O que vai ser do Elefante?
Até onde eu sei, na maioria das enquetes para se eleger o local mais feio de Londres, Elephant & Castle é finalista. Seja por culpa das sinistras passagens subterrâneas para pedestres, dos prédios erguidos em uma arquitetura que era futurista nos anos 60 e envelheceu mal, dos enormes prédios estilo BNH onde moram gangues de baderneiros, do shopping center pintado de vermelho que abriga lojas de quinta categoria ou da galera que freqüenta o local, o fato é que a área é pouco cotada.
Mas fica perto do rio Tâmisa. Como é ainda na Zona 1, e portanto considerada zona central de Londres, era um contra-senso deixá-la abandonada. Então vai acontecer um amplo processo de regeneração do local.
Está prevista a criação de espaços verdes, arborizados. Onde existe o shopping, a idéia é construir uma praça de 75 mil metros quadrados. Aliás, todos os exemplos citados anteriormente que denigrem a área devem ser demolidos.
Do meu lado, além de querer saber se esse projeto vai fazer com que eu me veja subitamente morando em uma área nobre e, conseqüentemente, ver meu aluguel subir de acordo, surgiu a curiosidade sobre qual será o destino do sÃmbolo máximo da região: a carismática estátua do elefante vermelho com a torre nas costas (foto).
Se um dia ela foi sÃmbolo de ousadia camp, hoje poucos enxergam nela algo além de mau gosto. Tomara que eu esteja errado. Acho que ela deve ser preservada e recolocada em um local de honra... uma coisa de se preservar as raÃzes, talvez bregas, toscas ou equivocadas, mas autênticas.
°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário
Já morei em Londres e realmente o Elefante é uma cena pitoresca.
Me chamou muito a atenção quando estive por lá...
Na minha opinião deve ficar onde está...mas se tiverem de recolhe-lo então que coloquem na praça central do bairro...
Realmente é de péssimo gosto, semprei odiei tal bichinho, acho que por causa de sua cor, uma verdadeira aberração aos meus olhos, mas se é para dar um final mais digno para ele, sugeriria em Hyde Park, talvez perto do coreto, ou ainda no meio do serpentine sobre um monumento erigido em sua homenagem. Ou ainda em Trafalgar square para competir com Nelson. Seria uma bela disputa, o almirante Nelson sanguinário competindo com o elefantinho cor de sangue, pensando bem, sou mais o bichinho. Abaixo Nelson, viva o elefante vermelho!
O problema alà naquele local nem é o Elefante, coitado, e sim aquelas barracas que vendem coisas horrorosas,comidas c/ cheiro estranho,tudo expira"sujeira".As vezes eu parava alà só porque era caminho p/ casa,eu passava no pequeno Tesco que tem dentro do Shopping(se é que pode ser chamado de shopping).Mas realmente esse local todo não combina c/ Londres.Está esquecido, abandonado!Confesso que a primeira impresão é a que fica,e até hoje a má impressão prevalece!!!Salvem o Elefante!