A obsessão inglesa pelo calendário
Eu nunca fui chegada à mania brasileira de deixar para marcar tudo em cima da hora e não respeitar horários.
Mas aqui na Grã-Bretanha, a gente vive o outro lado da moeda. Os ingleses gostam de agendar tudo - até uma visita ao pub com os amigos - com muita antecedência. Um mês, pelo menos. Na pior das hipóteses, duas semanas.
Uma rápida olhada no calendário que meu marido inglês pendurou na cozinha e me dou conta que ele já registrou os eventos que temos até setembro (!). São festas de aniversário, casamentos, jantares e piquiniques aos quais já confirmamos presença e só poderemos faltar por motivos de força maior.
Tanta organização e formalidade não abre muito espaço para mudanças de planos, o que em alguns casos pode levar a algumas saias justas...
Há um tempo atrás fomos convidados para ir à casa de uma amiga, que junto com o namorado de longa data, ofereciam um "dinner party" para quatro casais.
O email de convite foi enviado devidamente com mais de um mês de antecedência para garantir que os convidados reservassem a data. O jantar foi ótimo. Sabadão de inverno, casa cheia, atmosfera agradável, comida e música boa.
Dias depois me peguei pensando no casal anfitrião e comentei com meu marido que achava que os dois não iam demorar muito a juntar os trapos. Para meu espanto, ele me disse ter ouvido que o namoro tinha acabado.
"Quando, ontem?", eu perguntei. "Não, há duas semanas", disse ele. "Mas como o jantar já estava marcado há muito tempo, pegaria mal desmarcar em cima da hora".
"Como assim???", eu reagi. Haja cortesia e sangue frio para conseguir sustentar as aparências sem demonstrar uma gota de sentimento.
E não deu para perceber nada, juro. Como por aqui as manifestações de afeto entre casais são mais contidas, o fato de eles não terem trocado abraços e estalinhos durante o jantar não levantou qualquer suspeita.
Muitos ingleses são assim. Seguem os manuais de boas maneiras à risca. Não que isso seja um defeito, pelo contrário. Eu mesma já aderi a muitos desses hábitos, só acho que poderiam ser mais relaxados e aceitar os imprevistos da vida.
Nessas horas é que eu vejo que continuo mais brasileira do que nunca...
°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário
Adoro seu Post's
Parabens !!!!!
Felicidades,
Thailane
De repente meu um alÃvio por ser latina...ufa!!! Haja sangue-frio!
É realmente esquisito, manter um jantar de namorados que já são ex só para não desmarcar em cima da hora, é protocolo demais pro meu senso brasileiro. De qualquer forma admiro as pessoas que conseguem marcar um compromisso com tanta antecedência. Mas acho que nem oito, nem oitenta, podÃamos encontrar um meio termo, entre aquele convite de churrarco para o mesmo dia e o happy hour com 3 meses de antecedência. rsrs... adorei.
Nada mais sensato. Atitude digna de quem tem respeito as pessoas e sobretudo aos convidados, que se programaram com uma larga antecedência para o jantar. As pessoas que cancelam as coisas em cima da hora, ignorando pequenos detalhes q fazem a diferença nas relações, tem também dificuldade de entender porque nós brasileiros não somos levados à sério. Justamente porque banalizamos e rejeitamos (por achar que equivocadamente o jeito brasileiro é único e melhor em relação aos outros) as regras de convivência do socialmente aceito e respeitado como forma de mostrar educação e consideração pelas pessoas.
Hanging on a quiet desperation is the english way...
ah, eu me daria muito bem por lá! concordo que é um pouco de "neura" marcar compromissos com um mês de antecedência e achar desagradável se alguém desmarca em função de algum imprevisto mas, confesso que se eu organizasse um jantar/saÃda/festa ficaria muuuuuuuito chateada se um convidado não comparecesse...
no mais, só tenho que concordar com a Cecy.
Amei o seu post...
Na verdade, fiquei foi bem aliviada pelo fato de ainda se sentir bem brasileira, pois mesmo adquirindo alguns hábitos ingleses sobre manifestações de afeto dentre outros, não consegue entender e aceitar tamanho sangue frio e indiferença com seus próprios sentimentos.
Na realidade, acho que premeditar muito as coisas, nunca saiem da melhor forma, uma vez que a pessoa já cria uma enorme expectativa para o "grande" evento, ou mesmo saindo para tomar um simples chopp com amigos. No meu caso, particularmente, não gosto de programar muito as coisas...Gosto que as coisas aconteçam..Sem muita expectativa e sem muita ansiedade...Bem, não sei julgar qual é a melhor forma de viver, ou melhor, nem sei se isso cabe um julgamento, acho que é somente cultura. Então, cada um com a sua, e viva a diferença!
O mesmo acontece na Alemanha: as pessoas têm paixão por calendários preenchidos e bem organizados.
Adorei o post.
ordem, ordem, ordem e a organizacao mostra a civilizacao.....mas somos ser humanos que nao sao perfeitos. Sou inglesa, tou aprendendo como trabalhar melhor com a gente mas somente poso brincar e passear na maneira agradavel. Nao sei como programar e marcar as coisas de amanha num horario, mas nao me sinto tanto triste com isso tanto agora depois de ler a differenca na cultura. Obrigada pelo pensamento. Concordo...que absurdo!
Muito bom esse post! Escreva outros sobre esses "choques culturais"!