A 'xepa' do inverno
Se tem uma coisa boa de passar o Natal em Londres é que no dia 26 de dezembro as lojas começam a fazer a liqüidação de inverno - a maior do ano.
Há sete anos aqui, praticamente não perdi nenhuma. E posso dizer que ganhei algumas "manhas" para atravessar a temporada sem grandes dramas:
- A primeira regra é não criar grandes expectativas. Itens de marcas caras vão sempre ser caros, ainda mais porque o desconto dado em geral não passa dos 30%. Muitas lojas mais populares também não colocam na liqüidação roupas que atravessam as estações, como jeans, camisas, acessórios etc..
- A segunda regra é sair de casa cedo, com sapatos confortáveis e sem hora marcada para voltar. Para aproveitar bem a liqüidação, é preciso fuçar e ter paciência para enfrentar filas, ruas lotadas, chuva e outros perrengues.
- Eu costumo dar uma xeretada nas lojas lá por fins de novembro, para já ir vendo o que me interessa e se realmente vale a pena esperar para comprar na liqüidação. Muitas vezes, se aquele item já está se esgotando em novembro, não vai sobrar para dezembro.
- Na dúvida entre comprar ou não comprar, compre. A maioria das lojas aceita devolução ou troca até 28 dias depois, desde que você guarde o recibo. Melhor levar para casa e resolver lá do que correr o risco de não encontrar mais o que você queria.
- Guardar o recibo, aliás, é sempre uma boa. No meio de janeiro, algumas lojas baixam ainda mais os preços e várias aceitam reembolsar o valor que você pagou a mais por ter comprado alguns dias antes.
- Esta também é uma ótima época para investir em artigos que não baixam muito de preço no resto do ano, como móveis, lençóis, toalhas, itens de decoração, eletrônicos, livros, lingerie, artigos de perfumaria e cosméticos.
- Se puder, fuja da Oxford Street. As grandes redes estão por Londres inteira. E a cidade tem áreas comerciais muito mais agradáveis e menos lotadas, como o Covent Garden e a Kensington High Street. Como toda paulistana, adoro a conveniência de um shopping e fiquei satisfeita com o Brent Cross, no noroeste de Londres.
Boas compras!