Festa frustrada
No Comitê Nacional da candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o clima neste domingo era bem diferente do que se esperava até poucos dias atrás.
A organização montou dois telões na rua em frente ao comitê e um telão no primeiro dos três andares do prédio onde fica o comitê. Tudo funcionou perfeitamente. O que faltava era público. Na sala, a informação mais aguardada do dia, o resultado da pesquisa de boca-de-urna do Ibope e da Rede Globo, foi acompanhada por 16 pessoas.
Os palavrões pronunciados por alguns na hora em que o locutor da Globo disse que a pesquisa mostrava Lula com 50% dos votos mostraram a decepção dos que contavam com a vitória já neste primeiro turno (como mostravam todas as pesquisas até o meio da semana passada).
Na rua, menos de cem pessoas acompanharam os dois telões. Minutos depois, poucos permaneceram seguindo a apuração. "Acho que só vamos saber de madrugada", disse um assessor da Presidência.
Nem o coordenador da campanha, Marco Aurélio Garcia, que votou em São Paulo, veio para Brasília.
No comitê, o único dirigente do partido era Gleber Naime, coordenador do núcleo de acompanhamento eleitoral.
Nada da "festa de vitória" prometida pelos assessores. Ainda no início da semana, um deles disse que Lula voltaria a Brasília depois de votar e ficaria no Palácio do Alvorada, mas ainda não estava definido se o "discurso de vitória" seria na própria residência oficial ou no comitê.
No Alvorada, Lula recebeu os ministros Tarso Genro (Relações Institucionais), Dilma Roussef (Casa Civil), Márcio Thomaz Bastos (Justiça), Luiz Dulci (Secretaria-Geral) e o vice José Alencar, além dos assessores Cesar Alvarez e Clara Ant e o chefe de Gabinete, Gilberto Carvalho.
dzԳáDzDeixe seu comentário
A esperanca de ainda ter um candidato melhor a presindencia continua...
Tomara que no proxima dia 29 ele vah para Brasilia fazer as malas, e volte rapidinho pra sua vida mediocre.
QUEM MANDOU FALTAR NO DEBATE? ALÉM DO MAIS ESTAVA DE SALTO MUITO ALTO, COM OS ETERNOS ÁULICOS INSUFLANDO-LHE O EGO! AGORA SOBRA A DEPRESSÃO E A SOLIDÃO DO PALÁCIO.
Foi um Chacoalhão no Sr. Lula...
O povo sabe dar seu recado....
Gostaria de registrar uma constatação:
Votei no Senhor Lula em todas eleições de que me lembro, até 2002. Neste primeiro turno eu votei em Heloísa Helena.
Entretanto, nunca tinha visto um candidato tão perseverante, tão obstinado e que buscasse tanta força em si mesmo como Geraldo Alckmin.
Devo confessar: Não gosto de seu partido, mas como não admirar um indivíduo como este que lutou sozinho contra tudo e contra todos.
Abandonado por seu próprio partido não se rendeu, não desistiu.
Essas coisas me fazem refletir. Por isso, votarei nele no segundo turno.
Quanto ao Senhor Lula, que as lições de humildade sejam aprendidas e ele compreenda que "todo poder emana do povo".
Ele que se cuide, porque acho que o Senhor Geraldo Alckmin irá ganhar esta eleição.
O Senhor Lula e seu partido que se consideram intrinsecamente superiores tropeçaram na própria arrogância e caíram, mas ainda não se deram conta disso.
Em todas as eleições em que Lula foi candidato, votei nele. Nesta, tive que justificar o meu voto, mas se eu tivesse votado seria em Heloísa Helena.
Acho que Lula perdeu a humildade, estava muito confiante. E todos sabemos que pesquisas de opinião podem mudar na última hora, no dia da eleição,e ainda mais com os escândalos recentes de corrupção no governo do atual presidente.
Creio que se o Lula tivesse ído para os debates e agisse com tranqüilidade, sem bate-boca como os outros queriam, ele teria ganho no 1º turno e com vantagem sobre o Alckmin.
No segundo turno, votarei no Lula, pois para mim,o PSDB é um partido de ditadores, e não quero que o Brasil volte a ser governado por uma versão piorada de FHC.Eu não tenho nada contra os partidos, tenho sim contra os governantes, que coincidentemente são do PSDB e PFL.
Eu acho que o segundo turno vai definir quem será o próximo presidente da República Federativ a do Brasil, para que se discuta as questões nacionais, e se possam fazer com que o eleitorado brasileiro tenha dsicernimento e sabedoria para escolher o melhor candidatoa ser eleito para ocupar à Presidência da Répúbica Federativa do Brasil.
Bom, fiquei pensando... Qual é a metodologia utilizada por essas pesquisas? Por que quando erram a culpa é sempre da metodologia? Não ficou parecendo que a pesquisa ( ou os pesquisadores) queriam influenciar as eleições? Esse tipo de jogada dá certo em Fortaleza, que é cidade do LULA, segundo os slogans, mas tem parte do Brasil menos faminta e tola com certeza.
O que mais teme o presidente?
Domingo à noite, após a exultante conquista do segundo turno, fiquei pensando no que poderia estar perturbando o presidente LULA naquele momento. Claro que a coisa pegou e uma enorme dor de barriga estaria lhe corroendo o humor e a arrogância dos últimos dias. Pela primeira vez a idéia de que seu mandato de Presidente do Brasil estava com dias contatos lhe encheu de luz o cérebro. Deve ter sido um clarão ofuscante! Talvez, em poucas semanas, não haveria mais noites aconchegadas nos lençóis de algodão egípcio que cobrem a cama presidencial, nem cafés-da-manhã, ou drinks e qualquer outra refeição servida ao sabor do desejo do presidente. Nada de levantar o dedo e ser prontamente atendido por batalhões de empregados ou de receber amigos para churrascos feitos com a melhor carne, cerveja importada e o prazer pessoal de oferecer, sem titubear, os vinhos das mais famosas adegas do mundo.
Ai, ai... Isso deve ter abalado os ossos do presidente....
Andar majestosamente pelos palácios apreciando obras de arte nunca vistas pelos milhões de brasileiros que lhe paga o salário, já era. Horas e horas mergulhado em leituras inspiradas em qualquer um dos milhares de livros da biblioteca presidencial, nunca mais, se é que já foi algum dia!
A triste possibilidade de imaginar que, de janeiro em diante, suítes presidenciais dos melhores hotéis do mundo teriam que ser pagos do próprio bolso só pode ter feito o Lula passar mal. Por mais rico que se seja, viagens desse calibre, são para poucos. Que dizer dos passeios internacionais em seu airbus novinho em folha, recepcionado pelas maiores autoridades do mundo?
Acho que a essa altura ele começou a suar frio...
Pensei no palácio do planalto, porque presidente tem que trabalhar também. Mas que dizer das reuniões que aconteciam em suntuosas salas, com o que há de melhor em serviços, equipamentos de última geração e profissionais qualificados disponíveis num piscar de olhos. Gente competente que estava a sua disposição para fazer desse país o maior da América Latina, não o penúltimo na agenda do crescimento.
Nada mais de segurança para si e seus familiares. Plantou, colheu... Segurança agora só se for da vontade dos ladrões a solta. É claro que ele ainda pode morar num condomínio fechado, mas se sair na rua tá na mão de Deus, como todos nós.
Acabou a verba secreta para despesas de representação, vestuário e sapatos de grife internacional e tudo aquilo que você pode imaginar se deixar sua mente vagar por aí. Mesmo que você nunca tenha tido o privilégio de ser o presidente de um país, viver como o maior dos magnatas e ter tido a oportunidade de construir uma nova nação, saberá imaginar mordomias inimagináveis.
Assim fui me deitar, nos meus lençóis comuns, na minha cama comum. Fiquei imaginando se ele estaria apavorado porque não haveria mais tempo para corrigir as injustiças desse nosso pobre país, ou se estaria em pânico por perder a vida de rei que todos nós lhe proporcionamos nos últimos anos.
É gente.... o Presidente, com certeza, viveu uma noite de horrores. Eu, que dessa vez não votei nele. Dormi o sono dos justos.
Todos os formadores de opinião e todas as pesquisas erraram feio.
Na verdade, o que parece, é que, um povo separado por culturas pobres e médias, se misturaram em forma de VOTO.
Então, saíram da toca, os consternados... E aí,esses sim, rodaram um segundo turno,e fizeram a surpresinha dos pesquisado-
res e formadores de opiniões e dos próprios candidatos que, pasmados, viram o que eles estão construindo e como têem contribuído pelos os brasís
a fora ...
o que causou a derrota de alkimim,foi o partido dele e ele fazerem muitas privatizações com muita gente ficando desempregadas.O PSDB como partido neoliberal e a favor de privatizaçao e desemprego o povo nao gosta.Se Aecio se candidatar e nao mudar esse conceito,assinar de publico que nao vai fazer privatizaçoes ele ganha senao perde.