ý

« Anterior | Principal | Próximo »

Novo currículo para os alunos do Texas

Alessandra Correa | 2010-05-21, 23:42

Uma decisão anunciada nesta sexta-feira reforçou a imagem que muitos americanos têm do Texas como um dos Estados mais conservadores do país.

Depois de meses de polêmica e protestos, o Conselho de Educação do Estado aprovou uma revisão dos currículos de Estudos Sociais e História nas escolas públicas.

Muita gente não gostou da mudança e diz que é resultado da influência de uma ala republicana religiosa no conselho e que vai politizar o ensino e impor visões conservadoras.

Uma das modificações prevê que os professores do Texas deem maior ênfase ao ensino dos benefícios do sistema de livre mercado americano.

Outra proposta é a de que as aulas ressaltem como os ideais americanos beneficiam o mundo, enquanto organizações como a ONU podem representar uma ameaça à liberdades individuais.

A revisão no currículo das escolas texanas ocorre a cada dez anos. Isso significa que as mudanças aprovadas nesta semana só poderão ser modificadas daqui a uma década.

A preocupação dos críticos dessa reforma é também de que as mudanças possam respingar em outros Estados, já que, com quase 5 milhões de alunos, o Texas tem grande influência na indústria de livros didáticos do país.

dzԳáDzDeixe seu comentário

  • 1. à 12:19 AM em 22 mai 2010, Marco Alencar escreveu:

    Barbaridade, hein. Os americanos já são estereotipados como os alunos menos preparados do mundo... agora então vão justificar o estereótipo.

  • 2. à 02:10 PM em 22 mai 2010, Otávio Silveira Brotero escreveu:

    É uma surpreendente apologia à cegueira. Quero dizer, pensando objetivamente, quem em sã consciência poderia interpretar essa catequização como educação? Não dá para não de ter pena dos que sofrerão com esse abuso "educacional".

  • 3. à 03:59 PM em 22 mai 2010, AQUINO CORREIA JAPIASSÚ escreveu:

    ISSO É INACEITÁVEL PARA UM MUNDO CIVILIZADO. O IMPÉRIO ESTÁ RUÍNDO.

  • 4. à 02:27 PM em 23 mai 2010, Daniel escreveu:

    Depois `e a Coreia do Norte e Cuba que manipulam informacoes para a populacao.

  • 5. à 01:53 AM em 24 mai 2010, Sergio Leal Nunes escreveu:

    A criação da ONU foi o início da implantação de um governo mundial, que é uma ameaça as liberdades individuais. A revisão de currículo no Texas nada mais é que um sinal de resistência a Nova Ordem Mundial. Bom sinal.

  • 6. à 04:47 AM em 24 mai 2010, Wlademy Queiroz escreveu:

    Espera um pouco... até onde eu li não consegui ver nada de absurdo no assunto.

    Vejamos:

    1) "Uma das modificações prevê que os professores do Texas deem maior ênfase ao ensino dos benefícios do sistema de livre mercado americano."

    Mas o livre mercado é a única solução para o mundo. Que outro sistema trouxe mais progresso à humanidade do que este? Vai dizer que foi o Socialismo/COCÔmunismo, que só trouxe miséria e destruição?

    2) "Outra proposta é a de que as aulas ressaltem como os ideais americanos beneficiam o mundo"

    E não beneficiam? Os EUA são copiados por todo o mundo e ainda é o melhor lugar do mundo para se viver, apesar de alguns defeitos (nada é perfeito) e da tentativa das esquerdas de destruir esse país.

    3) "enquanto organizações como a ONU podem representar uma ameaça à liberdades individuais."

    Qual é a função da ONU, afinal? Implantar um governo mundial e destruir a soberania das nacoes, entre elas os EUA. Cada país deve cuidar de seus assuntos internos, sem a interferência de nenhuma organização.

    Esse pessoal de esquerda não sossega enquanto não transformar o mundo inteiro em uma Coréia do Norte.

  • 7. à 02:38 PM em 24 mai 2010, Diogo escreveu:

    Livrar os alunos texanos da grade curricular coletivista é uma política pública digna de louvor!

  • 8. à 07:28 PM em 24 mai 2010, Enoch-Brasil escreveu:

    Eu estava para dizer algo... No entanto, depois que observei o post de Wlademy Queiroz não preciso dizer mais nada! Ele resumiu perfeitamente o que pretendia dizer... Está ótimo... Parabéns... Ainda há vida inteligente no mundo...

  • 9. à 12:52 AM em 25 mai 2010, Enoch escreveu:

    Sinceramente não vi nada de absurdo.

  • 10. à 02:52 PM em 25 mai 2010, Quisuyupanki escreveu:

    Isso é o começo do fim.
    Alemanha Partido NAcional Socialista, década de 1930 prega ufnaismo nacionalista.
    EUA, Partido Republicano, decada de 2010 prega ufnaismo nacionalista.

    Os impérios, quando em declínio, começam a dar enfase ao ufanismo nacionalista.
    E vem mais por aí, pois os EUA estão desesperadamente correndo atrás, para continuarem a ser respeitados como os donos do mundo. Nem se dream por conta que já não mais são.

  • 11. à 10:57 PM em 25 mai 2010, Pablo Habibe escreveu:

    Não é em nada diferente da propaganda esquerdista que é feita nas salas de aula brasileiras. Não é de hoje que as escolas fundamentais são um dos campos de batalha mais visados por intolerantes de esquerda e direita...

  • 12. à 07:03 PM em 26 mai 2010, Luis escreveu:

    Achei a mudança positiva!

    Melhor do que o currículo brasileiro onde os livros de história nos incitam a nos rebelar contra "impérios". Daí formam um monte de esquerdistas, "revolucinários" que acham que a culpa de tudo é dos EUA e do Bush.

    Francamente... a ONU é um lixo!

  • 13. à 11:15 PM em 27 mai 2010, Fernando Rossi escreveu:

    É de arrepiar que um futuro presidente dos EUA possa sair de uma escola dessas. É uma madrassa do livre mercado e unilateralismo americano. Quanto aos outros que não veêm problema nisso, por favor informem-se antes de psotar aqui.

  • 14. à 11:44 PM em 27 mai 2010, geo escreveu:

    Eu também acho que os estados unidos são amigos, aliados e só querem ajudar, ah e também acredito em papai noel, piada... rsrs só mesmo brasileiros .

  • 15. à 03:53 AM em 28 mai 2010, Marco Olivieri escreveu:

    Quem controla as liberdades pessoais? A ONU? ou seriam as agencias federais americanas (CIA, FBI,.....) que vigiam o povo americano passo a passo e interferem na administração de outras nações?!?

  • 16. à 12:41 PM em 28 mai 2010, Alexandre Guimarães escreveu:

    O que a ignorância com muito dinheiro é capaz de fazer! Os caras falam em liberdades individuais e, por conta do muito dinheiro, acabam com as liberdades dos outros países, matam, fazem guerras. Minha esperança é que a ignorância destes imbecis fale mais alto que o dinheiro deles, aí acabem quietos por lá mesmo, esquecidos! Um país que ensina criacionismo nas salas de aula e não nas igrejas está condenado, cedo ou tarde vai falir (de verdade, nada de crise para banco tomar algum dinheiro).

  • 17. à 06:45 AM em 29 mai 2010, Wlademy Queiroz escreveu:

    Deixa eu ver se entendi; o Fernando Rossi disse:

    "É de arrepiar que um futuro presidente dos EUA possa sair de uma escola dessas."

    O que tem isso a ver? A única coisa que estas escolas pretendem com isso é mostrar a todas as pessoas os benefícios TANGÍVEIS E MENSURÁVEIS do Capitalismo e do Empreededorismo e o quanto os ideias americanos beneficiaram o mundo. O que tem de errado nisso? O mundo inteiro copia a América.

    "É uma madrassa do livre mercado e unilateralismo americano."

    E quanto a doutrinação esquerdista que se vê nas escolas brasileiras, nos acampamentos dos vagabundos do MST e até nas igrejas católicas com a tal da Teologia da "Libertação"? Isso pode?

    "Quanto aos outros que não veêm problema nisso, por favor informem-se antes de psotar aqui."

    Eu já me informei e percebi que o contrário da Democracia Liberal Capitalista é o Socialismo/COCÔmunismo/Esquerdismo, cujas únicas coisas que conseguiu distribuir para o povo até hoje foram fome, escravidão, perseguições, torturas e mortes. Haja vista o que se passa na Coreia do Norte, China, Cuba e Laos. Quem acha que eu estou errado deveria se mudar para um desses países e experimentar na própria pele as "maravilhas" de um regime esquerdista. SIMPLES!

    QUEM SE HABILITA?

  • 18. à 11:00 PM em 29 mai 2010, Hilton escreveu:

    Eu estava me perguntando: "que tipo de gente vai sair de uma escola dessas daqui há alguns anos"... pessoas como o colega comentarista Wlademy Queiroz certamente vão ser o produto mais light dessas instituições.

    Se você acha os EUA o melhor país do mundo, vá dar uma espiada no IDH, índices de educação e qualidade de vida de países como Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia, meu caro. Aquilo sim que é lugar pra se viver.

    Depois, pense um pouquinho em suas convicções sobre seu país-modelo se ele estivesse patrocinando uma mudança de poder para um regime sangrento no SEU país de residência, como aconteceu no Irã em 1953, só para citar UM caso. Dá uma estudadinha... pesquisa na wikipedia sobre "1953 iran coup" e sobre o regime que foi instaurado. ;)

  • 19. à 03:19 AM em 30 mai 2010, Rolando escreveu:

    Já viu os cursos de Humanas nas Universidades brasileiras? Tente mostrar-se publicamente contrário à ideias da esquerda e você vai ser linchado moralmente. O primeiro adjetivo que lhe colocarão, logicamente, será reacionário. E por aí vai...

  • 20. à 06:41 PM em 30 mai 2010, Wlademy Queiroz escreveu:

    Hilton, meu caro, você é um primor da inteligência humana. Vejamos:

    Hilton: "Eu estava me perguntando: "que tipo de gente vai sair de uma escola dessas daqui há alguns anos"... pessoas como o colega comentarista Wlademy Queiroz certamente vão ser o produto mais light dessas instituições."

    Wlademy: Acho que você se enganou. Eu JÁ SOU UM PRODUTO DESSA INSTITUIÇÃO, isso porquê eu pratico e exerço todas as minhas liberdades individuais, cujo direito de comprar e vender legalmente de quem e para quem eu quiser, pelo preço e condições que eu desejar é apenas uma delas. Isto se chama empreendedorismo, e é a essência do espírito americano.

    Hilton: "Se você acha os EUA o melhor país do mundo, vá dar uma espiada no IDH, índices de educação e qualidade de vida de países como Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia, meu caro. Aquilo sim que é lugar pra se viver."

    Wlademy: IDH? E quem vive de IDH, meu inteligentíssimo debatedor? Se fosse assim, Cuba (com todos aqueles números falsificados fornecidos por fidel e sua corja e que ninguém pode conferir) seria o paraíso na terra. Ninguém vive de IDH, eu repito. Nós vivemos é de liberdade, sem a qual não vale à pena viver. Agora, o que mais me chama a atenção nesse seu "argumento" é uma disparidade facilmente constatada por qualquer um: Eu não vejo ninguém arriscando a vida para entrar em países como Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia (isso para não citar Cuba, porque aí já seria covardia), mas se encontra facilmente essas pessoas na fronteira dos EUA. Por quê será? E para completar, eu não acho que os EUA são o melhor país do mundo: EU TENHO CERTEZA.

    Hilton: Depois, pense um pouquinho em suas convicções sobre seu país-modelo se ele estivesse patrocinando uma mudança de poder para um regime sangrento no SEU país de residência, como aconteceu no Irã em 1953, só para citar UM caso. Dá uma estudadinha... pesquisa na wikipedia sobre "1953 iran coup" e sobre o regime que foi instaurado. ;)

    Wlademy: Sua inteligência me impressiona. Em primeiro lugar, o estilo de vida americano nada tem a ver com sua política internacional, coisa que não é exercida pelo povo e nada tem a ver com ele. Caso contrário não teríamos americanos protestando sempre que os EUA entram em uma guerra. Além do mais, se um país é fraco o suficiente para aceitar interferências externar, o problema é dele. Porque os EUA nunca interferiram na Rússia, na China, em Cuba, etc? Porque eles não permitiram. Se o Iran e tantos outros países permitem isso, O PROBLEMA É DELES. O povo americano nada tem a ver com isso, e isso não muda o fato de que os EUA são o melhor país para se viver na face da terra.

    Wikipédia? Você baseia suas afirmações em Wikipédia? O que eu afirmo aqui é de experiência própria, meu caro. Eu vivo nos EUA e sei dizer o quanto esse país é bom para quem vive nele.

    Agora vamos admitir que as suas afirmações estejam corretar sobre o Iran. Se ele fez isso é porque o Iran aceitou. Mas, o que dizer sobre o esquerdismo (Socialismo/COCÔmunismo, tudo a mesma praga) que implantou isso dentro e fora de casa, onde eu cito como exemplo a Rússia, que invadiu e dominou diversas repúblicas formando a URSS à base da força, do terror, da miséria, da fome e da morte? Sei não, mas eu ainda prefiro os EUA.

    Agora, só para concluir, Hilton, me responde: você é eleitor do PT, não é?

    Eu sabia...

  • 21. à 11:42 AM em 31 mai 2010, Danilo escreveu:

    Os americanos os estudantes mais despreparados do mundo? Qual é esse mundo em que você vive? Só o Texas tem uma economia mais forte que a brasileira. Vai ao primeiro posto de gasolina que encontrar em São Paulo e veja se o caixa conseque fazer a soma de duas coca-colas e um pacote de Ruffles sem usar a calculadora. Ele vai dizer: Hmmmmm, tenho que usar a calculadora, esse trem, enfim, como que se utiliza esse diacho de máquina!

  • 22. à 03:33 PM em 02 jun 2010, João Paulo Francisconi escreveu:

    Não tenho tanta confiança quanto os companheiros acima para declarar um ponto de vista ou outro como correto e verdadeiro sem nuances, mas gostaria de compartilhar algumas opiniões sobre os Estados Unidos e sua religiosidade em adorar a cobiça.

    Não sou católico ou protestante ou membro de qualquer outra religião organizada, mas me dou a liberdade de interpretar a Bíblia e outros livros espirituais, e dessa interpretação cheguei a conclusão de que o capitalismo é essencialmente maligno em sua concepção: baseia-se em explorar o próximo, quando praticamente todas as religiões com que já tive contato dizem que devemos amar o próximo.

ý iD

ý navigation

ý © 2014 A ý não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.