ý

« Anterior | Principal | Próximo »

O fenômeno Lewis Hamilton e Ayrton Senna

Ricardo Acampora | 2007-06-14, 13:48

Como fã de automobilismo me sinto instigado a falar sobre o enorme sucesso que o jovem piloto inglês Lewis Hamilton faz nesta temporada da Fórmula 1.
lewis.jpg

Depois de seis pódios nas seis corridas de sua primeira temporada, incluindo a primeira vitória, no Canadá, Lewis deixou de ser uma grande promessa e se tornou ídolo aqui na Inglaterra. Já começam a aparecer na imprensa local comparações com nomes consagrados da F1, como Senna, Schumacher e Prost. É de se esperar que seja assim. Mas recordes à parte, o que mais tem me impressionado em Lewis, é exatamente o que o torna diferente desses pilotos.

Apesar do talento inegável, vejo que Lewis é na verdade um produto da nova F1.

Desde o começo da adolescência, ele é piloto da McLaren. E de acordo com uma reportagem publicada no jornal The Guardian, um neurocientista contratado pela equipe vem trabalhando com Lewis há algum tempo para desenvolver o cérebro dele e melhor prepará-lo para as reações exigidas por um carro de Formula 1. Partes específicas do cérebro de Lewis têm sido treinadas desde cedo para fornecer respostas em velocidades elevadíssimas, em níveis não atingidos naturalmente.

Além disso, a McLaren teria colocado uma arma secreta à disposição de Lewis. Um simulador sofisticadíssimo, capaz de reproduzir em mínimos detalhes cada um dos 17 circuitos em que serão disputados o campeonato deste ano. A super máquina também seria capaz de simular diferentes condições do carro, alterando e combinando milhares de aspectos, desde níveis diferenciados de desgaste de pneus (a grande incógnita desta temporada) até as condições da pista, como calor excessivo, chuva ou frio. A reportagem garante que Lewis passou milhares de horas neste "vídeo game" enquanto crescia longe da atenção da mídia.

Isso poderia explicar a familiaridade que o novato tem demonstrado em difíceis circuitos onde nunca tinha dirigido antes, como Melbourne e Montreal.

No Canadá, enquanto pilotos mais experientes como seu companheiro de McLaren, o bi-campeão mundial Fernando Alonso, lutavam para se manter no asfalto, o jovem estreante não cometia nenhum erro, dominando a corrida de ponta a ponta.

E como se não bastassem a ciência, a tecnologia e o talento, Lewis disse ainda em entrevista a um canal de TV britânico, que acha que "tem recebido uma ajuda lá de cima, do Ayrton Senna", disse ele. Assim não há quem resista.

Não será surpresa se daqui a pouco começar o choro das equipes rivais alegando deslealdade do concorrente.

dzԳáDzDeixe seu comentário

  • 1. à 04:25 PM em 14 jun 2007, Rodrigo Amaral escreveu:

    Realmente o melhor comentário que alguem poderia fazer seria "Sem comentários sobre Lewis Hamilton".

    O Lewis está fazendo uma grande temporada e com certeza teve a ajuda da equipe muito antes de pilotar um F1 pela primeira vez. O mais importante é que essa nova era da F1, já vem preparando seu "terreno" por um longo período de tempo.

    A utilização de simuladores para desenvolver a concentração e rapidez nos movimentos não é novidade nesse meio. Pilotos afirmaram por diversas vezes utilizarem os simuladores para auxiliar no preparo psicológico.

    Cada vez mais veremos pilotos utilizando a tecnologia milionária da F1 no seu preparo físico e mental.

    Rodrigo Amaral

  • 2. à 05:31 PM em 14 jun 2007, Carlos Mellinger escreveu:

    Independentemente do lado espirtiual citado pelo Lewis, Ricardo, concordo com seus pontos em relação à facilidades tecnológicas atuais na F1. Assim mesmo, o jovem tem sido brilhante até o momento e erra muito pouco considerando a sua idade e o 'suposto' nervosismo de estreante.
    Mas o Senna fez 'milagres' com Lotus e outras equipes que não faziam frente à grandes, como a Brabham. Claro que a tecnologia e riqueza das equipes na época não eram tão relevantes, mas Senna foi, sem dúvida, o melhor piloto dos últimos tempos em termos de habilidade e dedicação. Além disso, era BraSileiro, com 's' e B maiúsculo.

  • 3. à 05:36 PM em 14 jun 2007, kerufe escreveu:

    Só temo por um coisa: que esse novo piloto torne um Shumacher e aí as corridas voltem a ser à memsices de antes....

  • 4. à 10:55 PM em 14 jun 2007, Ted Bear escreveu:

    Assim não tem graça não, faltava aprovarem o uso de drogas para os atletas potencializando seus dotes naturais. É como jogar com cartas marcadas. As vitórias deste piloto jamais convencerão ao público, as pessoas não o verão como um prodígio, e sim como um homem-lata extremamente artificial fruto da tecnologia moderna. Deveriam então substituir os pilotos da F1 por robôs de fato, pois este piloto não passa disto, de um robozinho programado, com a única diferença de que ele sangra... ou não?? Perigo, perigo, perigo... ;)

  • 5. à 10:03 AM em 15 jun 2007, Alessandro Cavalcante escreveu:

    Como brasileiro e fã de F1 eu gostaria muito que o Felipe Massa fosse campeão desta temporada. Mas sem sombra de dúvidas Lewis Hamilton é a sensação desta temporada. Se Massa não for campeão este ano torço muito para Hamilton. Coitadinho do Alonso que se acha injustiçado. Problema dele se não sabe pilotar. Hamilton é a bola da vez e já provou isto com regularidade e a vitória no Canadá provou isto. Além de tudo é um piloto negro mais um ponto para torcer a favor, será o primeiro piloto negro a conquistar um titulo (se conseguir é claro). Sobre Airton Senna apenas saudade, acredito para nós brasileiros ele é insubistituivel, comparações não faltarão mesmo daqui a 100 anos.

  • 6. à 01:48 PM em 17 jun 2007, wanderley stagliano escreveu:

    A Formula 1 é mais máquina do que homem, o talento de um piloto não vai além da confiabilidade e dos avansos tecnologicos do carro. A corridas em sua maioria são um jogo de cartas marcadas tanto o talento da maquina influi no resultado da corrida. Por isso, é muito cedo para falar que um piloto novato pode ser um Airton Senna.

  • 7. à 02:48 PM em 17 jun 2007, José Carlos escreveu:

    Não sou entendido em automobilismo, apenas gosto muito da F1. E, claro, sou grande admirador de Senna, por ser um gênio das pistas em todas as circunstâncias. Sobre Hamilton gostaria de chamar a atenção para outra faceta: a ousadia. Suas largadas têm sido ousadas e decididas. Seu modo de pilotar não é mecânico mas com inventividade e sempre ousado. Desde que o vi largar, na primeira prova, comentei com amigos meus que Lewis Hamilton seria o novo gênio da F1. Foi uma certeza que adquiri naquele momento.

  • 8. à 08:03 PM em 21 jun 2007, Ted Bear escreveu:

    HA HA HA,
    parece que o robozinho bateu o seu próprio Kart depois de leiloá-lo, vejo que ele não é tudo o que falam não, Não chega aos pés do Senna.

  • 9. à 03:58 AM em 03 jul 2007, CLARISSA escreveu:

    HÁ 13 ANOS A F1 NÃO ERA MAIS UMA SENSAÇÃO PRA MIM,MAS DE FATO AGORA CONFESSO A TEMPORADA 2007 SURPREENDE COM A OUSADIA E TALENTO DE LEWIS HAMILTON,QUE LINDO!!QUE DEUS PROTEJA ELE A A TODOS NÓS COM AS MUITAS EMOÇOES.

  • 10. à 04:13 AM em 03 jul 2007, CLARISSA escreveu:

    É DE FATO A TEMPORADA F1 2007, TEM REVELADO GRANDES TALENTOS ALGUNS DELES É LESLEWIS HAMILTON(MEU PREFERIDO) E FELIPE MASSA(NOSSO BRASILEIRO), QUE TÁ TRAZENDO PARA OS BRASILEIROS O GOSTINHO DE VIBAR COM BANDEIRADA. É BOM VER UMA COMPETIÇÃO ASSIM DE NÍVEL POIS TINHA DEIXADO DE ACONTECER DESDE QUE O INESQUECÍVEL SENNA TERMINOU SUA CORRIDA NA CURVA TAMBURELLO EM 1994,SCHUMACHER SIMPLESMENTE CORREU SOZINHO, AGORA NÃO! VEJO QUE VOLTOU PARA AS PISTAS UMA COMPETIÇÃO COM MUITA EMOÇÃO.QUE DEUS PROTEJA A TODOS OS CORREDORES E A NÓS TELESPECTADORES.

  • 11. à 04:18 AM em 03 jul 2007, CLARISSA escreveu:

    OLHA ME DESCULPE OS DEMAIS, MAS JÁ ME APAIXONEI POR LEWIS HAMILTON,UMA PELA OUSADIA NAS PISTAS, OUTRA POR SUA BELEZA NEGRA QUE QUERENDO OU CHAMA A ATENÇÃO E DEPOIS QUE TÁ DANDO MUITA EMOÇÃO VÊ-LO COMPETIR E COM GARRA!!!AH DETALHE NÃO DEIXO DE TORCER PELO MEUS BRASILEIROS, MAS PAIXÃO É PAIXÃO, A GENTE NÃO ESCOLHE SIMPLESMENTE SENTE.ISSO ME FEZ ATÉ LEMBRAR DO QUERIDO E SAUDOSO SENNA.

  • 12. à 10:50 PM em 10 out 2007, Anonymous escreveu:

    Lewis Halmiton é o piloto da vez por que representa todo desenvolvimento tecnologico e intelectual de um piloto, chegando logo pronto para disputa, não precisando de experiência, nem de sofrer bloqueio dos mas velhos, asssim é que foi feita a vida.

ý iD

ý navigation

ý © 2014 A ý não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.