"Isso aqui é feio para caramba"
Depois de uma caminhada de uma hora sem parar pela Floresta Amazônica encontramos um grupo do serviço geográfico do Exército que trabalhava na demarcação do Parque Estadual de Tapauá.
Com eles, estavam 22 alunos do Instituto Militar de Engenharia (IME) em viagem de instrução pela Amazônia. Faz parte da formação dos futuros geógrafos e cartógrafos militares.
Atentamente, observavam a instalação do sofisticado aparelho de GPS que indicou o local exato para a instalação do marco do parque e depois ainda foram arguidos pelo comandante do serviço, o general Pedro Ronalt Vieira.
Enquanto eu trabalhava intensamente nas três lÃnguas em que tenho mandado material de volta a Londres, o nosso guia, o geógrafo Luiz Cleyton Holanda, observou uma cena curiosa:
Um dos estudantes, fardado, comentou em voz alta com seus colegas que não entendia por que tanto barulho pela preservação da Amazônia.
"Isso aqui é feio para caramba", disparou.
Cleyton, um apaixonado pela Amazõnia, se controlou para não partir para o ataque.
No fim das contas, quem sofreu fui eu. O aluno do IME também era carioca....
°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário
Como sempre a imprensa estrangeira da destaque a um aspecto negativo.
Pronto! lá na gringolandia todo mundo vai pensar que somos todos imbecis.
Obrigado.
Absurdo o comentario deste rapaz. E devemos supor que seria gente assim que estaria zelando pelos interesses militares, estrategicos y de preservacion da Amazonia Legal.
Sinto pena de quem tem uma visao do mundo a da vida tao limitada assim. Quem sabe nessa viagem que ele está sendo obrigado a fazer aprenda de alguma forma que sem esse ¨lugar feio¨ a vida seria no mundo todo, no minimo, bem mais dificil. Mas isso é apenas um argumento basico........
O Brasil, definitivamente e evidentemente, deve investir em educaçao. Nem o jovem brasileiro com um nivel de escolaridade medio e alto tem, de forma geral, uma consciencia bem formada e com fundamentos solidos sobre nada que conforme nosso meio ou mesmo o mundo em que vivemos hoje. Sentido critico zero. Astenia mental. Atitude bovina.
E sinto muito pelo responsavel das reportagens, que se sentiu constrangido por ter que admitir que o infame comentario havia sido feito por um conterraneo seu, mas é um fato a alienaçao em que vive todo o sul e sudeste com relaçao ao resto do paÃs.
A todos que participam nessa expediçao, meus agradecimentos e parabens.
Mostrar o que existe a muito tempo nesse lugar e todo mundo faz de conta que nao ve é um mérito. As pessoas tem que saber que a cadeira bonita da sala e a mesa grande de jantar, la em Guarulhos ou Curitiba, Rio, Brasilia, Porto Alegre, etc... saiu de uma ou varias arvores dessa grande dispensa que nos foi confiada e que usamos da maneira mais insensata possivel, como novos ricos, como se fossemos os que menos precisam.
Moro na Espanha a mais de 3 anos, e fora do Brasil a mais de 10 anos. Sou medico, e saà de Porto Velho, depois de uma infancia inesquecivelmente bonita, para conhecer o mundo. Haviamos saido de Brasilia, eu meus pais e meu irmao, e tivemos a mesma visao que um extrangeiro que acaba de chegar do asfalto e do concreto. Tocamos a natureza de maneira tao brutal e crua que foi impossivel nao adquirir amor por esta terra. Hoje, vendo pela internet as fotos que voces tiram e os relatos dessa aventura, fecho os olhos e recebo na lembrança as agradaveis sensaçoes que estar dentro dessa floresta nos proporciona. O som, o cheiro, a imensidao e a impressao de que nao somos absolutamente nada. E dói muito perceber que minha esposa, que é espanhola, chora e sente de forma muito mais intensa as feridas e estragos que causamos à essa regiao e à ²õ pessoas que vivem perto dela, dentro dela e diretamente dela, que um mesmo brasileiro, ou carioca, que dependendo do contexto nao é a mesma coisa, como esse que é o centro, infelizmente, de minhas atençoes nesta misciva.
Um grande abraço e aproveitem, pois a visao que tens durante estes dias frente a vossos olhos, provavelmente lhes faz portadores como eu, de uma imagen que nao chegará possivelmente a ser vista por nossos netos.
Boa sorte e boa viagem.
Esse tipo de comentário, sinceramente, não me surpreende em nada, pois vindo de um carioca, está tudo certo. Infelizmente no Brasil as pessoas costumam defender seus lugares em detrimento da difamação do outro, muitas vezes com comentários ordinários e informações do censo comum. A realidade é essa, mesmo que a mentira impere. Sou da ParaÃba e ouço essas percepções a respeito do meu estado querido. Mas lembrem-se vindo de um carioca, gaúcho, pernambucano, é melhor ficar calado, pois não adianta jogar pérola aos porcos.
Sidney A. Moreira
Campina Grande-PB
É mesmo feio para caramba. E além de feio, inútil.
Feio é o Rio de Janeiro com suas mais de 1.000 favelas!
Ao senhor Pedro Silva, comentario numero 4.
Senhor, com um comentario como este tenho certeza que aprendestes a ler e escrever em casa, e que nunca pisastes numa escola. Também acredito que vossas unicas fontes de conhecimento devem ser canais de televisao, internet lixo e rodas de amigos que da mesma forma que aparentemente o senhor se interessa pelo mundo em que vive e sua preservaçao, estao preocupados unicamente com vossos umbigos.
Leia mais, aprenda mais, e certamente serás mais respeitado.
Alem de feio,só regula a umidade na américa do sul!
Porquê os "ambientalistas", não fazem campanha para defender o mar, que gera o nosso oxigênio?
°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õ 4 e 7, desnecessários... Pura ignorância!Por pessoas como vocês é que somos tachados de burros e sem senso critico fora do PaÃs. O que importa de onde viemos (estados) a responsabilidade é de todos... Parece-me que futuro é algo presente e que muitos não enxergam. A Floresta pode até ser feia para muitos, mas sem ela todos estariam mortos. A defesa não só da floresta, mas de tudo que remete à bem esta do clima, da alimentação da qualidade de vida... Enfim DEFENDER A VIDA!
De todos os comentários o mais ignorante com certeza foi o 7, olha esse me deu vergonha de falar que sou brasileiro, de todos os documentarios, protestos "pelo verde" pois nem precisa estudar tanto pela própria TV e jornal que é duramente manipulada mesmo por ela é possivel saber que nosso Oxygenio e equilibrio climatico é obvio e evidente que vem das arvores, se pelo menos ele tivesse prestado atenção até mesmo em filmes, meu Deus em filmes mostra a tripulação em uma espaçonave em um compartimento totalmente cheio de plantas que gera o oxygenio para a tripulação nem isso o cara conseguiu ver, eu estou embasbacada com esse comentário ignorante, Luciano numa boa, o dia que o mar gerar oxygenio para nós não seremos mais humanos e sim peixes e répteis.
Como estudante do curso de Geografia e futuro geógrafo, fico completamente envergonhado por este infeliz comentário feito por um futuro colega de profissão. A formação em Gerografia nos possibilita um olhar abrangente a respeito de diversos temas e a conservação e a importância da amazônia é um deles. É através de comentários como esse que se pode perceber a preocupação do nosso governo, através do exercito, em proteger nossa preciosa floresta.
Que individuo mais ignorante, pelo menos espero que com o tempo ele mude de opiniao, senao nossos filhos e netos estaram condenados.
Infelizmente isso é Brasil Só espero que não começe uma guerra entre cariocas e o povo da amazônia. Pois isso só vai confirmar o tamanho da IGNORÂNCIA e a incapacidade do povo brasileiro de gerir seus próprios assuntos.
O cara que acha feia uma floresta com suas diversidades e riquezas não sabe o que é viver e não sabe o que é a beleza que representa a vida, tenho pena de pessoas assim e que infelizmente faz o futuro do paÃs.