A chegada dos gastrossexuais
Uma revolução subestimada. É assim que foi classificada por uma pesquisa britânica a chegada dos homens à ²õ cozinhas do paÃs.
Os números impressionam: desde 1961 o tempo que os homens passam cozinhando e lavando louça aumentou mais de cinco vezes, de meros cinco minutos para 27 minutos diários.
A atividade, que antes era vista como algo para os "efeminados", agora virou coisa de macho, graças (ainda segundo a tal pesquisa, encomendada por um grupo de produtos alimentÃcios chamado PurAsia) à imagem passada por chefs famosos como Jamie Oliver (na foto com a esposa) e Gordon Ramsay. Cozinhar, hoje em dia, faria os homens passarem uma imagem mais sofisticada e moderna.
Mas o melhor é a nova categoria criada na tal pesquisa, a dos gastrossexuais. Segundo o documento, os gastrossexuais são, em sua maioria, homens entre 25 e 44 anos, bem-sucedidos e com uma paixão por culinárias do mundo todo.
E por que eles estariam tão interessados em comida?
1 - Como um hobby, uma forma de se atualizar
2 - Para receber elogios, já que os gastrossexuais gostam de exibir suas habilidades
3 - Para impressionar namoradas em potencial ou mesmo para seduzir
Ao contrário do que se imaginaria, eles não cozinham só em churrascos e em festinhas para os amigos. 53% dos entrevistados aqui na Grã-Bretanha disseram cozinhar usando diferentes ingredientes (logo não apenas abrindo uma lata ou esquentando alguma coisa no microondas) quase todos os dias! E garantem que preferem preparar elaborados pratos estrangeiros no lugar das receitas mais tradicionais.
É uma tendência interessante...desde que eles não abandonem as panelas e espátulas assim que arrumarem uma mulher, claro.
°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário
Nada mais natural, apenas o neologismo que é interesante, vejamos:
* Oferecer comida à fêmeas com objetivos sexuais é muito comum no reino animal.Por quê seria diferente com o H. sapiens sapiens?;
* Cada vez mais as mulheres estão perdendo o seu "core bussiness" que era o de manter um lar acolhedor e unificar a famÃlia, deixando ao "ogro" do marido a tarefa de trazer dinheiro e comida.
Percebe-se então que a tão propalada "mulher moderna"não passa de um engodo mercadológico para vender de xampu a sapato.
Os homens tiveram que engolir esta desde os anos 60, mas estamos dando a volta por cima.
Sds
... e que também não desaprendam a trocar lâmpada! :-))
Beijos!
Iracema, se vc não conseguiu um homem para cozinhar diariamente para si, peça a receita a minha esposa. Não sei se ele vai lhe fornecer ou não, mas peço que não tire os homens por aqueles que conheceu. Eu cozinho diariamente e não apenas porque gosto, mas pelo simples fato de ver minha amada chegar cansada todos os dias do trabalho e ainda ter que sobrar energia para marido e filho. Tá certo, ela não sabe fazer um arroz que não grude, mas se eu fosse como o tipo que vc descreve na derradeira linha, deitaria nesta sopa nem que fosse para perder peso. Não esqueça: os homens podem ser todos bobos, mas não são todos iguais.
nossa eu apóio totalmente!
sou um desastre na cozinha, mas apaixonada por culinária!
meu sonho de consumo é um namorado do tipo do jamie!! ele faz cada doce divino!
aliás... nós mulheres fazemos de tudo um pouco! chegou a vez deles provarem que podem fazer de tudo tbm. cozinha bem não é ser afeminado! é ser talentoso!
EU ESTOU ACHANDO MARAVILHOSO PORQUE EU TENHO UM GASTROSSESUAL EM MINHA CASA.RSRSRS...BJOS
Meu namorado além de me ajudar com as louças, lava a cozinha inteira e ainda o banheiro. Detalhe: SOZINHO. Apesar de ainda ter algumas idéias machistas ele percebe que os serviços de casa devem ser compartilhados. Sorte minha vou ter um maridão!
Quase me esqueci! Ele também cozinha pra mim...além da deliciosa palha italiana que só ele consegue fazer, também cozinhou um frango assado na cerveja e umas batatinhas fritas e empanadas salpicadas com óregano e queijo!(E não era batatinha congelada não, ele descascou, picou e fritou e ainda empanou-as na farinha de pão.)
Tudo bem, que ele tenha demorado quase quatro horas para terminar tudo...eu dou um desconto, tadinho.Era dia de clássico (Atlético e Cruzeiro) na tv...não há gastrossexual que aguente a pressão do futebol!!!
Que neologismo esquisito este "gastrossexual"! quando li a manchete, interpretei que seria uma pessoa com problemas no estômago e sexuais ao mesmo tempo. Quando vi a foto do Jamie, entendi tudo,ainda bem...
A pesquisa só confirma o que se vê na realidade diante de nossos olhos, certo?
Vale lembrar também toda aquela tendência para que a mulher assuma o lugar que sempre foi do homem (sobre aquela imagem de que o homem saÃa de casa para trabalhar, buscar o sustento, e a mulher ficava em casa para cuidar da casa e das crianças). Hoje em dia, o papel se inverteu de vez. E, pelo visto, isto vai mais além.
Não sei aos amigos que também participam do blog, mas já tive a leve impressão de que homens que sabem cozinhar têm um "plus" para as mulheres. Eu, francamente falando, não sou nenhum Jamie Oliver (quase um McGyver da cozinha). Por vezes, é divertido poder cozinhar, fazre parte do prato da noite. Mas por vezes, no calor do dia-a-dia, me pego cozinhando as famosas massas instantâneas.
Mas que bom que a imagem do homem está se espalhando pela casa. E saber que elas gostam disto.
Não sei cozinhar e admiro os meus amigos que sabem fazê-lo bem. Também nunca vi problemas em definir os papéis sociais dos gêneros, e sempre verei com certo receio qualquer manifestação cultural de origem anglo-saxã. No entanto, mesmo aqui na América (leia-se: Brasil)os homens sempre cozinharam, apesar do tão celebrado machismo/feminismo. De qualquer forma, espero que estas mudanças tragam algum tipo de benefÃcio à sociedade que os implementa.
Saudações à todos...
Acredito que o rótulo colocado acima para a devida reportagem, se trata apenas de um rótulo! Nada mais.
As mulheres desenvolvem excelentes trabalhos, que anos atrás, somente contratávamos homens. Caso especÃfico é o da advocacia. Entre tantas outras áreas onde há harmonização.
Tratando-se de culinária, muitos pensam que somente pratos com nomes sofisticados e complicados de se fazer eram a alta finesse na gastronomia. Acredito que nem os conhecidos Gordom Ramssay, Jamie Oliver e Marco Pierre White concordam com o fato. Marco Pierre é metódico, contudo, usa o Ketchup em molhos de Lobstar.
Vou comentar da ritualÃstica do churrasco. Efetivamente, não é apenas o de comprar certa quantidade de carne, jogar sal grosso em cima e assar em qualquer fogo. O pior, é comer em churrascarias. Uma verdadeira heresia. Pode ser assim interpretado, contudo, há todo um verdadeiro ritual na escolha da carne, nos cortes, na lenha certa, e, em quantidade e qualidade correta, a quantidade de espetos, no vinho de acompanhamento, que é essencial, pois a cerveja estraga o gosto da carne. Também temos as poucas saladas e acabou. Maionese, massas, arroz, não servem, apenas retiram o requinte da carne assada no ponto correto.
Outro fato, é de que o churrasqueiro deve ser experiente, e uma pessoa que conheça muito sobre facas, e os devidos cortes, para tudo ser perfeito. O único acompanhamento que é devido, se trata do aipim, macaxeira, ou mandioca no sul, pois aqui no Pará, mandica é venenosa.
Bem, o fato principal, é que teremos um lauto repasto. Maravilhoso, com uma ritualÃstica de preparações e conversas, onde a harmonia de quem faz a parte da churassqueira é o homem, e a parte da mesa, com saladas primorosas e vinhos excelentes é a mulher da casa. Ou pode ser invertido. Depende do seu modo de vida.
Para tanto, finalizo, deixando a mensagem que a harmonia do casal é que vale. Todos sabemos preparar algo na cozinha, mas por diversos motivos, preferimos ir numa churrascaria, neste caso, onde nem sabemos se o fogo foi carvão, lenha, restos de dejetos, ou gás.
Harmonize-se consigo e vá a cozinha viver.
Um TFA.'.
ɱ¹±ð°ù³Ù´Ç²Ô.'.
PS.: Marco Pierre White é um gênio na cozinha. Ao meu singelo ver.
...então eu posso dizer: Oi, tudo bem? Sabia que sou gastrossexual?
Desta forma a garota pode até achar que sou tarado né ... rsrsrs
Brincadeira a parte, eu adoro mexer na cozinha.