ý

« Anterior | Principal | Próximo »

Chuvas, nevascas, secas - como vai ficar o clima em 2010?

Categorias dos posts:

Eric Camara | 2010-01-06, 14:22

Chuvas torrenciais de um lado (Brasil), fortes nevascas de outro (Europa) e, no meio disso tudo, secas intermináveis (África): feliz 2010, leitor!

Ninguém pode afirmar com certeza que esses fenômenos são consequência das mudanças climáticas - mesmo porque há El Niño em atividade no Pacífico - mas, da mesma forma, poucos questionam a possibilidade dessa influência...

O que leva à pergunta que não quer calar: como fica a mudança do clima neste ano?

Quem acompanhou as idas e vindas de Copenhague ao longo do ano passado até chegar ao último capítulo, em dezembro, viu o que aconteceu.

gelo.jpg

Não houve fator Obama - ou Lula - que desse jeito, e o encontro acabou sem acordo com valor legal e medidas obrigatórias. O tick, tick, tick dos ambientalistas continuou ticando.

Dependendo da versão que o leitor prefira, a culpa foi da China ou dos países ricos. Pode-se dizer que o Brasil ficou no meio - nem China nem Estados Unidos, nem rico nem pobre, nem culpado nem inocente.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do encontro que, aos 45 minutos do segundo tempo, costurou o fraco Acordo de Copenhague. Estava lá, ao lado de Obama, encarando o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao.

No fim das contas, as discussões mais espinhosas - metas de redução de gases do efeito estufa para países ricos e globais, obrigações dos países em desenvolvimento, financiamento - ficaram para o Ano Novo.

Mesmo sem uma relação direta inquestionável, os acontecimentos das últimas semanas parecem ditar uma certa urgência ao debate.

Mas o que se pode esperar das negociações sobre mudanças climáticas em 2010?

dzԳáDzDeixe seu comentário

  • 1. à 08:33 PM em 06 jan 2010, awrobleski escreveu:

    É melhor prestar mais atenção nestes fatores, pois eles inflenciaram Tudo em nossas vidas, tanto profissionais bem como pessoais

  • 2. à 12:08 PM em 07 jan 2010, JUBANISKI escreveu:

    QUANDO AS FEZES COMEÇAREM A CHEGAR NO BIGODE, ELES IRÃO ESQUECER DOS COMPROMISSOS ESCUSOS E CONCHAVOS. DAÍ VIRÁ A GRITARIA E ACUSAÇÕES MÚTUAS.

  • 3. à 04:55 PM em 08 jan 2010, eduardo escreveu:

    O clima vai transformar em picolé os mafiosos que inventaram o aquecimento global para aumentar impostos e para aumentar o controle do estado sobre o cidadão.

  • 4. à 11:06 PM em 08 jan 2010, Bel A. escreveu:

    Chuvas e enchentes nesta época do ano, no Brasil, não é novidade ou "loucura do tempo". Tivemos alguns anos de estiagem no verão, mas eu lembro de grandes enchentes na década de 90 (cresci em uma cidade sulina na beira de um rio). Sem falar em Santa Catarina, Pelotas, Maranhão no ano passado/retrasado.
    Todas as enchentes é sempre a mesma coisa: a imprensa fala como se fosse algo inédito,um sinal do fim dos tempos ¬¬'

    Incrível mesmo, nessa história toda, é não termos uma rede de monitoramento e um sistema de prevenção e alerta eficientes.

  • 5. à 12:18 PM em 21 jan 2010, Gabriela escreveu:

    Alguém pode me explicar o realmente está acontecendo nesse planeta ? Estou chocada e assustada com a brutal mudança climática. É claro que temos o aquecimento global e tudo mais associado à ele, mas o Fênomeno "El Ninõ" está sendo um dos responsáveis por toda essa chuvarada ?
    Como será outono-inverno para 2010...
    Meu Deus, aonde vamos parar ?
    Espero que todos nós tenhamos barco e snorkel em casa.
    Eu realmente fico triste... a Terra está literalmente chorando e ninguém se dá conta disso. Alguém poderia me emprestar uma caixa de lenço de papel ?

  • 6. à 02:08 PM em 18 mai 2010, Dyandra escreveu:

    Muito bom..ameiii

ý iD

ý navigation

ý © 2014 A ý não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.