ý

« Anterior | Principal | Próximo »

De olho na Amazônia

Categorias dos posts:

Rogério Simões | 2007-12-05, 12:44

amazonia.jpg
Neste ano de grandes debates e relatórios sobre aquecimento global, a preocupação com o futuro da Amazônia aumentou ainda mais. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, que visitou o Brasil e sua maior floresta, disse, ao final de mais um encontro do IPCC (Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas), na Espanha, que a Amazônia está "sendo sufocada". Meses atrás, quando esteve em Londres, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve de rebater acusações de que o avanço da agropecuária brasileira estava ameaçando o ecossistema da região. Lula defendeu ainda que os habitantes da Amazônia têm direito ao desenvovimento, a uma vida melhor.

A imprensa brasileira decidiu mergulhar no assunto. O jornal produziu, no final de novembro, uma ampla sobre a Amazônia. Nesta semana, a , em seu Bom Dia Brasil, tem apresentado uma sobre os brasileiros esquecidos que vivem espalhados pela região. Nós, aqui na ý Brasil, escolhemos um tema específico: a polêmica em torno da construção de duas usinas hidrelétricas no Rio Madeira, um dos mais importantes da Amazônia. Nossa série especial, da repórter Carolina Glycerio, tem como objetivo mostrar quais os riscos de uma obra de grande porte para a comunidade e o ecossistema locais e qual a sua importância, diante das necessidades do país e da própria região.

Como mostra a nossa reportagem, as futuras hidrelétricas no Rio Madeira já dividem a comunidade local. Uns temem pelos impactos do alagamento provocado pelas barragens, enquanto outros vêem com bons olhos a chegada do "progresso". Mas qualquer intervenção do ser humano no coração da floresta pode ter conseqüências que vão além da região e seus moradores, seus peixes e suas plantas. A Amazônia, sempre chamada de "pulmão do planeta", é considerada vital para o combate ao aquecimento global, por causa do trabalho de retenção de gás carbônico (CO2) feito por sua vegetação. Mas, se ela for destruída, o impacto negativo, segundo cientistas, será dobrado: a morte de grande parte da floresta não apenas deixará o planeta sem um importante alívio à emissões de carbono, mas agravará ainda mais o problema.

Segundo especialistas que estudam a relação entre grandes florestas e o efeito estufa, o desaparecimento gradual da Amazônia pode fazer da floresta o maior emissor de gás carbônico do mundo. Como lembra , o carbono hoje guardado na vegetação passaria para a atmosfera, num processo que faria da Amazônia o maior vilão do aquecimento global em todo o mundo. E por que a Amazônia desapareceria? Devido à ação direta do homem, como em queimadas ou corte de árvores, mas também, e cada vez mais, pelos próprios efeitos do aquecimento global, que tem tornado o clima na região amazônica mais seco. Portanto um planeta mais quente contribui para a destruição da Amazônia, o que por sua vez vai aquecer ainda mais a Terra. De vítima, a Amazônia passaria a ser uma ameaça.

As usinas previstas para o Rio Madeira não têm, elas mesmas, responsabilidade direta sobre esse processo. Nem os moradores dos rincões do Brasil devem ser vistos como cidadãos de segunda classe, sem direito a saneamento básico, eletricidade ou estradas. Mas o aproveitamento do potencial econômico da Amazônia, seja em seus rios, seu solo ou seus minérios, revive a famosa questão: se a região deve ser vista como um santuário, do qual depende todo o planeta, ou uma área a ser explorada economicamente, mesmo de forma criteriosa e dentro da lei. Quando tivermos finalmente a resposta, talvez seja tarde demais.

dzԳáDzDeixe seu comentário

  • 1. à 08:17 PM em 05 dez 2007, á escreveu:

    Soa ao meu ouvido como terrorismo de ecologista que quer matar qualquer desenvolvimento para esta região do pais, Guajará-Mirim - RO, meu município mais de 80 % são reservas, parques e afins, minando muitas atividades que gerariam renda para população local, se europeus, japoneses, americanos e mesmo brasileiros do sul querem preservar a custa do nosso desenvolvimento, que criem uma bolsa em libra, euro para que possamos custear os custos de educação, saúde e demais necessidades no mesmo nível do chamado "primeiro mundo".

  • 2. à 12:53 AM em 06 dez 2007, Valber Dias Barbosa escreveu:

    Para Lula, a Amazônia é uma área a ser explorada economicamente; ele o diz claramente desce o começo do governo:incentiva contratos de exploração "sustentável",força a construção de usinas,sucateia o IBAMA, mantém in aeternum uma ministra do MA fraquíssima dentro do gov.etc.E o povo brasileiro aprova Lula e seu governo; então, a saída é lamentar e se preparar para o pior! O mundo ainda acha bonitinho o Lulinha "operário" bravinho quando discursa. As Igrejas,como as sociedades de maior força no mundo,ainda não embarcaram nessa,não se convenceram ainda de que nessa luta está o valor máximo da vida, que dizem defender!

  • 3. à 04:59 AM em 06 dez 2007, Miguel Lenz escreveu:

    Interessante,os europeus, de modo geral, estão tão preocupados ultimamente com a Amazônia que se esquecem que são justamente eles que incentivam seu desmatamento Morei alguns anos no sul do Pará, onde diariamente centena s ( ou milhares )de caminhões carregados de mogno, cerejeira e outra s madeira s de lei da Amazônia, cruzavam a estrada Belém- Brasília rumo ao porto da capital paraense, Belém. E sabem para onde essa madeira?Para Londres, Amsterda, Hamburgo e outras cidades da UE, mas, principalmente para Londres, onde deveria ser transformada em móveis de luxo para a Realeza e alta burguesia britânica. O pior é que estes caminhões continuam na mesma rota atualmente....

    Porque todo este cinismo europeu? Porque não reconhecem o desastre ambiental que provocaram na África e América durante a colonização? Hoje, a Austrália não tem mais água nem para fabricar um picolé!....

    Além disso, cadê os Euros que prometeram para o Brasil e outros paises em desenvolvimento, para ajudar na preservação de suas matas? Ah! Devem estar sendo aplicados para a melhoria do arsenal nuclear da Inglaterra e França...”Melhorar” para que? Para matar mais Jeans Charles da vida?

    Colonizadores, transvestidos de cordeiros, deixem de falar mal do Brasil e outros paises que possuem ainda florestas que vocês não espoliaram tanto ...Abram suas burras e nos remetam os tais de Euros que prometeram!

    Vão ser cínicos em Auschiwtz, Treblinka, Sobibor, na “Guerra dos Boers” e outros monumentos espantosos de barbárie e anti humanidade que vocês espalharam durante séculos!!...Vão ensinar moralidade nos cemitérios de milhões que vocês construíram em sua história e que , graças a suas “políticas colonialistas”, os encheram até formarem montanhas de carne podre!!

  • 4. à 12:31 PM em 06 dez 2007, é escreveu:

    Caro Amigo.

    Se não Houvesse mais terras para se plantar arvores em todo o mundo, e se os países industrializados não tivesse condições de diminuir a emissão de gases poluentes, então lhe daria toda razão, embora não concorde com a total destruição das matas, principalnte a amazônica.
    Mas o problema esta exatamente neste ponto, porque os demais países não desenvolvem suas florestas, porventura não há terras?
    E porque não diminuem a emissão de gases, seria prejudicial a suas economias?
    Vejo claramente o objetivo político de outros países que desejam tomar posse de nossa Amazônia, com campanhas na mídia, para desde já de maneira estúpida formatar a mente dos brasileiros para quando houver uma intervenção militar no território nacional por parte de outros países.
    Não seria melhor cada país destinar uma parte de seu território para implantação de florestas, será que a mesma preocupação não deveria ser dispensada para com o continente africano, poderia ser que os países poluentes, que adquiriram tanta tecnologia fossem obrigados a desenvolverem aquipamentos para acabar com a emissão de gases, então vejo que há outras maneiras de resolver a situação, mas o desejo de tomarem a Amazônia é muito maior do que o desejo de sobrevivência da humanidade, tudo isto devido a incompetência de um Estado e desenvolver a região Amazônica, e agora que tal desenvolvimento está há se fazer, o mundo acha que tem o direito de tomar posse de algo que pertence ao Povo Brasileiro, mas o que me deixa perplexo é este Estado inoperante deixar instituições como estas em que se dá a matéria adentrar as casas brasileiras e questionar a soberania de um Povo que certamente lutará se caso houver uma intervenção.
    Então meu amigo, vejo que o objetivo se desvia das necessidades em que se encontra a humanidade, esta que já há muito tempo se encontra dizimada pelo capitalismo - embora descorde dos sistemas socialistas - e que a ganância de obter riquezas lhes venda os olhos com respeito ás verdadeiras necessidades da população mundial.
    Espero que estas minhas palavras possam lhe servir de ajuda e não como ofensa, e me desculpo pelos erros ortográficos e gramaticais, pois ainda não tenho formação alguma, e desde já agradeço pela atenção.

    é.

  • 5. à 12:53 PM em 06 dez 2007, rodrigo-BH escreveu:

    Dois pontos:
    1-Realmente não possível limitar o crescimento do Brasil em detrimento da expansão da China, India e principalmente os EEUU. Bush e os Norte-Americanos não estão nem aí para este papo de preservação. O que vale para eles é manutenção do Status adquirido e ponto.
    2- Por outro lado, o desmatamento não significa desenvolvimento para o Brasil. Se fosse o contrário, o ítem 1 se justificaria. Mas nossa total incompetência em tomar conta do que "é nosso" mostra o contrário. Quadrilhas formadas por funcionários públicos e grileiros , associada a parceiros internacionais dominam o desmatamento. E as autoridades e o Governo que deveriam cuidar deste patrimônio, ou mesmo explorá-lo em beneficio da população, não o fazem.
    URGE: Propor ação pública contra as Forças Armadas e o Governo responsabilizando-os pelo roubo do patrimônio público, pela ausência de soberania nacional sobre a área, pela prevaricação em se acumpliciar com esta situação que é notória e constante e publicamente explicitada, sob pena de destituição dos governantes de plantão por medida constitucional e intervenção direta do Ministério Público como forma de preservar o que resta deste Patrimônio.
    Cabe ao brasileiro tomar conta do Brasil. Se estes que aí estão com esta incumbência não o fazem, que sejam apeados do cargo e outros corretamente intencionados que assumam esta tarefa. Corre ou não corre sangue em nossas veias?
    Temos que descobrir.

  • 6. à 02:32 PM em 06 dez 2007, Luiz escreveu:

    Como bem mencionou o Miguel Lenz, quanto a primeira ministra Tatcher estava no poder ela redecorou todo a casa Numero 10 em mogno vindo do Brasil.
    Estes europeus sao todos hipocritas e imperialistas que querem que todos sigam o que ditam, vicios de uma epoca onde nos tupiniquins abaixavamos a cabeca e diziamos AMEM a tudo.
    Se estes povos querem mesmo preservar a NOSSA Amazonia que paguem pelo ar que ela produz para o planeta!Nao eh assim com o oleo dos paises arabes?
    Podem ter a maxima certeza de que por detraz dos bastidores ja existe uma agenda destes paises para tomarem conta desta regiao.
    Basta apenas aquele lunatico americano mais o cachorro de colo britanico se unirem e teremos uma forca tarefa invadindo a amazonia.
    A unica forma que vejo para que isto nao ocorra a medio/longo prazo e o brasil procurar a tecnologia nuclear como esta fazendo o Iran.

  • 7. à 04:38 PM em 06 dez 2007, Dzé escreveu:

    Quando se fala em internacionalizar a Amazonas como solução do seu problema de destruição, parece uma piada: as nações fronteriças do polo Norte estão em disputa pela nova rota gerada pelo desgelo, há superpotências que invadem países alegando uma causa e perpanecem lá, mesmo constatando que a causa alegada é fantasiosa, o que querem mesmo é recursos minerais. Há países que destruiram suas florestas, dizimaram os povos nativos pela GANÂNCIA. Se nas mãos dos BRASILEIROS a Amazonas é ameaçada pelos PRODUTORES DE SOJA para exportar para os FALSOS PRESERVADORES, que além da soja, consomem a MADEIRA DA AMAZONAS, imagine nas mãos dos FALSOS PRESERVACIONISTAS. Se querem preservar a AMAZONAS, parem de comprar a madeira,carne, e a soja proveniente de lá. Falar em internacionalizá-la é desejo de apoderar de suas riquezas de destruila de forma internacionalizada. MAS O QUE PARECE MESMO É QUE TODA A HUMANIDADE ESTÁ CONDENADA A SE AUTO-DESTRUIR!PARECE QUE É IRREVERSÍVEL.

  • 8. à 04:41 PM em 06 dez 2007, Miguel Lenz escreveu:

    Estou de acordo com o sr Luiz: O Brasil deve começar a abrir “o olho” em razão desta s denuncias que, em verdade, escondem arroubos imperialista s. Como disse o outro missivista, “porque toleram o crescimento da China e da Índia e não do Brasil?” Ora, meu caro Watson, “porque estes dois paises possuem a bomba atômica”!!!
    Enquanto isso, o sr Inácio da Silva vende a floresta para as multinacionais e nega uma verba maior para a FAB comprar mais e modernos aviões de combate, que poderiam ser deslocados para proteger a Amazônia..
    Ninguém apoia , evidentemente, a destruição que ocorre nas bordas da floresta, mas isso é culpa de um governo que passa o tempo todo se preocupando com juros bancários, com o bem estar das multinacionais, com a segurança aos bancos particulares para que obtenham lucros cada vez mais escandalosos, e, para se manter “la encima,” dá uma “gorgetinha” a alguns milhões de esfomeados , dizendo que isso é transferência de renda...

    Está na hora dos verdadeiros brasileiros, aqueles que querem manter nossa unidade e independência, começarem a se preocupar com a defesa de nossa terra. O monstro Imperialista está de olho na Amazônia, em seu gás, seu petróleo e, obviamente, na madeira que possa tirar de lá

    Só o srs Inácio da Silva, Nelson Jobim e toda patota festiva do Senado e da Câmara não vem este fato gritante. Para isso, devem parar de se preocupar com o umbigo ( e o bolso ) e verem o perigo que estamos correndo tendo um Exercito, Marinha e Aeronáutica, com armas de caçar passarinhos..!.

  • 9. à 05:33 PM em 06 dez 2007, Miguel Lenz escreveu:

    Moro na cidade de Anápolis, Goiás, e onde se situa a única Base Aérea que pode interceptar qualquer invasão de nosso espaço aereo Amazônico. Pois bem, os aviões, quase todos Miragens, foram comprados durante o regime militar r , sendo todos eles sucateados, e que se Chavez comprar os aviões que prometeu comprar, simplesmente os nossos deixarão de existir como armas de defesa nacional. Vai ser um festival de aviões venezuelanos nos céus amazônicos!
    Quando Lula assumiu o primeiro mandato, negou a liberar uma verba de alguns milhões de dólares para que a Base área de Anápolis comprasse aviões mais modernos. E sabem qual foi a justificativa? O PT achava que os militares “poderiam estar se armando para aplicarem novo Golpe!”

    Agora , com a ameça de Chavez, o Governo parece que começa a despertar, e Lula, finalmente, começa a agir r com Presidente do Brasil e não um simples “lero lero” petista Liberou novas verbas para a Aeronáutica. So que isso, isoladamente, não vai adiantar nada contra o Imperialismo PRECISAMOS DE TANQUES, AVIÕES, NAVIOS, SUBMARINOS modernos PARA ENFRENTARmos O IMPERIALISMO de igual para igual! ALIÁS, COMO ESTÁ FAZENDO sabiamente O CHAVEZ!.
    O resto é puro romantismo de uma patota intelectual que acha que Forças Armadas são estruturas asoletas no mundo moderno, não servindo para nada...

  • 10. à 02:22 AM em 07 dez 2007, Otávio Dornelles escreveu:

    Li os comentários de 01 à 09 e concordo com muitas de suas proposições.Parece que a questão da Amazônia se resume em criar-se ambientye de mídia para tentar confundir a boa fé do povo e mobolizar parcelas de brasileiros contra seus políticos , à princípio , mas por extenção contra a integridade e a soberania nacional.
    Senão vejamos: toda discussão é rica em idéias preservacionistas mas não dizem como tornar o ideal real e desconheço exemplo prático em qualquer desses países estrangeiros no sentido de se viabilizar uma economia absolutamente sustentável.Sabe-se e vivencia-se mundialmente que o IDH tende corresponder à infra- estrutura econômica - energia, comunicações e vias de transporte instalada.Portanto, pergunto aos grandes naturalistas e estrangeiros se gostariam de morar em qualquer lugar do mundo sem as benesses da criatividade humana , ou seja, sem o conforto e, a saúde ou a educação possível?Imagine um inglês ou americano sem calefação no inverno para evitar emitir gás carbônico.Agora se o esporte é preocupar-se sem apontar soluções ou acordos viáveis ai então oleque de discussões pode abranger muito mais que a Amazônia, antes dela temos a o espaço que arece ser só dos americanos, a Antártida não resolvida, a pesca predatória em águas internacionais, as tantas espécies de animais que o homem tem levado à beira da extinção, a fome a aids e o ebola na África que ja leva a pecha de continente esquecido ou condenado, a necessidade de desminar tantos países, de salvar tantas vidas..., de se reduzir as guerras e conflitos os quais desconsideram muitas vezes a força ou a legitimidade da ONU a começar pelos EUA...Portanto verifica-se que o mundo segue construindo o futuro pela via estritamente econômica...Não acredito no que o interesse na amazônia seja predominantemente ecológico e acho que se existirem mais duas ou três cidade do porte de Manaus na Amazônia brasileira haverá muito mais benefícios que o contário.Quem discordar disso por favor pegue sua família e va morar e educa-los seja na Amazônia, Antártica ou África sem a mínima infra-estrutura econômica ou me convença o contrário, obrigado.

  • 11. à 05:54 PM em 07 dez 2007, mariane escreveu:

    AMAZONIA - O QUE NINGUEM DEVE ESQUECER É QUE A AMAZONIA É DOS BRASILEIROS. NÃO É DO GOVERNO ATUAL NEM DE FUTUROS, MUITOS MENOS DE ESTRANGEIROS OU ONGS SEJA LÁ DE ONDE FOR. CABE AO GOVERNO BRASILEIRO FISCALIZAR E ORDENAR SUA COLONIZAÇÃO. POIS A MESMA É INEXORÁVEL. O MAIS QUE ENTIDADES INTERNACIONAIS PODEM FAZER É AJUDAR NA EDUCAÇÃO DOS COLONOS. SE A AMAZONIA É O PULMÃO DO MUNDO E DELA DEPENDE O RESTO DA HUMANIDADE, PACIENCIA, POIS SÃO OS BRASILEIROS OS DONOS. SÃO ELES QUE SABERÃO O QUE FAZER.
    SE FOSSE O CONTRÁRIO, O HEMISFÉRIO NORTE RESPONSÁVEL PELO D CLIMA DO MUNDO , IRIA OUVIR NOSOTROS, BRASILEIROS?

  • 12. à 08:53 PM em 07 dez 2007, é escreveu:

    Ora por favor..é sempre a mesma coisa..a Amazonia tem que salvar o mundo do caos que todos fazem. Aquecimento Global existe, mas é so isso que veem..estão querendo tirar o foco sobre os problemas com nosso SOL, estão também escondendo o fato que isso tudo também tem a ver com fatores galacticos. O Planeta X ja localizado pela Nasa, e pode ser também ja um dos grandes causadores dos problemas climáticos devido a sua aproximação com o nosso sistema. Os problemas gravitacionais serão terriveis. Cientistas do mundo todo olhando esse planeta, serão maremotos, terremotos, megatsunamis.,.Por favor pessoal da redação ý, vejam o que ja diziam os sumérios..Mandem mais matérias sobre O tal paneta X,(Nibiru, Hercólobus, ou Marduk) que esta vindo..o Planeta esta vindo..as matérias estão a mil na internet, centenas de links e fotos..Chega de esconder a verdade. A verdade tem que ser a autoridade, e não a autoridade a verdade, vamos olhar pro alto tb..e não só pra baixo.

    Abraços a todos e que Deus nos ajude a divulagar todas as verdades sobre o aquecimento e os problemas globais.

  • 13. à 10:02 PM em 07 dez 2007, Mauricio escreveu:

    Concordo com a questão da preservação de nossa floresta, porém nunca falou-se tanto em Amazônia quanto agora. Preocupo-me sim com o aquecimento global e a preservação dos ecosistemas, mas preocupa-me muito mais a intromissão de ongs internacionais e da comunidade internacional em si,na Amazônia.
    Meu temor é a intervenção militar das potências em nosso território, com o pretexto de salvar o mundo.O engraçado é que as mesmas potências, praticamente minaram suas florestas o que demonstra claramente que não os tornam os mais indicados a apresentarem soluções.A Amazônia, além de pulmão do mundo, também é rica em minerais, madeira e água,(maior reserva de água doce do mundo), o que deixam muitas nações, com inveja do que é do povo brasileiro.Lembremos sempre, do que está ocorrendo no Oriente Médio, e o que as suposições das Superpotências estão fazendo com o Iraque e querem fazer com o Irã.
    Preservação sim, mas com autonomia e soberania 100% brasileira.

  • 14. à 04:05 AM em 08 dez 2007, Patrícia -Manaus escreveu:

    Infelizmente temos um presidente que não consegue ver o seu papel enquanto estadista na preservação da Amazônia. A população que mora na região sabe muito bem como compatibilizar progresso e preservação, no entanto, a ameaça vem de fora pra dentro, comendo pelas beiradas, por interesse de grandes grupos de soja, de madereiros e outros, e agora quem sabe até para a produção do etanol. Os estrangeiros estão comprando e adentrando a Amazônia pouco a pouco e o governo não investe nos aparatos necessários para o controle e fiscalização. Fica um com discurso populista,demagogo e com uma conversa pra boi dormir, forçando goela abaixo dos brasileiros, com seu tom autoritário, e tendo a sua frente apenas um "espelho espelho meu...". Grandes empreendimentos vem sendo empurrados aos brasileiros sem os devidos estudos de custo/benfício ambientais a longo prazo. Não bastou Balbina, não bastou a desativação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, agora são os gasodutos, as hidrétricas do rio Madeira, em Santo Antônio e Girau, da maneira como postos, vão trazer mais prejuízo que benefício à região,e favorecer, sim, ao grupo Maggi. O povo brasileiro precisa acordar. O Brasil precisa se levar mais à sério, investir em educação, instrução e informação, para aprendermos a votar e fazer com que as decisões de Estado sejam realmente responsáveis. Somos um país que teria tudo pra dar certo, se não ficasse a dormir ora em berço esplêndido ora ao relento, assistindo a tanta corrupção e demagogia.

  • 15. à 08:52 AM em 08 dez 2007, Alessandro Cavalcante escreveu:

    Graças a ganância a Amazônia está sendo destruida. Seja por gente que vem de fora, seja pela agropecuária. Sou contra esse negócio de internacionalização da Amazônia, também sou contra a sua exploração. Acredito que tenha outras terras que pode se plantar. Temos também de perceber que se invertirmos em tecnologia poderemos ter produtos de melhor valor agregado. Mas infelizmente o que o governo mesmo investe é em educação. Outro ponto é o sucateamente de nossas forças armadas. Penso que a Amazônia deveria ser um território e dado aos militares, apenas para exploração de pesquisas cientificas, eles deveria cuidar dela. No futuro se não tivermos uma arma nuclear outras nações irão querer invadir nosso território. É um fato que parece que começa a persuadir a cabeça desses europeus sangue-suga, sem falar no império americano.

  • 16. à 11:14 AM em 08 dez 2007, Edgar Serafim escreveu:

    Moro na amazonia,sul de Rondonia,vejo a nescessidade do Estado progredir,isso é uma logica a progressão é constante em todo o mundo,mas para isso requer alguns sacrificios. Nosso Estado seria muitissimo favorecido com um rodovia federal paralela a que ja temos-364,temos uma area muito vasta sem aproveitamento economico por falta de estradas,ainda que o Governo mantem estradas estaduais de terra em estado transitavel.O Brasil é uma potencia emergente,isso causa preocupaçao à muitos economicos que ganham com a ignorancia e destrutura-
    ção das "colonias".Rondonia é o Estado que mais progrediu no Norte do Pais.Precisamos de energia para acompanhar esse progresso,aí vem aquela guerra contra a usina hidro
    eletrica,então porque não partimos para a energia atomica,que é tão segura como a hidraulica,digo isso com toda a certeza,o perigo é o vazamento de rediação certo?,o que voces acham que aconteceria se uma hidroeletrica "estourar".quantos milhares de vida serão ceifadas,não é o mesmo risco?.Mas tenho uma ressalva a fazer no meu ponto de vista progressista,é preciso ter muitissimo cuidado com o meio ambiente,a soja nos trouxe uma ilusão de riqueza
    só esta deixanado nossas cidade diminuidas,vendemos a soja por $2,00 e compramos o bagaço(no supemercado) por $8,00,isso é beneficio.Ha a nescessidade de prerservar progredin
    do,estamos numa região muito perigosa se desmatarmos de qualquer maneira dentro de cinquenta anos teremos aqui na Amazonia um outro Nordeste,e quem vai pagar por isso é o Sul do País,que terá que dividir o bolo da arrecadação com um Estado inerte,se nossos governates soubessem o significado de "politica"
    certamente teriamaos um extrativismo sustentavel.

  • 17. à 09:39 PM em 09 dez 2007, Ivan Honório de Oliveira escreveu:

    Eu não assisto nada de filmes de gringos americanos, seja cáubói ou outra mer...cadoria que seja. Assistia filmes vindo de óliude tantos seriados porém agora estou enojados de tudo isto que provém lá do "olho grande" de cima do Nosso País. Podem me chamar de besta, tonto ou idiota por isto que estou dizendo. Demorei para "cair a ficha". Já há tanto venho vendo na midia o escarcéu que os ianques estão fazendo pela Amazônia nossa. E penso, Meu Deus, O império romano caiu por causa do Cristianismo, quem nos livrará deste Império do Terror capitalista? Patriotas assim como eu façamos um boicote à eleições próx.

  • 18. à 11:56 PM em 09 dez 2007, Newton Froes escreveu:

    A exemplo, li todos os comentários, todos. Todos exprimem muito bem a conciência e a preocupação dos brasileiros ante a situação da Amazônia. Contudo quem deveria se manifestar e expressar qualquer reação ante o mais hipócrita e intencional ataque a Amazônia, não se manifesta; este governo que ai está só consegue olhar para o próprio umbigo e a condição de se manter no poder. Pobre POVO brasileiro que mais uma vêz foi enganado por um "populista interesseiro". Defesa nacional, SIVAM..... o que temos? ONGS "estrangeiras", comunidades indiginas "hablando" outras linguas que não a nossa. Nossa população como um todo está desacistida em tudo, o que dizer então dos povos da Amazônia. Um presidente que se orgulha de ser semi-analfabeto, que trabalhou quantos anos na vida? Que se manifesta e incentiva para que o POVO continue ignorante como ele. Não temos governo, não temos planos de administração, projetos para o País. Não temos nada, somente a esperança de que DEUS seja realmente brasileiro,e nos dê mais tempo. Alguns punhados de brasileiros audáciosos e corajosos que não se encabulam com tamanha safadeza, e que lutam para engrandecer este país. São esses que se manifestam, gritam, tentam ser ouvidos. Os estrangeiros querem a preservaão da Amazônia, pois que paguem. Paguem! Quiça tenhamos ainda algum dia no comandado desta nação um HOMEM,um Estadista, que leve este país realmente onde deva estar. Porém compete a nós brasileiros o escolhermos, e então antes que acabem com a Amazônia vamos desfraldar uma campanha já para eleger alguém com competência, capacidade, culto, com experiência, conhecimento. Que ame este país mais do que a si mesmo. Que tenha liderança, seja honesto, honrado. Não é utopia ter esperança que o Gigante seja acordado, pois nós brasileiros merecemos.

  • 19. à 02:41 AM em 10 dez 2007, Verbena escreveu:

    bem eh melhor cada PAIS cuidar de suas matas e quem destruiu, tentar erguer as suas florestas novamente, eu li um artigo que diz que os Estados Unidos tem uma grande soma de dinheiro vindo somente da maconha que eh plantada neste PAIS bem no Brasil isso eh proibido e o impressionante eh que a ONU nada faz sobre isto, porque sera? ErVA nociva e que tem grandes plantacoes nos Estados Unidos, seria bom que no lugar dessa erva maldita o governo incentivasse para fazerem FLORESTAS para ELES assim como temos a nossa AMAZONIA. Se os PAISES RICOS, deixasse de ser egoista, cada um dele teria suas proprias FLORESTAS, agora so tem umjeito cuidarem em REFLORESTAREM seus Paises, AGAIN.

  • 20. à 03:24 AM em 10 dez 2007, Max Hertz escreveu:

    Irmãos brasileiros! Vocês devem ter ouvido falar na chamada Máfia Verde; do WWF, a ONG ambientalista internacional encabeçada pelo príncipe Philip do Reino Unido, aqui no Brasil representada pelos Marinhos e os Siroski. Entrem no endereço e encontrarão informações extraordinárias sobre o que está acontecendo.
    Vocês lembram da primeira eleição para presidente no Brasil depois da Ditadura Militar, em 1989?
    Alguém até antão tinha ouvido falar em aquecimento global? Buraco na camada de ozônio? Ou coisa parecida?
    Pois é, tudo começou quando o Lula despontava nas pesquisas eleitorais como favorito para ganhar no 1°turno a eleição como presidente. No auge do seu favoritismo visitou o Papa, esteve na Casa Branca com Clinton. Diante da possibilidade de um operário se tornar presidente do Brasil, da noite para o dia os cientista no mundo inteiro descobriram um buraco na camada de ozônio. O resto da história todos já sabe. Lula perdeu a eleição para Collor. Collor presidente promoveu a Eco92 e na presença do presidente dos Estados Unidos, contrariando a Constituição Brasileira ou qualquer outra no mundo atual, assinou a demarcação da reserva Yanomami na fronteira com a Venezuela.
    Ora, ali está o coração da Amazônia e a maior reserva mineral do Planeta. Os Estados Unidos não precisariam intervir militarmente. Não antes de reconhecer a independência da Nação Yanomami. Com a independência da Nação Yanomami eles estariam bem servidos pelos próximos 300 anos; e certamente não hesitariam em fazer com os Yanomami o que fizeram com seus próprios índios.
    Afinal, estamos falando dos verdugos da Humanidade, haja vista que se um dia o território dos Estados Unidos afundasse como aconteceu com a Atlântida, a Humanidade estaria livre da escória humana.

  • 21. à 10:01 PM em 10 dez 2007, Gervasio Soan escreveu:

    Se cada morador do nosso planeta plantase uma árbore a cada ano durante a sua vida na terra, sera que não daria para melhorar a situação das florestas do mundo todo??. Daria quantos bilhões palntados por ano??. Não seria uma boa ideia???. Lugar para serem plantados, com certeza tem muito por esse mundo afora, principalmente nesses paises chamados de primeiro mundo que também foram os primeiros a acabar com as suas floresta para dar lugar a uma ¨selva de pedras¨.

  • 22. à 05:08 PM em 11 dez 2007, Miguel Lenz escreveu:

    E o pior de tudo é que nosso Governo, aquele que tanto criticava o endividamento nacional nos tempos dos militares, virou “Papai Noel “ dos Bancos Internacionais.Tal zelo em relação aos lucros monstruosos que estas casas bancárias usufruem, faz desta matilha que se diz “progressista” um verdadeiro caso de traição à Pátria.Enquanto nossos bravos pilotos tentam proteger a Amazônia voando em aviões “movidos a vapor”, outros países, como Chile e Venezuela compram o que há de mais moderno na área aeronáutica.
    Cadê o sr. Lula da Silva inimigo dos bancos internacionais?
    Cadê o discurso “Nacionalista” do PT contra as multinacionais?
    Enquanto o Governo faz hora extra noturna para calcular quanto dinheiro vai remeter aos grupos financeiros internacionais, nossos aviões aqui da Base Aérea de Anápolis, àquela encarregada do patrulhamento da Amazônia,voam com peças tiradas de outros que já nem podem mais ficar em pé!
    Onde estão os recursos prometidos pelo Governo para modernizar nossas Forças Armadas?Será que chegarão no dia que Chavez ocupar Roraima?Ou então, quando “forcas conjuntas” americanas e européias, desembarcarem em Macapá?

  • 23. à 09:05 PM em 20 dez 2007, áDz Rio escreveu:

    á,
    Sou natural de Porto Velho (consequentemente, um amazônida) minha cidade é muito importante para mim, e meu sonho é que ela, e a Amazônia como um todo, seja conhecida por muita gente; seja reconhecida por seus aspectos positivos em nível nacional.

    Por isso gostaria que vossa senhoria desse uma olhada nas fotos da cidade (no link do álbum Flickr), nas histórias da cidade - sendo que algumas delas estão atreladas com a história do país (no link do Blogger) e nos vídeos que eu fiz (no link do You Tube). Por favor olhe e comente.
    É muito importante para mim.
    Obrigado.

    Flickr (Álbum fotográfico virtual)

    Blogger (Blog com fotos e história)

    You Tube (Vídeos temáticos sobre a cidade de Porto Velho)



    áDz
    ______________
    Porto Velho-RO

  • 24. à 06:25 PM em 26 dez 2007, Anderson Porto escreveu:

    Primeiro, os países que contribuem para o aquecimento global deveriam plantar mais e mais árvores a cada dia, estas sim, carbono-sequestrantes. As árvores da Amazônia são dos brasileiros e nós é que iremos decidir o que fazer, ou não, com elas. Cuidem das suas!

    Segundo, o "pulmão" do mundo é o ھٴDZâԳٴDz das águas do oceano antártico, em conjunto com o krill; qualquer estudante do 1º grau brasileiro sabe disso. Vocês não?

    Terceiro, devemos parar de poluir já. Não dá para limpar sem antes parar de poluir. É retrabalho inútil. Ou paramos de poluir, ou a coisa toda só irá piorar...

    E se quiserem aprender a plantar, acessem:

    ps: árvores já crescidas são o estágio final do sequestro de carbono. Para sequestrar o carbono novamente, as árvores antigas devem ser retiradas e mudas de árvores novas devem ser plantadas, numa proporção próxima a 10 plantadas para 01 retirada.

  • 25. à 11:29 AM em 28 dez 2007, Luís D'Avelosa escreveu:

    Segundo o Coronel (da Guarda Nacional) Ramiro de Ilhéus, nos velhos tempos do império do cacau:"O mundo está dividido entre os que têm e os que querem tomar". "Eles" não têm mais oxigênio, nem espaço, nem árvores, nem rios, nem nada. Agora, estão "botando" o bode expiatório no famigerado efeito estufa, para justificar a invasão de terras alheias. E estão invadindo o Brasil (terras na amazônia e no litoral), sem dó nem piedade, mas com uma satisfação hipertrofiada perversa, sem parâmetros, nas nossas barbas! Inácio da Silva, nem...

  • 26. à 11:46 AM em 08 jan 2008, anselmo fukuciro escreveu:

    Como bem lembrado, o grande mercado consumidor da madeira brasileira extraída da Amazônica é a Europa; é grande o n.º de "pesquisadores" europeus e americanos embrenhados na floresta, sem o conhecimento do governo brasileiro, pilhando nossas riquezas bio-genéticas; um grande título de reportagem seria o desaparecimento de cinco filhotes de jacarés albinos do campus da UFMT (Cuiabá-MT); quanto à substituição da floresta por lavouras, vale lembrar que o Brasil não necessita disso: com 220 milhões de hectares em área fértil agricultável, o País destina somente 60 milhões de hectares para lavoura (incluído cana-de-açúcar) e outros 80 milhões de hactares para pecuária. Enfim, outra reportagem poderia responder as seguintes indagações: com o aumento da população mundial, como produzir comida sem o uso de fertilizantes, defensivos químicos ou a abertura de novas áreas agrícolas? Com uma população de 180 milhões de pessoas e produzindo 140 milhões de toneladas de grãos ao ano (fora produção de hortifrutigranjeiros e carnes), o Brasil disporia de 777t per capita de comida. O excedente é para alimentar boa parte do resto do mundo... E ainda nos criticam? O Brasil é o maior produtor mundial de vários itens agrícolas e naqueles itens dos quais não detém a liderança, segue entre os primeiros colocados (graças à Embrapa). E as florestas americanas e européias que não existem mais, não eram igualmente importantes? Por quê a questão ambiental não pode frear a economia americana, mas DEVE ser o norte a orientar o desenvolvimento nacional? Por exemplo: os EUA, por intermédio de ONGs pseudo-ambientalistas, dizem: - não comprem soja brasileira, pois ela foi produzida onde antes era floresta amazônica! Ou então quando algum país europeu declara: "as condições sanitárias da carne bovina brasileiras não são ideais". Porém, o boi brasileiro é o único do mundo a ser criado no pasto, comendo capim, afinal é herbívoro, pois nós podemos nos dar ao luxo de deixar um boi sozinho em 10.000m2 de área verde (isso ofende os estrangeiros); enquanto em outros países, os animais são alimentados com restos de outros animais, dando origem inclusive, ao mal da vaca-louca. Isso que é sanidade animal? O aspecto comercial está dominando as discussões sobre o meio-ambiente e isso precisa ser considerado, senão o tema ambiental jamais será discutido à sério e encarado como se deve. Obrigado!

  • 27. à 01:07 PM em 21 jan 2008, Emmanuel Quintão escreveu:

    O maior sonho de minha vida é conhecer os rios do amazônias

  • 28. à 02:47 PM em 22 mai 2008, Jocelio neves escreveu:

    a Amazonia é patrimonio brasileiro.
    Vão embora, imperialistas e destruidores europeus e norte americanos.
    Brasil, fique de olho. Eles querem nos tomar até a mata.
    Viva o Brasil e seu povo

ý iD

ý navigation

ý © 2014 A ý não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.