Guarda-roupa recheado
Foi o sonho de consumo de qualquer amante da moda. A herdeira da fortuna da cervejaria irlandesa Guinness, Daphne, conhecida por ser uma das maiores compradoras de alta-costura do mundo, decidiu leiloar parte de seu guarda-roupa e doar o dinheiro para caridade.
O armário dela é tão grande, mas tão grande, que foram para o leilão 250 lotes, muitos deles contendo várias peças (como seis sapatos, ou cinco vestidos). E aposto que ela não ficou sem o que vestir!
As marcas são um hall da fama dos melhores estilistas e maisons do mundo, como Yves Saint Laurent, Comme des Garcons, Azzedine Alaia, Gucci, Prada, Lanvin, Versace, Valentino, McQueen, Dolce & Gabbana (a lista continua...).
Resolvi dar um pulinho na casa de leilão na hora do almoço.
Como previsto, a maioria dos lotes foi vendida por pelo menos o dobro do preço estimado, alguns por até seis vezes mais.
Quase nada abaixo saiu por menos de 200, 250 libras (cerca de 800 reais). Ainda barato pelo valor original (e de revenda) das peças. Mas com os sapatos e as roupas de tamanhos bem pequenos (combinado com meu salário de jornalista), acabei resistindo à tentação e saindo de mãos vazias.
Além da beleza, bom gosto e da quantidade absurda de itens, outra coisa que me chamou a atenção foi o fato de que além das cerca de 200 pessoas que estavam por lá, também tinha gente dando lances pelo telefone e através do site Ebay (similar ao Mercado Livre). Leilão dos tempos modernos! Ironicamente, aposto que muitas das peças vão parar de volta lá, atingindo preços astronômicos nas páginas do Ebay.