O tardio adeus de Ronaldo
Quando o povo (ou boa parte dele) se une e faz valer sua vontade, não há ditadura que resista, nem jogador que consiga se manter na sombra indefinidamente.
Tem sido assim historicamente. Foi assim no Egito e acabou sendo assim no Corinthians.
Finalmente, Ronaldo, o "Fenômeno", anunciou que cansou, que não dá mais, e resolveu parar de jogar futebol profissionalmente.
Vai agora curtir as merecidas honras de Ãdolo imortal, "monstro sagrado", como diria um cronista-poeta.
Deixa no futebol internacional marcas difÃceis de serem superadas. Foi três vezes eleito melhor jogador do mundo pela Fifa.
Até hoje ainda é o maior goleador do Barcelona em uma só temporada, apesar de toda a magia de Lionel Messi.
Ninguém fez mais gols do que ele nas Copas do Mundo. É o segundo maior artilheiro da seleção brasileira atrás apenas de Pelé. Penta-campeão em 2002. E por aà vai.
Vai saborear também os frutos do gordo contrato de publicidade que mantém com a fabricante do material esportivo que usa.
Segundo o próprio Ronaldo declarou em entrevista na TV, o contrato continua válido por 10 anos após a aposentadoria. Será que isso pesou na decisão de levar a carreira até muito além do que o juÃzo aconselhava?
Provavelmente nunca saberemos. A versão oficial é de que o corpo não corresponde mais aos comandos geniais do cérebro.
Para boa parte da torcida do Corinthians, o resultado final dessa dicotomia entre cérebro e músculo eram movimentos patéticos e letárgicos que muito pouco relembram o craque que brilhou nos campos da Europa.
Se no começo a fórmula fez sucesso pela fama do Ãdolo, no final se tornou um fardo muito pesado para o resto do time carregar.
O ponto de ruptura com a torcida teria sido a saÃda precoce da Libertadores com um empate em casa contra o fraco Tolima e a derrota de 2 a 0 na partida de volta na Colômbia. Protestos e revolta dos torcedores deram a conta da insatisfação.
Na verdade, o casamento com a parte mais apaixonada da Fiel já tinha acabado há mais tempo. Possivelmente, a tolerância terminou no ano passado. Em 2010, Ronaldo entrou em campo em apenas 26, das mais de 60 vezes que o Corinthians jogou.
Dizem que também está cansado de receber ameaças de torcedores idiotizados pela paixão ao clube, que se estendem a membros de sua famÃlia.
Mas segundo os mais céticos, ao se aposentar dos gramados aos 34 anos Ronaldo volta a tomar uma astuta decisão empresarial.
Assim como fez quando decidiu explorar comercialmente a parceria com o Corinthians que rendeu alguns milhões para clube, jogador e agentes diversos, Ronaldo agora estaria tentando preservar a imagem de Ãdolo antes que ela se deteriore, para continuar promovendo marcas a eles vinculadas em eventos a que for convidado.
Uma coisa é fato, com ele a camisa do Corinthians passou a ser a sexta mais rentável do mundo.
Mas por melhor que ele seja como homem de negócios jamais chegará perto do que foi como jogador, como o craque fenomenal que enloqueceu zagueiros nos campeonatos mais disputados do planeta.
Com a aposentadoria ele espera poder fazer com que a torcida lembre apenas daquelas jogadas fabulosas, das arrancadas em velocidade rumo ao gol e dos tÃtulos conseguidos.
Ficando todo o resto irrelevante, incluindo as inúmeras contusões, os grandes e sensacionais escândalos, a final da Copa de 98 e o triste fim de jogador fora de forma, gordo, desajeitado, se esforçando em campo contra um corpo que não mais respondia como esperavam os torcedores.
°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário
Totalmente infeliz esta matéria...
Esse é um corintiano e não escondeu isso no seu texto. Pobre infeliz que não consegue fazer uma análise se afastar seus sentimentos dela.
Ronaldo deixa de ser craque da bola mas pode se tornar um grande homem
Adeus de Ronaldo emociona corinthianos, gente de todos times e paÃses, em especial as crianças, menos a imprensa que é mais fria e "racional"...
DE REPENTE ELE PODE FAZER MUITO AINDA...NO JOGO DA VIDA
Foi mais do que uma entrevista coletiva, um evento, comnparável a um pronunciamento presidencial, no caso, a despedida do futebol de Ronaldo LuÃs Nazário de Lima, carioca de nascimento e corinthiano por opção, ele mesmo explicou que provocada por um tipo de doença (hipertireodismo) que ele só poderia tratar, parando de jogar (medicação considerada dopping), além de lesões e de dores (uma delas, a incompreensão de uma minoria de torcedores e da maioria da imprensa brasileira, que adora fazer uma piadinha a qualquer custo). Diante de toda essa violência, de variados tipos, ele se comportou com um ser humano maior: ali não estava uma autoridade, Ronaldo deixou claro a sua humildade, agradeceu a todos, até aos seus crÃticos e fica a certeza, que sai dos campos de futebol como craque para avançar na vida, como um grande homem em que poderá se transformar. Mais do que ajudar ao Corinthians e a outros atletas profissionais com a sua agência, a que vai-se dedicar, ele lançou hoje a Fundação Criando Fenômenos. Este talvez venha a ser o caminho para que o Brasil ganhe um grande ser humano, para liderar no esporte e na vida um trabalho de evolução que anda faltando muito hoje em dia no paÃs e em todo o planeta. Feliz, vida, Ronaldo, vá em frente, diante do futuro você é apenas um garoto.
está claro que quem fez a matéria morre de inveja do que o Ronaldo foi um dia. VAI SER O ETERNO FENÔMENO!E VAI FICAR PRA SEMPRE NA CABEÇA DE MILHÕES DE APAIXONADOS. E VC VAI TER QUE ENGOLIR ISSO !
Tb achei a matéria infeliz...
Excelente abordagem!
Sua despedida foi um belo espetáculo de merchandising, inclusive com horário escolhido "a dedo" para repercutir globalmente.
Sou corintiano e fiquei feliz quando o Ronaldo chegou, mas confesso que estou muito mais feliz agora com a saÃda dele. Vamo que vamo Timão!
Puxa vida, que bom ler isso. As vezes penso que a imprensa brasileira está toda junta para ficar nesse oba oba atrás desses idolos e esquece o dever de mostrar o lado verdadeiro das coisas. Esse Ronaldo pode ser bom de bola, mas é um manipulador das massas. E esse papo de hipotiroidismo? e as fotos com copo de chopp na mão e o barrigão por cima da sunga?
Matéria como essa deixa qualquer um, que gosta de futebol e respeita um dos maiores da historia,chateado. Vc fala como se tivesse raiva ou inveja da pessoa. Realmente, brasileiro não sabe valorizar quem se destaca. Infeliz matéria.
Fui um dos melhores sem dúvida, mas acabou mal. Se tinha problema de emagagrecer porque negou o tempo todo? porque não disse logo? até bateu boca com o Lula. Que feio. E duvido se tivesse continuado na Libertadores teria parado ontem. Com dores e gordura ia continuar mamando nas tetas do Coringão.
Foi um grande jogador, mas não foi bem orientado. Devia ter parado antes, assim que venceu a Copa de 2002. Aà sim, os torcedores só lembrariam das coisas boas. Hoje, as pessoas só lembrarão dos travestis e da barriga saliente.
Parou tarde. Idolo popular tem que parar no auge para as pessoas so lembrarem dos bons momentos. Agora muita gente lembra dele envolvido com travestis. Parou muito tarde!
Na minha opiniao o Ronaldo será sempre o "fenômeno", independente dos momentos baixos. O que marca realmente e vale a pena lembrar foi a alegria e orgulho que senti como torcedora e brasileira graças a ele.
Cristin, criticar a atuação de alguém agora é "inveja"? A que ponto chega a ignorância.
As vezes a opiniao das pessoas nao e exatamente inveja do idolo, de jeito nenhum e so opiniao mesmo, nada mais do que isso. Ate o Pele "sugeriu" que o Ronaldinho deveria ter parado antes. Sera que o Pele tem inveja do Ronaldinho? Obvio que nao. E somente uma opiniao, so isso.
Por mais que sejamos "fans" de alquem nao deveriamos ser tao apaixonados assim, ne gente. Nem toda opiniao diferente da sua tem que ser necessariamente inveja.
Não sou corintiana, mas sou brasileira. Gosto de futebol, mas acima de tudo RESPEITO os craques e Ãdolos que representam COM DIGNIDADE nosso paÃs AQUI e no exterior. Acho infeliz este tipo de matéria, independente dos milhares, milhões, zilhões que circulam o meio futebolÃstico, automobilÃstico, etc o craque MERECE respeito. Acho mais... Acho que muitos deveriam "olhar" sua própria SIGNIFICANCIA quando apontam sua caneta a outros...
DEMORO.................hehehehehe e ainda encerrou a carreira no conrintians..........heheheh que da hora
so la mesmo pra aceitar esse pilantra.
Todos têm direito de pensar o que quiser de Ronaldo, vulgo fenômeno, só não podemos esquecer que como qualquer ser humano ele teve acertos e erros.
Concordo, planamente. Ronaldo é apanas um cara com acertos e erros!