Os Estados Unidos em transformação
Um estudo divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Brookings, em Washington, oferece uma prévia do Censo de 2010 e revela as profundas mudanças sofridas pela população americana na última década.
Segundo o documento, um terço da população dos Estados Unidos atualmente não é "branca" (o Brookings usa o termo "não branco" para designar hispânicos, negros, asiáticos e representantes de outras raças).
A participação desses grupos vem crescendo e, em 2042, eles serão a maioria no paÃs.
De acordo com o estudo, minorias étnicas e raciais foram responsáveis por 83% do crescimento da população americana na última década.
A população dos Estados Unidos passou dos 300 milhões de habitantes em 2006 e, segundo o Brookings, deve chegar a 350 milhões de pessoas por volta de 2025.
Os imigrantes, que em 1970 representavam 5% da população, hoje respondem por 12%.
Segundo o relatório, patrocinado pela Fundação Rockefeller, um quarto das crianças americanas são filhas de pai ou mãe imigrante.
Nas grandes regiões metropolitanas, foco principal do estudo, um em cada seis habitantes nasceu fora dos Estados Unidos.
Os dados revelam também que a desigualdade é grande. De acordo com o relatório, 85% dos adultos hispânicos e afro-americanos não têm diploma universitário, percentual bem abaixo do registrado entre "brancos" e asiáticos.
Segundo os autores do estudo, os lÃderes americanos, tanto em nÃvel federal quanto nos Estados e municÃpios, precisam cada vez mais levar em conta esse novo perfil demográfico do paÃs na hora de planejar suas polÃticas.
Entre as sugestões, está a realização de uma reforma ampla nas leis de imigração, para "proteger as fronteiras" e oferecer um caminho para a legalização e apoio para práticas que facilitem a incorporação dos imigrantes.
°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário
O mais estranho é usarem "raça" como parâmetro... um conceito já comprovado errado na espécie humana.
os USA e a torre de BABEL uma mistura de costumes,culturas nesse caldeirão efervescente.
¸é²¹Ã§²¹?
E o que eu sou então. Tenho pele clara e descendo de alemães, portugueses e holandeses. Sou latino? Sou "branco" (que significa isso?)? RidÃculos esses rótulos. Interessante é que, quando irlandeses e italianos começaram a chegar nos EUA, eles também eram "não-brancos"......
No futuro essa noção que temos de paises ira acabar, e seremos todos irmaões .
è um critério muit falho, colocar Hispãnicos, Asiáticos, e etc, como não brancos; isso nada masi revela uma tendência dominadora dos Estados Unidos"