Novo nome e poucas mudanças para a América Latina
Sem muito alarde, o presidente Barack Obama enviou ao Congresso americano a proposta de efetivação de Roberta Jacobson no cargo de Subsecretária de Estado para o Hemisfério Ocidental, que ela já vem exercendo desde julho, com a saÃda de Arturo Valenzuela.
Com vasta experiência na região e uma carreira de vários anos no Departamento de Estado - ela foi vice de Valenzuela, dirigiu o escritório de assunto mexicanos, foi coordenadora de assuntos cubanos e passou pela Embaixada americana no Peru -, Jacobson é considerada uma aposta segura.
Em um momento de extrema divisão polÃtica nos Estados Unidos, o que o governo menos quer é que se repita o episódio da indicação de Valenzuela.
Na época, em 2009, o senador republicano Jim DeMint provocou o adiamento da aprovação de Valenzuela devido a divergências sobre a postura do governo Obama em relação à crise em Honduras.
Como me disse o brasilianista Peter Hakim, presidente emérito do instituto de análise polÃtica Inter-American Dialogue, Jacobson já seria uma forte candidata ao cargo em qualquer circunstância, mas o fato de não ser identificada com atividades polÃticas ou posições ideológicas ajuda bastante.
Além disso, se em 2009 havia vários temas polêmicos relacionados à América Latina, no momento as relações dos Estados Unidos com o continente estão em uma fase mais tranquila e carecem tanto de grandes conflitos quanto de entusiasmo.
Valenzuela anunciou ainda no inÃcio de maio que deixaria o cargo para retomar suas atividades na Universidade de Georgetown, onde é professor.
Depois de dois anos de poucos avanços, o anúncio da troca de comando no cargo mais importante do Departamento de Estado para a América Latina foi encarado como uma oportunidade de os Estados Unidos darem novo rumo à relação com o continente e recuperar a influência perdida.
A confirmação de Jacobson, porém, indica que, pelo menos por enquanto, em véspera de ano de eleição presidencial, não se deve esperar grandes mudanças na polÃtica americana para a região.