Duas vagas na seleção de Mano
O técnico Mano Menezes deu no domingo, em Londres, alguns sinais claros de que já formou o time que disputará a Copa América, um dos três grandes torneios que a Seleção jogará até a Copa de 2014 (além das OlimpÃadas de 2012 e da Copa das Confederações de 2013).
Enquanto a defesa parece estar fechada, Mano ainda precisa preencher duas vagas no setor ofensivo até o dia 3 de julho, quando o Brasil estreia contra a Venezuela, em La Plata.
A base do time de Mano é bastante parecida com o time que entrou em campo em Londres no domingo contra a Escócia. Mano demorou mais de 70 minutos para fazer a primeira substituição, testando outras opções.
No gol, o goleiro Victor deu lugar a Júlio César nos últimos dois amistosos, e é difÃcil acreditar que Mano mude de ideia até julho. Jefferson, presente em todas as convocações recentes, também parece seguro no posto de terceiro goleiro.
No setor defensivo, a única novidade no domingo foi a não-escalação de David Luiz, um dos jogadores frequentes nas convocações da Era Mano. O zagueiro do Chelsea assistiu do banco à volta de ³¢Ãº³¦¾±´Ç, que por sua experiência, liderança e boa forma é candidato natural ao posto de titular de Mano. Thiago Silva, que vinha dividindo o setor com David Luiz antes da volta de ³¢Ãº³¦¾±´Ç, jogou pela terceira vez seguida como titular de Mano.
Nas laterais, Marcelo e Maicon foram chamados, mas Mano optou por Daniel Alves e André Santos como titulares, como já havia feito nos últimos dois amistosos do Brasil. Maicon, que era titular na Era Dunga, vê agora o lateral-direito do Barcelona se firmar na posição. Já André Santos teve boa atuação contra a Escócia, com participação importante no belo gol de Neymar. Marcelo, que teria recebido chance no time no domingo, machucou-se no treino. Talvez exista aqui uma possibilidade de mudanças até julho.
Do meio para a frente é onde Mano Menezes ainda faz testes. Entre os volantes, Lucas Leiva é o jogador preferido do técnico, titular em todas as ocasiões. Ontem Ramires foi escalado ao seu lado, mas Sandro e Elias também têm entrado durante as partidas.
Se Ganso, que está retornando de lesão no Santos, e Neymar continuarem jogando o futebol que os tornou famosos, há poucas dúvidas de que eles serão os titulares brasileiros na Copa América. Sobrariam então apenas duas vagas no ataque e no meio campo brasileiro.
Para o meio, Mano convocou nada menos do que nove jogadores diferentes nos últimos três amistosos (Elano, Douglas, Philippe Coutinho, Ronaldinho Gaúcho, Hernanes, Anderson, Lucas, Renato Augusto e Jádson). Alguns destes jogadores são também opções defensivas, podendo atuar como volantes.
Outros não estiveram bem nos momentos em que foram chamados, como foi o caso de Ronaldinho Gaúcho, Hernanes e Douglas, ou até mesmo Jádson, que foi discreto na vitória de domingo contra a Escócia. O destaque do amistoso foi o jovem Lucas, do São Paulo, que tem bom entrosamento com seu companheiro de Sub-20, Neymar.
Outro posto incompleto é o de atacante, para jogar ao lado do incontestável Neymar. Pato e Robinho são os favoritos, com Mano já tendo manifestado preferência pelo último. Mas a convocação de cinco atacantes diferentes nos últimos três amistosos (Jonas, Leandro Damião, Nilmar, Hulk e André) é um indÃcio de que ainda há espaço para mudanças na frente.
O próximo teste da Seleção será no dia 4 de junho no Serra Dourada contra a Holanda, e promete ser mais interessante para se avaliar o desempenho dos jogadores. Depois disso, o Brasil joga apenas mais uma vez antes da Copa América, no dia 7 no Pacaembu, contra a Romênia, mas desta vez em clima de festa, para a despedida de Ronaldo Nazário.