ý

« Anterior | Principal | Próximo »

O leitor e a nova ý Brasil

Categorias dos posts:

Rogério Simões | 2009-02-10, 17:05

bbcbrasilsite.jpgNós pedimos, e nossos leitores responderam. Após cinco dias, mais de 400 internautas já participaram do para dizer se gostaram ou não do nosso novo site, lançado no último dia 4. Li com atenção cada um dos comentários e agradeço, em nome da nossa equipe, por todas as opiniões expressadas.

Não chegamos a fazer ainda um levantamento científico, mas aparentemente o novo site foi aprovado pela maioria dos que colaboraram. Entre 60% e 70%, acredito. Mas isso é menos importante. O que interessa mesmo é que os nossos internautas, sejam eles novos leitores ou companheiros de muitos anos, nos deram valiosos pontos de vista sobre as mudanças, em que pontos acertamos, onde erramos e o que ainda pode melhorar.

Aqueles que já o aprovaram, destacaram o aspecto visual do site e algumas mudanças na oferta do conteúdo. Lindo, limpo, moderno, claro, de fácil navegação, leitura mais fácil, com mais vídeos e mais espaço foram comentários comuns entre os internautas satisfeitos com nosso novo visual. Os que não gostaram reclamaram do fundo branco (seria claro demais), disseram ter dificuldade em navegar pelo conteúdo, acham o novo site desorganizado e sentem saudade da antiga versão. Como muitos carinhosos leitores escreveram, em time que estava ganhando nós não deveríamos ter mexido.

Àqueles que pediram o retorno ao modelo anterior, sinto dizer que o novo site da ý Brasil veio para ficar. A mudança atende a uma necessidade de oferecermos aos internautas um conteúdo mais amplo, com mais vídeos, mais interatividade e um desenho gráfico que reúne as mais recentes inovações na internet, abraçando e melhorando o que já havia de bom nos novos padrões de sites de notícias, sem abandonar a qualidade ý. Mas o novo site da ý Brasil está apenas engatinhando. Nos próximos dias, semanas, meses e anos, estaremos melhorando o nosso endereço na rede constantemente, buscando outras formas de acrescentar conteúdo, flexibilizar ainda mais o desenho das páginas e oferecer novas ferramentas aos leitores.

Algumas dessas melhorias devem chegar muito em breve. Muitos internautas reclamaram da falta de agrupamento dos textos por temas, o que já estava previsto no projeto e está sendo finalizado por nossa equipe técnica. Isso atenderá a um outro pedido de muitos leitores: o agrupamento das colunas antigas de Ivan Lessa e Lucas Mendes. Outros pediram mais interatividade, com a possibilidade de o leitor comentar qualquer matéria. Temos isso como objetivo, mas ainda demorará um pouco mais por depender de questões técnicas mais difíceis. Mas teremos em breve informações sobre quais foram os textos mais lidos e links para reportagens de outros sites brasileiros, além de outros pequenos avanços que os desenhistas e técnicos seguem desenvolvendo.

O fórum sobre nosso novo site continua aberto, e a opinião de todos será sempre bem-vinda. O nosso site passará a oferecer cada vez mais alternativas de desenho e conteúdo: manchetes poderão ter um vídeo próprio, galerias de foto poderão ocupar a Primeira Página, e novos blogs, como o recém-criado ý Tendências e os futuros blogs sobre Brasil e economia global, aumentarão ainda mais nosso contato direto com o leitor.

Essa grande mudança que fizemos, após um trabalho de muitos meses das nossas áreas editoral e técnica, visa oferecer ao público brasileiro um produto melhor, mais moderno, mais rico em informação e opções, mantendo os valores de equilíbrio, precisão e imparcialidade da ý. A ý Brasil, na essência, continua a mesma. Mas trabalharemos sempre para produzir um site cada vez melhor.

dzԳáDzDeixe seu comentário

  • 1. à 12:03 AM em 12 fev 2009, Rodolfo Ribeiro escreveu:

    Eu gostei muito do novo visual do site e vocês estão de parabéns. Mas observei que vocês deixaram de mandar atualizações do site via twitter. Sou usuário dessa ferramenta de microbloging e adoro a interatividade e os debates que ocorrem pelo twitter.

  • 2. à 12:37 AM em 12 fev 2009, Ricardo Morales escreveu:

    Parebéns Rogério e equipe da ý. E muito obrigado pelo retorno de nossos comentários. É muito importante ao leitor ser tb ouvido e ter peso nas mudanças do Site.

  • 3. à 01:07 AM em 12 fev 2009, Carlos Almeida Przybylski escreveu:

    Caro Rogerio Simões........acompanho o site da ý há bastante tempo...Lamento que as alterações sejam definitivas,
    Ainda bem que fiz um cabeçalho no modelo " ultrapassado" . Copio as noticias que me interessam guardar para ler mais tarde ou mandar para os amigos em PDF. Mas com a cara do site abandonado....Comigo ele vai continuar VIVO e colorido em azul.

    Agora, se desorganização é modernismo então !!!!!

  • 4. à 09:22 AM em 12 fev 2009, zyon escreveu:

    É uma pena que esse novo modelo novo veio para ficar. O antigo site trazia informações rápidas e de grande utilidade sobre globalização. Percebe-se claramente que o novo modelo não se limita apenas a alteração do layout, mas também as informações que estão sendo ocultadas. Infelizmente a ý caminha para o mesmo jornalismo feito por outros jornais de menor prestígio. Uma informação parcial e básica sobre os assuntos. Mas ainda algo se salva, pelo menos não foi criada a coluna da fofoca dos "famosos".

    Outro agravante é que o acesso a banda larga no Brasil se torna cada vez mais difícil. Empresas como a telofonica e a Net escolhem quem tem o direito de usar essa tecnologia. O acesso via satélite, em determinados lugares, atinge a mesma velocidade de uma concexão discada.

    Esse é o preço pela globalização! Menos informação,mais tecnologia e mais segregação social.

  • 5. à 10:15 AM em 12 fev 2009, Hulda Rode escreveu:

    Peço que alterem o último parágrafo. Contem um erro de digitação "traalharemos", e sim, trabalharemos.

    Quanto ao novo visual do site, é essa mesmo a tendência em simplificar o acesso a informação. Ficou ótimo. Não adianta ter um design repleto de enfeites e decorações. Para ler melhor um sítio mais limpo e otimizado.

  • 6. à 02:13 PM em 12 fev 2009, Katia Moreira escreveu:

    Gostei que ver que, à medida que fomos dando sugestões, elas foram sendo acatadas e incorporadas ao novo visual do site. Acredito que ainda tem algumas coisas que precisam ser melhoradas, mas o caminho está sendo percorrido com a habitual competência de vocês. Esta é uma das razões que utilizo a ý como homepage e fonte permanente de consulta. Vocês são mesmo nota 10. Mas, por favor, aumentem informações sobre Ciência, Tecnogia e Marketing.
    Um grande abraço e sucesso.

  • 7. à 02:18 PM em 12 fev 2009, Vinicius escreveu:

    Adorei o novo visual do site!

    Limpo, de fácil navegação; muito mais simples localizar as notícias.

    Realmente, acredito que a nova versão ficou muito boa - melhor do que a anterior.

    Parabéns! Continuem com o trabalho muito bom que estão desenvolvendo!

  • 8. à 04:04 PM em 12 fev 2009, 崡Գپíٱ escreveu:

    No começo meus olhos não acolheram bem o novo site... Mas, agora já estou acostumando e até aprovo. O que passou, passou ! Avante ý Brasil !

  • 9. à 05:22 PM em 12 fev 2009, Regina Góis escreveu:

    Bom, o que não tem remédio, remediado está. Assim sendo, me nego a navegar pelo novo site da ý. Continuarei a lê-lo, mas a partir de agora só acessarei o link "SÓ TEXTO" ao lado do logo da ý. Espero que seu conteúdo editorial não sofra grandes alterações, e acabem descambando para textos direitistas, como velhos jornais brasileiros. Daí procurarei outro jornal para ser minha página principal, quem sabe um blog. Pois parece que os blogs se tornaram a última morada da inteligência e coerência. Só falta agora vocês contratarem o Diogo Mainardi.

  • 10. à 12:10 PM em 13 fev 2009, Luiz Francisco Neves escreveu:

    Sou uma pessoa , que , além de ler o site em português , gosta de estar informada sobre o que se passa na América espanhola.Acontece que nessa nova versão , vcs suprimiram o link para outras linguas , acho isso um retrocesso , e espero que haja um aprimoramento e que as boas coisas da página antiga sejam preservadas.
    Fica aqui o meu protesto ,e previsão do tempo em Brasilia ,para quê?Em um país de oito milhões e quinhentos mil quilometros quadrados a maioria habita no litoral do sul ao nordeste , no centro habitam os políticos corrutos, e esses não precisam de previsão, para eles o tempo está sempre ótimo.Um abraço

  • 11. à 09:30 PM em 13 fev 2009, roberto campos escreveu:

    Caro Rogério,
    seria muito legal se vcs colocassem um ranking dos itens mais clicados, digamos os dez mais visitados por click, por exemplo. Seriam dez repórteres, comentaristas ou blog's writters dentre outros, isso poderia criar certa competição entre os escritores, fazendo com que os mesmos buscassem melhorar cada vez mais o estilo pessoal e sendo menos repetitivos como ocorre nas páginas da internet. Acho que um pouco de competição seria bastante saudável. Por exemplo, a comentarista de moda teria incentivo em buscar ser mais realista criando vínculos entre o belo e o feio, criando contrapontos entre o glamour e o mundo real. Quem sabe até os mais antigos se sentissem ameaçados pelos novos...
    De qualquer forma, acho que vocês estão no caminho certo.

  • 12. à 12:08 PM em 14 fev 2009, SAMUEL RODRIGUES escreveu:

    EU GOSTEI DO NOVO VISUAL,"ý BRASIL,CADA VEZ MAIS EVOLUÍDA"...PARABÉNS!!

  • 13. à 03:31 AM em 15 fev 2009, Adelina escreveu:

    Que bom saber que a maioria ficou satisfeita qto ao trabalho de vcs, apurando as necessidades dos leitores. Parabens pelo novo formato, ficou otimo!

  • 14. à 02:06 PM em 15 fev 2009, ronan wittee escreveu:

    Vejo com preocupação que a parte a crise econômica internacional,por sí só grave,com consequências ainda não tão claras,um aprofundamento das tensões internacionais movidas pelo preconceito de toda ordem.

    Toda a tensão pode ser normal e até saudável ao convívio das nações.

    Contudo,precipitam-se fatos e dá-se a eles a indevida repercução.

    A história,por seu turno,esta repleta de exemplos de como isto acaba.

    Isto não é bom.

  • 15. à 09:09 PM em 15 fev 2009, magda de almeida escreveu:

    Concordo com o Carlos Almeida e com outros que fizeram referências ao branco excessivo e ao " embaralhamento " do noticiário. Ficou confuso. Sinto falta do azul. Mas estranho que vocês tenham pedido a nossa opinião se já foi decidido que ele ficará como está mesmo.

    De qualquer forma, boa sorte, sucesso e parabéns por nos dar voz e vez.

  • 16. à 10:46 AM em 19 fev 2009, leonardo de oliveira fernandes escreveu:

    Aqui no rio de janeiro é costume os jornais publicarem materias sem apurar a veracidade do caso, e alguns jornais para vender suas publicações ainda usam e abusam de termos que deterioram a imagem de pessoas, como no caso dos diretores de uma escola infantil em são paulo onde a mãe de uma criança falou que seu filho estava sofrendo abuso sexual na escola, a impressa brasileira não perdeu tempo, sem esperar pelas investigações, transformou os diretores da escola em um monstro, foi materia de televisão por uma semana, no final das contas a mãe da criança estava mentindo pois estava devendo varias mensalidades a escola.
    Até hoje aquele casal ex-diretores não conseguem remontar sua escola graças a impressa mediocre e sensacionalista brasileira.

  • 17. à 02:31 PM em 23 fev 2009, Strix escreveu:

    Tá tudo muito bom (ou quase tudo).
    Só acho que os vídeos são muito curtos. Parece que falta, sempre, alguma coisa. Que tal direcionar o "ouvinte" para um "lugar" onde se possa ver mais sobre o assunto.

ý iD

ý navigation

ý © 2014 A ý não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.