comandando ao menos outros dois times -- o Sheffield e o Manchester (nenhuma relação com os poderosos United ou o City) -- além de uma porção de jogadores brasileiros atuando por diversas outras equipes.
Diante do fato de que os principais torneios de futsal da Grã-Bretanha são comandados pela FA, alguém pode imaginar que o nÃvel é tão alto quanto o da Premier League. Mais do que isso, podem até supor que eu sou bom de bola.
Longe disso, longe disso mesmo.
Para começo de conversa, o futsal ainda é uma modalidade absolutamente incipiente em terras bretãs. Foi somente no inÃcio da década que o esporte começou a ganhar alguma força no paÃs.
Rogério de Oliveira, meu ex-técnico do Kickers e que participou desse processo de expansão do futsal por aqui, diz que os torneios da modalidade começaram a surgir em 2003 graças ao empenho de um bando de brasileiros, além de portugueses, russos e lituanos.
Em 2008, a FA resolveu assumir o futsal, bancando todos os custos dos torneios. Mesmo assim, os clubes continuam com pouca estrutura. A maioria absoluta treina uma ou duas vezes por semana em quadras alugadas e não paga qualquer salário a seus jogadores.
Na verdade, os atletas é que costumam contribuir para manter o time jogando.
Outra prova da incipiência da modalidade é que a seleção inglesa de futsal surgiu apenas em 2003 e conseguiu apenas três vitórias em sete anos.
É difÃcil prever se um dia o futsal vai mesmo deslanchar por aqui. A intenção da federação e dos clubes é que todos tenham sua própria quadra para mandar seus jogos a partir de 2011. Ou seja, eles precisarão virar clubes de verdade.
Mas isso parece pouco provável diante de tamanho desinteresse pelo esporte por parte dos ingleses e, por tabela, da mÃdia.
Há boatos até de que a FA vai cancelar a FA Futsal Cup deste ano. Talvez o domÃnio brasileiro esteja incomodando os dirigentes.
Em suma, o futuro do futsal no paÃs é muito incerto.
Quanto ao meu futebol, comunico que pendurei o tênis de futsal no meio do ano passado depois de me conformar com o fato de que não passava de um ex-atleta em atividade.
Fotos: jogo Kickers x Enfield pela FA Futsal League
°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário
Fala Victor!
Bacana teu texto. Moro em SP e conheço muita gente que vai se aventurar pelo futsal no mundo. O pula, que foi eleito um dos melhores no mundial de futsal, aqui do Brasil é um antigo conhecido e cheguei a jogar contra eles várias vezes. O Adriano Folia, também a mesma coisa. Bacana saber que o futsal continua ganhando adeptos... Aqui em SP até o amdor é disputadÃssimo, por isso é tão apaixonante...
O Helvécia Futsal é campeão! Ou melhor, Bi-Campeão Nacional, conquistando assim o inédito Double-Double (Bi-Campeão da Copa da Inglaterra e Bi-Campeão na Liga Nacional). No fim de semana, 24 e 25 de outubro, no Futsal Arena, em Swindon, a equipe do técnico Ronaldo Negrão confirmou todo seu favoritismo com três vitórias em três jogos, incluindo uma goleada de 7 x 2 na final contra o Tranmeare Victoria. (...) Já se vão dois anos de conquistas e tÃtulos a esta equipe que hoje é uma referência no Futsal Inglês. (...) Baseado em uma história recente, mas de muito sucesso (o clube foi fundado em 2004 e reestruturado em 2007) - o Helvécia Futsal agradece a todos os colaboradores e torcedores que fazem da equipe essa potência no Futsal Inglês.