As churrascarias londrinas na visão de um brasileiro
Em 14 de fevereiro, dia dos namorados aqui na Europa, fui com minha mulher almoçar no RodÃzio Rico, uma churrascaria bem ao estilo brasileiro aqui em Londres. Pouco romântico, eu sei, mas a ideia partiu dela... E eu topei na hora.
Segundo a revista britânica Time Out, o principal guia da cidade, há pelo menos outros seis restaurantes similares aqui na capital britânica. A julgar pelo movimento do Rico - quase sempre cheio - a impressão que se tem é de que os rodÃzios de carne fazem sucesso por aqui.
Claro que o número de brasileiros vivendo na Inglaterra ajuda muito. No domingo, me pareceu que a maioria das mesas contava com pelo menos um brasileiro.
Quanto aos ingleses, era fácil identificá-los. Enquanto os brasileiros costumam pegar pouca comida no buffet para deixar mais espaço para as carnes, os locais, não tão familiarizados com o sistema de rodÃzio, avançam com gosto no self-service. CompreensÃvel, porque a culinária brasileira do buffet, incluindo feijoada e farofa, é realmente tentadora.Ìý
Como bom brasileiro carnÃvoro que sou, "peguei leve" no self-service para não fazer feio no rodÃzio.
Ao final do almoço, fiquei muito feliz por ter aceitado a sugestão da minha mulher (Como se os maridos tivessem a opção de recusar...).
Comer no RodÃzio Rico foi, em grande parte, uma forma de matar as saudades do Brasil. Ao mesmo tempo, é inevitável pensar que certamente já fomos a rodÃzios melhores antes.
O crÃtico da Time Out Guy Diomond resumiu bem o que é para um brasileiro comer em uma churrascaria em Londres. Depois de uma viagem ao Rio de Janeiro, ele escreveu:
"De volta a Londres, qualquer churrascaria brasileira está fadada a desapontar depois da opulência do Porcão".
Marcus Vinicius Silva, um amigo meu também radicado em Londres, concorda com essa impressão.
"Eu estive no RodÃzio Rico e no Comida (outra churrascaria em Londres). Meu problema é que tenho os rodÃzios brasileiros em mente e, obviamente, a qualidade não é a mesma aqui", comentou.
Não que meu amigo, minha mulher, o Diomond ou eu mesmo não tenhamos gostado do Rico. Todos adoraram. Como a própria Time Out descreve, o local serve "filé mignon, corações de galinha, linguiças normal e apimentada, e cordeiro assado deliciosos". Eu preciso destacar também o baby beef, que estava maravilhosamente mal-passado, e o guaraná, artigo pouco comum na Grã-Bretanha.
Um dos problemas do local é que a carne tem pouco sal para o gosto brasileiro. Como o público inglês consome muito menos sal do que a gente, provavelmente o restaurante reduz um pouco no tempero para agradar também aos locais.
Além disso, senti falta de certas carnes que sempre encontramos no Brasil, como cupim e fraldinha.
Ao contrário da carne, o preço é um pouco salgado - 22,50 libras, ou R$ 65 -, mas absolutamente dentro do preço normal que se paga para comer bem em Londres.
Em suma, o Rico conseguiu matar meu desejo por um bom rodÃzio, com boas carnes e um ambiente bem brasileiro. Só não dá para compará-lo com os Porcões da vida. Nem seria justo fazê-lo.
°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário
Ola, Sou morador em Londres, e gostaria de registrar meu comentario a respeito das churrascarias, apesar de aqui elas se parecerem no estilo com as churrascarias brasileiras, todas deixam muito a desejar, com relacao a qualidade da carne e atendimento aos clientes, as garconetes tentam empurrar bebidas que sao caras, e os garcons(segundo os propios)demoram a servir a carne,afim de que o cliente com mais do buffet, Com relacao ao preco, acho que deveriam ser mais em conta, pois a carne brasileira aqui e acessivel (preco) comparada com a carne local.
obrigado.
Pelo menos,além de bom,o churrasco inglês não será responsabilizado por uma crise de hipertensão arterial.
Nao se pode comer bem em Londres a nao ser que seje num gourmet restaurant. Esqueca qualquer iguaria saborosa nesta cidade! Tudo muito caro e sem gosto. Ate a rede subway faz o pior sandwich. Unica opcao: fried fish and chips! enjoy it.
Parece que felizes somos nós que estamos no Brasil, em meio a esse mar de lama que rola solto mas ainda temos opções várias de Rodizios, carnes deliciosas( bem lembrados o cupim e a maminha) e variedade infinita de culinária mundial a preços não tão "salgados" assim.
E quanto à honestidade? Em Londres também é servido coxão duro (corte meia-lua) como picanha?
Se você paga e recebe o que pediu já é um bom começo. O aperfeiçoamento ocorrerá com a exigência dos clientes.
Quando eu estive em Londres, almocei no Rodizio Rico por curiosidade e para poder comparar com as churrascaria aqui em Madrid. A impressao foi a mesma, ñ adianta procurar qualidade carne e ficar totalmente satisfeito, pois isso só acontece no Brasil.Até mesmo as linguiças daqui sao ruins, a melhor que provei foi na Chimarrao (Xanadú) por ser feita por um brasileiro em Portugal e trazida p cá. Achei interessante sobre o buffet, pois os espanhóis agem da mesma forma, os olhos crescem ao ver um buffet grande e quando as carnes sao servidas ñ sabem aproveitar.
Como sempre lugares brasileiros, como as churrascarias, estao quase sempre cheias de brasileiros...Tem muito mineiro em Londres, mais muito mesmo...assim nao vem dizer que o lugar esta cheio de Ingleses. Eu estive em restaurantes e bares brasileiros no mundo todo e so vi brasileiro nesse locais...