ý

« Anterior | Principal | Próximo »

Fim melancólico da Era Bush

Categorias dos posts:

Rogério Simões | 2008-09-25, 15:51

bush.jpgOs oito anos de George W. Bush à frente do governo dos Estados Unidos estão acabando exatamente como começaram: com o chefe supremo da nação aparecendo em rede nacional de TV para alertar que o país enfrenta uma crise sem precedentes. Em 2001, seu primeiro ano como presidente, logo após os ataques de 11 de setembro para avisar aos americanos que tempos difíceis estavam por vir. Era o começo da chamada "Guerra contra o Terrorismo". Agora em 2008, seu último ano na Casa Branca, o mesmo Bush para dizer, mesmo a quem não queria ouvir, que a economia dos Estados Unidos corre risco de entrar em colapso.

Há um mês, a revista americana fez o que manda o bom jornalismo. Foi mostrar o "outro lado", investigando onde e como, em meio a tantos erros históricos, . "O presidente Goerge W. Bush entra agora em seu 23º mês consecutivo com uma taxa de aprovação abaixo dos 40% (no momento está em 32%). Não importa o que ele faça, ou o que aconteça no mundo, o público parece ter decidido que Bush foi um fracasso", escreveu o experiente editor Fareed Zakaria, antes de lembrar que o presidente americano fez uma tardia, mas concreta e positiva, mudança de rumo em parte de sua política externa.

Nos dois últimos anos de governo, pragmatistas como o atual secretário da Defesa, Robert Gates, substituíram estrelas do neoconservadorismo, como Paul Wolfowitz ou Donald Rumsfeld, no comando de assuntos cruciais como Iraque e Coréia do Norte. O resultado foram avanços nessas duas frentes, com os Estados Unidos abandonando a ainda jovem Doutrina Bush (o ataque é a melhor defesa) e tirando da pauta planos mirabolantes de uma invasão do Irã. Alguém ainda acredita que os Estados Unidos, em meio ao furacão de Wall Steet, gastando quase US$ 1 trilhão para salvar seu sistema financeiro, possa enfrentar o país dos aiatolás? Possível é, mas ficou muito mais difícil.

Em seu artigo Zakaria pedia que nos lembrássemos que o mundo a ser herdado pelo futuro presidente americano será o de 2009, não o de 2003, ano da invasão do Iraque. Portanto é necessário, argumentava o editor da Newsweek, que valorizemos o fato de que Bush mudou em seu final de governo, para melhor. Mas aí veio a fase mais aguda (até agora, porque o pior ainda pode estar por vir) da crise econômica iniciada no ano passado, com o estouro da bolha imobiliária. Depois da tragédia em que se tranformou o Iraque, do furacão Katrina, do agravamento da situação no Afeganistão, do abalo da imagem internacional dos Estados Unidos, o próprio Bush veio a público dizer que a maior potência do mundo "pode cair em uma grande recessão". Antes mesmo de o mundo admitir que Bush acertou em alguma coisa, a crise econômica desabou sobre a cabeça do presidente americano.

É um fim ainda mais melancólico do que já se vislumbrava. Com a disputa entre Barack Obama e John McCain próxima de seu clímax, muitos acreditavam que Bush se recolheria na Casa Branca e se contentaria em esperar pelo dia em que deixará a famosa residência presidencial. Mas ele voltou à TV, para alertar para mais um possível Armagedom. O terrorismo deu lugar a a um possível colapso econômico. Um 11 de Setembro ainda mais assustador. Mais um motivo para os historiadores se debruçarem sobre a inesquecível e incomparável Era Bush.

dzԳáDzDeixe seu comentário

  • 1. à 07:27 PM em 25 set 2008, Rogério de Oliveira escreveu:

    Quando os americanos elegeram esse senhor, eu fiquei com um frio na barriga. Como se já não bastasse eles, reeditaram o erro, e a consequência disso, foi que o mundo teve que economizar, tirar o pão da boca do filho para que os americanos subsidiassem suas guerras insanas. Obama será o novo presidente e ñ tenho falsas esperanças em sua gestão, mas com certeza ele, colocará a situação do mundo devolta nos trilhos.

    ç

  • 2. à 08:33 PM em 25 set 2008, vinicius luiz escreveu:

    É...
    O final foi mais trágico do que o esperado, a força do capitalismo se mostrou débil na maior potência mundial,o mundo começa a entrar numa crise sem precedentes o governo norte-americano reluta em assumir o fracasso.
    Um governo contraditírio e sem escrúpulos fez o mundo criar um sentimento anti-eua e um futuro turbulente está por vir.
    Desejo a todos muita sorte!!!

  • 3. à 09:26 PM em 25 set 2008, Raissa Izola Duarte escreveu:

    Falar que o texto é bom mas muito "neutro" não seria nenhuma novidade. E, por favor, não entenda isso como uma crítica negativa.

    Mas gostaria de comentar sobre: "O terrorismo deu lugar a a um possível colapso econômico. Um 11 de Setembro ainda mais assustador."

    Não acho que qualquer "tragédia" econômica possa ser mais assustadora que o 11 de Setembro. Com certeza os impactos no mercado mundial serão sentidos; mas será mesmo que isso é ruim? Ainda mais tratando-se de EUA? Ficam as questões.

    Obrigada!

  • 4. à 10:08 PM em 25 set 2008, Antonio Carlos escreveu:

    Já era previsto que, quando um presidente é entrevistado como foi o presidente Bush; ele vangloriou dizendo: I´m war man. Ou seja: o senhor da guerra. Quantas pessoas este senhor da guerra já matou? Agora é a vez de ser cobrado de uma maneira vagarosa e penante. Não sendo julgado por crimes de guerra, mas por ter colocado o seu país numa situação de colápso econômico. Colápso que já começou. O Poderoso "Chefão" está diante de uma das mais vergonhosa administraçao de corrupção e guerra, e não conseguiu o seu objetivo de dominar o mundo. E agora? Senhor da guerra "Bush"? Por não ter ouvido o clamor de todo mundo, quando foi a querra no Iraqui, você começou a destruir o sistema econômico do seu país. Voltar atrás é impossível, o que resta é pedir desculpas pelos seus erros, não só aos americanos, mas de todo o mundo.

  • 5. à 11:20 PM em 25 set 2008, Cristiano escreveu:

    Se alguém podesse ler a mente de Bush antes de tomar posse poderia facilmente prever o que está acontecendo.
    Ele representa a mente mais fria do capitalismo e o subconciente americano,onde predomina a idéia coletiva de que os EUA podem tudo e portanto não importa o que aconteça eles resolvem.
    Mas o mundo mudou e só eles não perceberam. O mundo globalizado impõs novos parametros , uma multipolaridade nunca vista. Acho que ele deveria ter lido RIQUESA DAS NAÇÕES antes de tomar posse. Sob a batuta de Bush os especuladores se sentiram livres para sonhar com um mundo onde o trabalho seria secundário e o importante era gerar riquesas com papéis.
    A nova ordem daqui pra frente será : tecnologia e produtividade, isto sim é um alavancador de riquesas.

    Fora bush !

  • 6. à 11:44 PM em 25 set 2008, marcos escreveu:

    Tenho 50 anos completos. Ja ví muita coisa estranha acontecer por la...me lembro, de quando ainda criança vi, na revista Manchete a famosa foto do John John prestando continência para a urna que passava carregando o corpo de seu pai. Mais tarde acompanhei o furacão do Watergate, a politica suave de Jimmy Carter e logo veio o cowboy Ronald Reagan cavalgando no horizonte. Após seu governo veio um insonso George Bush Pai que nos brindou, apesar disso, como a Guerra video-game. Mais tarde (que loucura), sexo, estagiaria e video-tape. Os EUA expunham para o mundo aquilo que os americanos tem, mas não sabem bem como lidar com ele:Sexo!! E o que é pior: sexo na Casa Branca! Pior ainda: sexo adúltero do Presidente que, como nossos pais (isso pros americanos), não têm sexo, ou pelo menos, não fazem sexo!!! Aí vem aquele que muitos confundiram com o proprio Satanás: George Bush Filho. Coitado, começou sob suspeita de ter garfado Gore. Depois vem o horror do 11 de setembro, o Afeganistão, o Iraque, a Coréia do Norte, a Rússia (que se recusa a morrer!), a Georgia, O Katrina, a Venezuela (Venezuela?...o que é isso?)...e agora, a terrível crise economica! Convenhamos, foi um governo que teve de tudo e tudo de praticamente terrivel! Um governo do qual não se pode reclamar de falta de emoções...Mas de tudo isso, uma das coisas que mais me deixou de boca aberta foi a curiosa empatia (não creio que tenha sido falsa, diplomática, que, só não foi maior porque um não fala Inglês e outro não fala Português), entre o cowboy Bush e o mecânico Bush!!! Surpreendente ter visto que Washington se apoiou todo esse tempo em Brasilia e Santiago para tentar segurar a America Latina. É...esse mundo é realmente muito estranho...

  • 7. à 11:59 AM em 26 set 2008, Romualdo Cançado escreveu:

    É claro q/ este Sr. é um péssimo presidente, arrogante, imagina q/ está perto de Deus e pior: é "filhinho de papai" e ex-alcoólatra. Tem um final merecido: desprezo e esquecimento, mas à vezes fico pensando: seria Al Gore melhor? Talvez fosse para a política externa americana, com certeza, mas não para o Brasil. O Gore recebeu um prêmio Nobel sem nunca ter feito qualquer coisa dígna de nota para a paz e ele escandalizou o mundo (e o Brasil) dizendo: "ao contrário do que os brasileiros pensam, a amazônia pertence a todos nós". Estamos perdidos: não temos bons governantes: apenas pessoas medíocres que querem o poder e a glória para si.

  • 8. à 12:13 PM em 26 set 2008, Alessandro - Sao Paulo escreveu:

    Aquelas eleições que elegeram Bush - que trapalhada. Talvez se não tivesse tido problemas naquela eleição Al Gore teria vencido e talvez os EUA não tivesse mergulhado nessa crise. É o preço pago pela arrogância e de um sistema capitalista que precisa de reparos. Num país onde se você não tiver dinheiro pode decratar falência própria e não pagar a dívida o que podemos esperar? Já pensou se isto fosse aqui no Brasil. Digo isto porque somos um sistema e agimos dentro de outro sistema(familia, nação, mundo) e temos de ter responsabilidade sobre nós e os outros também. Essa história de viver numa bolha não existe, é necessário interação e responsabilidade. Agora o mundo tem de se unir e mostrar aos EUA que arrogância não leva a nada, o mundo deve estar disposto a fazer algo por essa nação que erratica elegeu um presidente belicista. Triste fim do mandato de Bush. Espero que temos melhores venham para essa convenção e para o mundo. É o momento de revermos esse capitalismo que precisa de reparos.

  • 9. à 02:08 PM em 26 set 2008, José Antônio Pereira de Matos escreveu:

    Poder-se-ia dizer que o conceito histórico americano do seculo XIX, do "Destino Manifesto", teve a sua realização máxima na concretização da Doutrina Bush.

  • 10. à 02:56 PM em 26 set 2008, EDMILSON BLOHEM escreveu:

    Como já foi dito por muitos, eu ratifico: Este foi o Pior presidente dos últimos 50 anos nos EUA. Foi um louco que acidentalmente galgou o poder da maior potência econômica e militar do mundo contemporâneo. Depois destes 08 anos os EUA se dão conta de que estão mais pobres e endividados, mais odiados e isolados mundo afora. em grande parte, tudo isso se deveu a política implantada por Bush pai e revivida e fortalecida por por seu herdeiro mais influente. O fracasso da Política Externa dos Bush's só não foi maior que o fracasso colhido por eles na sua política Econômica. Muito embora ambas se tenham entrelaçado aqui e ali, para concorrerem ao mesmo resultado. Hoje, os contribuintes norteamericanos questionam-se se silenciar e se acomodar foi a melhor opção depois de 11 de setembro de 2001. Dar um cheque em branco ao Sr. Bush para fazer a "guerra preventiva" contra o "terrorismo" foi o maior erro dos EUA desde o fim da 2ª grande guerra. Talvez a queda do muro de Berlim e a pulverização do poderio Soviético tenha sido um golpe muito forte nas mentes doentias dos seguidores da doutrina imperialista, que encontrou nos Bush's seus mais expressivos seguidores - como de uma hora para outra ficar sem um inimido externo que justificasse os "significativos gastos militares" já ameaçados ? - Os ataques as torres gêmeas antes de ser uma causa foi o resultado mais eloqüente do fracasso desta doutrina, que confirmada a eleiçao de Obama, chega ao seu trágico fim.

    Fiquemos atentos para o desenrolar desta trama que ao invés de chegar ao fim, está apenas iniciando um novo ciclo. Ainda que sob nova roupagem e com novos personagens. Dentro dos EUA, Obama desponta como protagonista principal; fora de lá, mas não menos importante para influenciar lá e o resto do mundo, atores menores como os BRIC, Coréia do Norte, Irã, Venezuela, preço do barril de petróleo, do aço, dos alimentos e do milho. Observemos, também a resposta da natureza a atuação do homem, dos intereses em volta da Amazônia e a nova orientação "bolivariana" da América Latina, que depois de décadas começa a se armar de forma preocupante.

    Poderia ser um exagero afirmar que tudo isso é culpa do último presidente dos EUA, mas não seria loucura nenhuma afirmar que grande parte destes problemas não existiriam ou pelo menos poderiam ter eclodido mais tarde, se ao invés de procurarem grupos e mais grupos, células e mais células terroristas, ao redor do mundo, tivessem os norteamericanos - e quem sabe o mundo - se preocupado em despejar do poder o mais perigoso terrorista que os EUA já viram; e não se deram conta disso.

    Afinal, de que adiantou assustar o mundo em uma cruzada insana atrás de OSAMAS e SADANS, se dentro de casa, continuavam dormindo com seu verdadeiro inimigo - este sim o maior terrorista dos últimos tempos ?

  • 11. à 04:03 PM em 26 set 2008, NONATO NUNES escreveu:

    A eleição (ou as eleições) do presidente George W. Bush atendeu unicamente aos interesses de empresários como Dick Chenney, Donald Rumsfeld, e outros. O resultado disso foram duas guerras desastrosas (Afeganistão e Iraque) para, no primeiro caso obterem o monopólio do oleoduto que passaria em território afegão até então dominado pelos "estudantes" (Talibã) e no segundo, se apossarem das ricas reservas de patróleo do Iraque. Foram duas consequências da crise energética em que mergulharam os EUA.
    Resultado: a economia do país do Tio Sam pagou pelos erros da Era Bush. Os gastos militares forçaram a economia de maneira tal que de repente tudo estava sendo demolido para dar vazão aos intintos sanguinários de Bush e seus aliados.
    E assim os EUA se vêem cada vez mais mergulhados numa crise que parece estar só começando. Será o fim da Grande Potência?

  • 12. à 05:01 PM em 26 set 2008, Romeu Teixeira Rebello escreveu:

    Nunca gostei do Bush (como o devido respeito). Entretanto, acredito que ele passou por crises que não foram somente responsabilidade dele! Nosso presidente (Lula), deu uma sorte grande ao pegar um progresso "contínuo" e previamente estabelecido pelo Fernando Henrique.
    Isso foi exatamente ao contrario na era Bush.

  • 13. à 12:01 AM em 27 set 2008, vanderlei escreveu:

    Não fazem mais Transação em dolares, sem petrodolares, supervalorizaram as hipotécas para cobrir deficit

    Quem ou o que quebrou a economia do EUUA foi as transações de petróleo.

    Nem Iraque, Iran ou outros querem ou queriam transações em dólares, Sadan do Iraque preferiu trocar por Euro.

    O Iran não faz mais transações em petroleo, china, Japão também não.

    Em Maio EUUA, Inglaterra, Itália, França e Brasil iniciam o Bloqueio Naval ao Iran. (Congresso americano)

  • 14. à 09:10 PM em 28 set 2008, João Curi escreveu:

    Já Vai tarde Bush.
    Um presidente mediocre de um pais arrogante. Sua presidencia foi baseada em primeiro lugar na fraude eleitoral quando perdeu a eleição para Al Gore e ganhou na tapetão.
    Depois após o 11 de Setembro se atirou numa cruzada(?) contra o terrorismo que até hoje só gastou o dinheiro do contribuinte e se mostrou desastrada e mentirosa.
    Sim mentirosa pq invadiu o Iraque dissendo que Sadan tinha armas químicas e até hoje elas não apareceram.
    Sua política econômica foi um fracasso pois após oito anos estamos vendo uma das maiores crises da história do mundo.
    Prá encerrar. Se Bush tivesse gasto todo o dinheiro jogado na guerra do Iraque + o dinheiro para socorrer o mercado financeiro, daria para irradicar a fome no mundo e resgatar a ecologia deste mundo tão poluido e no qual o Tio Sam tem a maior responsabilidade.
    Tchau arrogante, incompetente e mediocre Bush.

  • 15. à 05:39 PM em 29 set 2008, Nene Osutei escreveu:

    Não acredito como ou por que os americanos poderiam votar em McCain, depois tantos fracassos causados do partido Republicano nos últimos 8 anos.

    Todo mundo sabe que essa crise financeiro é ligado àos gastos das guerras, principalmente no Iraque. E apesar disso McCain (com toda experiência dele) ainda quer continuar a guerra no Iraque? Quando EUA poderia enfrentar uma crise sem precedentes?

    Se McCain for eleito no novembro, uma multidão de pessoas deixarão o pais. Sem dúvida.

  • 16. à 01:40 AM em 30 set 2008, Rocha P Brito escreveu:

    Há dois tipos de pessoas que mudam ao chegar ao poder. Aqueles que se deslumbram e ficam arrogantes, poderosas e perigosas. E aquelas que possuem a boa vontade de fazer as coisas certas. O primeiro deles é o George W. Bush e o segundo é o Bill Clinton. Sinceramente achei que o Bush ia destruir os EUA já no primeiro mandato, mais os EUA é uma nação poderosa. Mas quando o elegeram novamente para o segundo mandato. O mundo pensou "foi chance demais que os americanos tiveram para se livrarem desse bush...". A oportunidade passou, agora é colher os frutos amargos da insensatez.

  • 17. à 02:34 AM em 30 set 2008, André luiz escreveu:

    o pessimismo dos economistas brasileiros e do mundo inteiro está crescente, mas para os países emergentes, especificamente China, Índia e Brasil os efeitos serão menos vorazes. A Era Bush trouxe-nos um grande temor, acompanhado de uma singela esperança: Até que ponto o colapso vai interferir na população brasileira? O colapso representará o fim do grande império?

  • 18. à 12:08 PM em 30 set 2008, Juba escreveu:

    Já vai tarde. Nunca vi um Presidente tão ruim e ainda por cima um azarado ou será um obsediado?

  • 19. à 02:04 AM em 02 out 2008, rafaela escreveu:

    o presidente dos estados unidos ja foi o tempo sempre com seus altos e baixos nunca fez nada pro seu pais!!!!ele esta indo muito tarde!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


    BABAY!!

  • 20. à 02:37 AM em 07 out 2008, Carlo Germani escreveu:


    Bush nunca "governou" para a população. É apenas um fantoche nas
    mãos dos Illuminati. Ou alguém pensa
    que esta "crise financeira" nos EUA,
    não foi planejada pela nova ordem mundial / Illumunati ?

  • 21. à 02:13 PM em 18 out 2008, Dandolo Bagetti escreveu:

    Bush foi um bom presidente. O povo americano é que é alienado.

ý iD

ý navigation

ý © 2014 A ý não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.