ý

« Anterior | Principal | Próximo »

O calendário contra Dunga

Categorias dos posts:

Daniel Gallas | 2010-05-05, 18:50

neymar226.jpgO mistério está perto de chegar ao fim. Dunga anuncia na terça-feira, dia 11, a lista final dos 23 jogadores que vão à Copa do Mundo. O técnico manterá sua posição de dar vaga a todos os que levaram o Brasil ao primeiro lugar nas Eliminatórias ou cederá à pressões para convocar Paulo Henrique Ganso, Neymar e Ronaldinho Gaúcho, entre outros?

O técnico brasileiro sofre críticas de torcedores e também da imprensa para reconhecer que aquele grupo de 2009 mudou - muitos se lesionaram e alguns simplesmente não renderam o mesmo nos últimos seis meses.

Dunga pode ser criticado por muitas coisas, mas é preciso reconhecer também que o calendário de 2010 e as rápidas transformações do futebol brasileiro das últimas semanas não ajudaram o técnico brasileiro.

A última vez (e única neste ano até agora) em que teve chance de testar novos jogadores em posições diferentes foi no dia 2 de março, em um amistoso contra a Irlanda em Londres. A convocação, no entanto, foi feita no longínquo 9 de fevereiro.

Naquela época, Dunga repetiu grande parte do elenco das Eliminatórias. O teste maior foi na lateral-esquerda, com a convocação de Michel Bastos e Gilberto, que não eram chamados há um tempo.

Em 9 de fevereiro, Neymar e Ganso haviam jogado apenas sete partidas do Campeonato Paulista na temporada - sendo só uma delas um clássico, contra o São Paulo. Não havia sinais na época de que haveria um lugar para eles no grupo. Se havia algum jogador arrebentando em janeiro, era o vascaíno Dodô, que acabara de marcar três vezes na goleada de 6 a 0 sobre o Botafogo. Não é incrível como o futebol brasileiro mudou tanto em tão pouco tempo?

Nas semanas seguintes, quando a dupla santista explodiu, marcando mais de 30 gols na temporada, Dunga não teve mais chances de fazer testes. Certamente, o técnico brasileiro não contava com o surgimento relâmpago dos craques.

No caso de Ronaldinho Gaúcho, o técnico teve mais oportunidades para testá-lo, mas a verdade é que também a grande forma de Kaká em 2009 não gerava grandes preocupações quanto ao meio-campo brasileiro. O difícil final de temporada do craque no Real Madrid, em meio a lesões, fez muito para reanimar esta polêmica.

Dunga está há quase 90 dias sem convocar a Seleção. Pelé falou esta semana que Dunga sinalizou que não levaria Ganso nem Neymar, mas a verdade é que até agora o técnico não se manifestou sobre nenhuma possível mudança, então nada pode ser descartado.

É impossível saber o impacto que as lesões nos últimos meses de Kaká, Pato, Luis Fabiano, entre outros, teve nas convicções do treinador.

Me arrisco a fazer abaixo uma breve análise das opções de Dunga, levando em consideração as suas últimas convocações e o que andou acontecendo este ano.

GOLEIRO. Júlio César, em grande fase, é titular indiscutível. Mas as vagas na reserva estão todas em aberto. Na última lista, em fevereiro, Dunga inicialmente convocou Doni, que desde então perdeu a vaga de titular na Roma. Não está claro o que o técnico pensa sobre isso. Hoje há duas vagas para goleiro, que devem ficar entre Doni, Victor, Helton ou Gomes.

ZAGA. Lúcio, Juan e Luisão são os que foram mais chamados para a zaga. Thiago Silva foi convocado para o amistoso contra a Irlanda, a última lista de Dunga. Nada parece ter mudado desde então, o que leva a crer que as vagas na zaga estão fechadas, sobrando poucas chances para Cris, Naldo, Alex e Miranda.

LATERAIS. Na direita, é difícil imaginar alguém sendo chamado no lugar de Maicon e Daniel Alves. Já a vaga da esquerda está totalmente aberta. Na última lista, Marcelo e André Santos - frequentes nas Eliminatórias - deram lugar a Gilberto e Michel Bastos.

MEIO. Kaká, Ramires, Gilberto Silva e Felipe Melo - usados como titulares em tantos jogos - não devem ficar de fora. Elano, Júlio Baptista, Josué e Kleberson também estiveram nas últimas listas de Dunga e a princípio seriam favoritos para as vagas. Mas o técnico testou muitos jogadores nessa posição nos últimos meses - Lucas, Carlos Eduardo e Anderson, entre eles. E agora há o clamor por Ganso e Ronaldinho Gaúcho.

ATAQUE. Há meio ano, Luis Fabiano, Robinho, Adriano, Nilmar e Pato disputavam quatro vagas. Pato passou parte da temporada lesionado, e Adriano vem enfrentando dias difíceis no Flamengo. Grafite foi chamado na última lista de Dunga e Diego Tardelli foi convocado nas eliminatórias. Mas há quem peça Neymar e Fred, ambos em grande fase.

O mistério acaba na próxima terça-feira, mas o debate sobre quem merece ir à África do Sul, todos nós sabemos, persistirá por muitas semanas.

dzԳáDzDeixe seu comentário

  • 1. à 09:00 PM em 05 mai 2010, Tuninho Caetano escreveu:

    Uma coisa que torcedores, jornalistas e comentaristas esquecem quando pedem a convocação de Neymar e Ganso é que, para se ter esses jogadores no banco, também é preciso ter variações táticas para utiliza-los dentro de suas características de jogar. E o que acontece é que o técnico da seleção não tem variações táticas. Ele amarrou uma forma de jogar e pronto. Não há variações e opções outras de jogo. É aquela coisa de sempre, que nos faz sofrer para ganhar qualquer time de 2º-3º categoria.
    Uma outra coisa que não cabe é quando dizem que esses garotos do Santos não têm experiência o suficiente para estar na seleção. E aí cabe uma pergunta; Qual a experiência que o Dunga tinha enquanto técnico para assumir uma seleção Hexacampeã Mundial?
    Essa Copa vai ser de muito sofrimento...

  • 2. à 12:12 PM em 07 mai 2010, tulio ferreira escreveu:

    toninho caetano : e pentacampeao,amigo......abraco

  • 3. à 04:45 PM em 07 mai 2010, Tuninho Caetano escreveu:

    Minhas desculpas Tulio...
    É que sou Flamenguista e confundi as coisas. Quem é hexa é o Flamengo e não a Seleção Brasileira. Vc tem toda a razão...
    Corrigida a falha.

  • 4. à 09:13 PM em 11 mai 2010, Antonio Cavalcanti escreveu:

    É um conto de terror: um anão-jumento auxiliado por um burro.

Mais conteúdo deste blog...

ý iD

ý navigation

ý © 2014 A ý não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.