Spock x Darth Vader
Um deles é famoso por sempre manter o temperamento sereno, de falar frases de grande sabedoria e de não se deixar levar pelas emoções, como o senhor Spock, de Jornada nas Estrelas.
O outro tem fama de se mover pelas sombras, de tomar decisões em segredo e de manipular os demais a seu redor, como o Darth Vader, de Star Wars.
Pois Spock e Darth Vader escolheram a capital americana como palco de seu primeiro grande embate.
Barack Obama, que já foi comparado a Spock, elencou, com argumentos cuja lógica nem um vulcano refutaria, os motivos pelos quais a prisão de segurança máxima de Guantánamo deixou os americanos menos seguros e não o contrário.
Ele usou o mesmo argumento para condenar o uso de técnicas severas de interrogatório que muitos qualificam como sendo tortura.
Poucos minutos depois, o ex-vice-presidente americano Dick Cheney, comparado a Darth Vader em inúmeras ocasiões, lançou uma ardorosa defesa da manutenção da prisão de Guantánamo e das técnicas de interrogatório severas.
Estas práticas, segundo ele, teriam mantido o paÃs mais seguro. Um argumento digno de um adepto do lado negro da Força, para o qual os fins sempre justificam os meios, dirão os crÃticos.
Para Cheney, os resultados mostrados por estas práticas, que ele defendeu com unhas e dentes durante a gestão Bush, são claramente eficazes e aqueles que não o percebem possuem ''uma falta de fé perturbadora'', como diria Lorde Vader.
O ex-vice lÃder acredita que os detidos no presÃdio de segurança máxima tem de permanecer por lá, bem longe dos Estados Unidos. Se pudesse, talvez ele até os enviasse para ainda mais longe, quem sabe a Prisão Imperial do planeta Dathomir.
Já o sereno presidente, movido por princÃpios e pela lógica, acredita que ao manterem indefinidamente detidos em Guantánamo os 240 prisioneiros que lá se encontram, os Estados Unidos estão minando sua própria reputação internacional e permitindo que uma ameaça seja um pretexto para ignorar a tradição de leis do paÃs.
Em princÃpio, muitos americanos concordaram com o presidente de que a existência do presÃdio de segurança máxima seria uma aberração legal, mas não querem ver os detidos trazidos para as suas regiões.
Dick Cheney quando abandonou o poder era visto com mais aversão por muitos americanos do que a provocada pela visão de Jabba, o Hutt.
Mas agora, como mostra uma pesquisa da rede CNN ele pode até não ser um Luke Skywalker, mas sua popularidade já passou de minguados 29% para 37%.
O efeito do embate sem precedentes entre o lÃder eleito e o ex-vice é o de alimentar ainda mais as já significativas diferenças entre os americanos.
Afinal, quem é amigo de Spock dificilmente aceitaria tomar uma cerveja romulana na cantina do planeta Tatooine com Darth Vader. E vice versa.
°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário
excedeu
superou-se
oh postzinho mais estúpido!
nerd!nerd!nerd!
lessa e mendes não estão bem acompanhados
Parabéns! Ótimo post.
O mauricio ai de cima é que é o estúpido. E dos grandes!
Lessa e Mendes estão em ótima companhia!
Parabéns, novamente.
O Diogo Mainardi fez uma coluna em homenagem ao DICK. Este amargurado jornalista ñ tem jeito.
Tenho uma sugetão dos que defendem os terroristas de Guantanamo.
Convidem eles para morarem nas suas casas com seus filhos.