Caça aos esquilos
Uma das minhas surpresas quando vim morar em Londres foi descobrir que os ingleses detestam esquilos.
Para tentar explicar melhor, diria que o mesmo sentimento de nojo e raiva que os brasileiros têm por ratos e baratas, os ingleses expressam pelos pequenos roedores.
Lembro que a primeira vez que vi um esquilo cinza achei lindo e fui logo querendo passar a mão.
Para meu espanto, meu marido inglês me repreendeu e começou a "dar uma aula" sobre como os esquilos cinzas tinham sido importados no século 19 da América do Norte e exterminado os nativos de cor vermelha.
E que, além disso, eles se reproduzem como uma praga, vivem fuçando o lixo e espalham doenças que podem matar as árvores.
Eu nunca levei o papo do meu marido muito a sério até perceber que o discurso dele refletia um fenômeno na sociedade britânica.
Prova disso foi o envolvimento do prÃncipe Charles no assunto, ao virar patrono da recém-criada Red Squirrel Survival Trust (Fundação pela Sobrevivência dos Esquilos Vermelhos), que defende o extermÃnio de toda a população de esquilos cinzas.
E parece que o prÃncipe está praticando o que prega. Segundo alguns jornais daqui da Grã-Bretanha, qualquer esquilo que dê bobeira na sua casa de campo acaba morrendo.
A notÃcia provocou a indignação de grupos de defesas dos animais e levou os assessores de Charles a emitirem um comunicado dizendo que os roedores morrem "humanamente". O documento não revela que métodos são aplicados para dar fim à vida dos bichinhos, limitando-se a dizer que "não é por envenenamento".
Eu ainda continuo achando os esquilos uma graça. Não me incomoda em nada chegar ao meu prédio e ver vários deles subindo e descendo das árvores atrás de nozes e frutinhas. Lá perto de casa tem tanto esquilo, que a rua embaixo da minha, que também dá nome a um ponto de ônibus, se chama "The Squirrels" (Os Esquilos).
Nunca fizeram mal a ninguém. Às vezes eles até vêm pegar comida na mão. Se depender de mim (e de vários outros brasileiros que pensam como eu), os esquilos vão continuar por aÃ, soltos pelos parques e ruas, correndo de um lado para o outro.
°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário
Adorei essa matéria sobre os esquilos.É verdade que,nós Brasileiros adoramos esse bichinho,e achamos lindo!independente do que os ingleses gostem ou não!
Eu moro nos Estados Unidos, em Massachusetts, ao oeste de Boston. Como muitos brasileiros no exterior, adoro os esquilos! Tirei varias fotos deles desde que cheguei aqui, sempre tentando tirar outra a em um angulo e distancia melhores.
Os americanos nao t^em esta raiva dos esquilos que os ingleses t^em. Mas tambem nao adoram como nos, brasileiros. Eles sao indiferentes. Assim como nos somos com os passarinhos, eu diria.
Esquilo vermelho eu nunca vi, gostaria.
O PrÃncipe Charles tem razão. Os britânicos devem erradicar os esquilos cinzas por não serem nativos do paÃs. Até nos EUA, a terra nativa deles, esses roedores chateam seus vizinhos humanos. Porém, não detestamos eles tanto quanto os britânicos e alguns caçadores em Kentucky comem eles. Por isso, se os inglêses quiserem mais uma fonte de proteÃna já podem contar com a carne do esquilo cinza. Boas caças e bom apetite!
Charles, pelo menos, encontrou algo para fazer.
Não se trata de ódio pelos esquilos, mas sim de algo que é correto.
Aqui no Brasil gostamos de ver os caramujos africanos em nossos jardins? - Pinus americanos invadindo nossos campos? - peixes estranhos invadindo nossos rios e destruindo nossos peixes?
Não se trata de ser amigo ou não dos animais ou da natureza, mas sim de preservar o ecosistema local de espécies exóticas, que são inseridas nestes locais e acabam virando pragas.
Por que aqui os esquilos não proliferam nas cidades? O povo ia adorar.
Erradicar um animal apenas pelo fato dele não ser nativo de um local é a coisa mais estupida que já vi. DevÃamos é erradicar os ingleses que moram em outros paÃses, afinal eles são bem mais irritantes que os coitados dos esquilos.
Adoro as materias do London Talk,e nao poderia deixar de comentar essa sobre os esquilos cinzas. Moro na Inglaterra ha dois anos e sempre que vejo um esquilo eu paro para admirar,acho eles lindos! A respeito do comentario maldoso do Joshua eu discordo plenamente de que se mate os coitados dos esquilos,todos os animais tem o direito de viver,quem somos nos para decidir sobre a vida de um animal? Se tudo que nao fosse nativo de um determinado pais tivesse que ser cacado e exterminado poderiamos comecar pelos imigrantes(me referido a humanos),nao seria logico? Deixem os animais em paz e vamos nos preocupar com as nossas vidas,nao eh mesmo?!
Eles são muito fofos! Eu adoro os bichinhos.
Assim como os esquilos transformaram em praga na inglaterra, aqui no japão tem muito, pq as pessoas compram animais silvestre de outros paises e depois soltam ou escapa e se reproduzindo, em tokyo o guashinim americana virou uma praga, transmitindo doenças e outras mais.
Adoro animais apesar de nao criar nenhum. E nao vejo mal nenhum que alguns deles vivam soltos na natureza.
Devemos aprender a conviver com eles como qualquer outro ser vivo. Afinal quem levou os esquilos cinzas para a Inglaterra foram os próprios seres humanos!
Como os homens são estúpidos. Vieram da Europa para as Américas e exterminaram, ou escravizaram, a população local. Trouxeram suas doenças e impuseram suas religiões opressoras cheias de falso moralismo. PoderÃamos agora simplesmente querer matar todos os espanhóis, portugueses, ingleses? Deixar só os indÃgenas, incas e aztecas??? Bom acho que não sobraram muitos. Pro planeta ia ser muito bom.
E este patético senhor vem ao Brasil dar-nos lição sobre preservação da natureza... RidÃculo. Quando eu morava no Canadá eu adorava ver os esquilos no meu jardim.
Discordo completamente de Joshua. Os esquilos cinzas nao serem nativos da Inglaterra nao eh motivo que justifique mata-los. Joshua, voce acha que os ingleses deveriam matar os imigrantes humanos por nao serem nativos dai?
Que Gudi, Gudi... Todo mundo tem seus pequenos problemas, melhor, cada mania com seu louco.
Só não entendi a parte "... que os roedores morrem humanamente...", rsrsrsrs, é coisa para inglês ver mesmo.
Eles são lindos.
Sou defendor dos animais desde que me conheço por gente e também adoro esquilos, mas sei também que essa espécie não é natural da Inglaterra e que, por mais bonitinho que seja, é uma praga sim, como tantas outras espécies se tornaram depois de introduzidas pelo homem desequilibrando o meio ambiente. Não sou a favor de matar nenhum animal, mas sou a favor do controle de pragas, já que esses acabam matando os da espécie vermelha, nativa quando há uma competição por território e comida. Se não quiserem matar, qual outro jeito de parar com o crescimento de sua população em detrimento da outra? Os animais simplesmente não vão parar de se reproduzir.
Eu quando estive em Londres também vi os esquilos e simplesmente adorei. Posso garantir que virei fã...
E sobre seu blog, adoro. É sensacional. Parabéns e obrigada por compartilhar conosco sobre Londres
Sempre achei eles lindinhos tb, até que comecei a reparar eles fuçando ratos como se fossem ratos e comecei a olhá-los com outros olhos. Não os odeio ou tenho nojo, mas que são umas pragas, eles são.
Quando eu estava em Londres eu adorava ver os esquilinhos!Mas se eles estão desequilibrando o meio ambiente providências devem ser tomadas!
Qdo eu morava nos EUA os esquilos viviam tão pacificamente no condomÃnio que um dia eu estava tomando café no ponto de ônibus e dividi um pedaço de pão com ele que segurou minha mão enquanto comia. Achei a cena tão mágica que, mesmo que odiasse um bicinho tão lindo, jamais seria capaz de matá-lo...ah, a estupidez humana... achei o comentário do Jeferson tão bem colocado que vou repeti-lo:
"Só não entendi a parte "... que os roedores morrem humanamente...", rsrsrsrs, é coisa para inglês ver mesmo."