O rato que venceu o Brasil
Hoje o assunto na Argentina não é a gripe suÃna que avança no paÃs ou o desgaste polÃtico da presidente Cristina Kirchner após a derrota da lista do governo nas eleições legislativas.
O assunto aqui é a vitória do Estudiantes contra o Cruzeiro, no Mineirão, em Belo Horizonte, que lhe rendeu a taça de campeão da Libertadores.
O Estudiantes é conhecido aqui na Argentina como "pincha rata" ("espeta rato", que recorda sua origem humilde). A vitória do time vermelho e branco, da cidade argentina de La Plata, é a manchete dos principais jornais e 'O' tema nas emissoras de rádio, como as Diez e Mitre, e de televisão, como o canal 13 e as TVs América e C5N.
"Estudiantes se consagrou com futebol e coragem", diz o jornal °ä±ô²¹°ùòÔ, o mais vendido do paÃs, em sua manchete. Na chamada na primeira página, o diário destaca ainda que foi um "dois a um inesquecÃvel". O jornal La Nación também ressaltou o resultado na capa, afirmando que o Estudiantes teve "sua noite de glória" no Brasil.
O mesmo destaque deram o Página 12 e o El Cronista, dedicado, normalmente, a assuntos de economia. Na rádio Diez, Juan Ramón Verón, pai da "brujita" ("bruxinha") Juan Sebastián Verón, por telefone: "É muito emocionante".
E quase não pode falar de emoção. "Verón ganhou e da forma mais desejada por qualquer torcedor argentino, no Brasil", escreveu o enviado especial do °ä±ô²¹°ùÃ²Ô Ã BH.
Em La Plata, a festa durou toda a madrugada e continuava nesta quinta-feira, com buzinaços, bandeiras, gritinhos de homens e mulheres nas ruas, diante das câmeras de televisão.
Torcedores do Gimnasia, adversário ferrenho do Estudiantes, em La Plata, também comemoraram: "Ganhar no Brasil e de um time brasileiro, é a glória. Hoje, todos somos platenses", disse uma jovem à TN (Todo NotÃcias). O comentarista esportivo da TN observou que a vitória ocorreu num estádio lotado com quase 70 mil torcedores, maioria de brasileiros. "Deixamos 70 mil pessoas mudas e no Brasil", disse outro torcedor na TV C5N, mostrando as manchetes dos jornais à ²õ câmeras.
O ex-técnico da seleção argentina, Carlos Bilardo, e atual manager desta mesma seleção azul e branco, cujo técnico é Maradona, também esteve no Mineirão. "Tudo isso me fez lembrar meus tempos de jogador. Um momento muito especial".
O Estudiantes não ganhava a Copa Libertadores desde 1970. Mas o clima entre os torcedores que viajaram para a capital mineira, em La Plata e em alguns setores da mÃdia argentina é quase de final de Copa do Mundo - entre Brasil e Argentina. "Manda Argentina", foi o tÃtulo do °¿±ôé, o principal jornal esportivo do paÃs. "Estudiantes ficou com a edição número 50 da Copa Libertadores e confirmou a liderança do futebol argentino no continente". O °¿±ôé parece resumir o sentimento de muitos argentinos hoje, depois do jogo de ontem, com um time brasileiro perdendo em casa.
°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário
Pé frio de Serra e Aécio levam Cruzeiro à derrota
Nossos amigos leitores lembram:
O Aécio Neves (PSDB/MG) e José Serra (PSDB/SP) foram ontem ao Mineirão fazer média com a torcida mineira do Cruzeiro.
Os dois "pé-frios" trouxeram junto a "urucubaca", e o time estrelado perdeu a Copa Libertadores para os argentinos.
O leitor lembra que o "colonista" Cláudio Humberto vive fazendo piada com o torcedor Lula, quando o time do presidente perde.
Ora, o corintiano Lula ganhou todas este ano: Campeão Paulista e Campeão da Copa do Brasil, além de sério candidato ao Brasileiro Série A.
E agora? O "colonista" não vai chamar o Serra e Aécio de grandes pé-frios?
Assisti o jogo e acho que os Estudiantes mereceram a vitória. O futebol cruzeirense tinha a maior técnica, mas não a maior raça. Essa foi mais uma das grandes demonstrações de que talento não vale de nada se não houver atitude.
Ter marcado um gol em casa e levar dois em plena final da libertadores é demais! O que aconteceu? Faltou raça realmente? Técnica? Não acredito em sorte ou pé frio, acho mesmo que o Estudiantes como não tinha nada a perder foi com tudo para o ataque e a tragédia aconteceu. Ao menos os argetinos são bons na libertadores...algo que faço questão do Brasil não ser, prefiro a copa do mundo!
Me senti argentina neste jogo, achando o máximo a derrota do Cruzeiro. Entre um time argentino e o cruzeiro, sou mais os Hermanos.
O Cruzeiro não poderia ganhar, se há mesmo Deus lá em cima.Deus não perdoa tanta empáfia, tanta arrogância, Deus é justo,por isso, atendeu com satisfação aos apelos da massa galista.
Só de fogos gastei 2.500....É muita felicidade.
Moreira
O choro é livre,cruzeirenes.Deitei e rolei com a derrota do Cruzeiro. Mas por falar em Cláudio Humberto, que alguém cita como "colonista":não é o mesmo Cláudio, da equipe do Collor , o defenestrado por corrupção da presidência , agora "assim" com nosso mui amado presidente, o rei da demagogia?.Ficamos assim:Cláudio colonista, Lula, novo Colorista.E a vida continua.Galo pras cabeças.
Srs. Para quem não é de MG os torcedores do cruzeiro só falavam em comprar 1 pacote de viagem para Dubai, claro, antes da final. O time foi como a torcida: Prepotente e soberbo, fez 1 a 0 e pronto
Toda arrogância será castigada
Já que o assunto saiu da área esportiva em direção à perigosa da polÃtica , algo a perguntar:o "colonista! Cláudio Humberto não é o mesmo que serviu ao governo Collor,o defenestrado, agora amÃssÃssimo do collorido Lula, o que não deixa os "companheiros" ou camaradas sem uma "boca" na administração federal.Não é o mesmo?
Moreira
O que era para ser a alegre derrota do Cruzeiro tornou-se local de propaganda polÃtico-partidária.Se é assim, lá vai:E o Lula, paz e amor, atual collorista,com seus atos aos longo de seu "governo", um "pé-quente" para seus companhheiros ou camaradas que almejam sinecuras em estatais ou no serviço público da nossa pobre nação.E pelo visto, claro que desejam continuar com as "bocas", que ninguém é bobo nem de ferro.Viva o socialismo-patrimonialista!, pensam eles.
Já mandei 2 oomentários sobre o texto, mas parece-me que a blogueira é petista convicta, só pode ser isso, pois, neles, ataquei o supremo chefe do partido.Por serem polÃcos não pode ser, pois o primeiro comentário é totalmente politico-partidário.
Com efeito!
Moreira
Queria blogueira,reclamei aÃ, mas não precisava exagerar ,colocando umas quatro indigestas opiniões minhas.Melhor dar por encerrado o assunto, mas sem antes declarar:Cruzeiro contra os Estudiantes fez alegria da massa galista.
Mas o Serra ,realmente ,se deu mal.Quis embarcar na canoa "vitoriosa" e deu no que deu, foi a pique.
Moreira
Gostaria de deixar uma sÃntese lógica e sem falcatruas, foi mais que merecida esta glória ao bravo Estudientes, isso prova a superioridade na final da libertadores, o adversário fraco e volúvel ao qual enfrentaram não ofereceu resistência e nem ameaça, santo de casa não faz milagre, vitória excepcional e dÃgna, não adianta retaliações por parte dos perdedores, digo isso porque libertadores sem tÃtulo mundial não é tÃtulo, então não me venham com sugestas dizendo que "eles" têem 2 libertadores, porque não tem na verdade nada! e ainda por cima estão rumando ao rebaixamento no brasileirão! é muita glória misturada com vitória!