ý

« Anterior | Principal | Próximo »

Amigos e inimigos de Lula

Rogério Simões | 2009-11-27, 10:53

lulaahmadinejad.jpgO presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, finalmente visitou o Brasil nesta semana. Ahmadinejad chegou dizendo, , que Luiz Inácio Lula da Silva era seu "grande amigo". Os discursos e imagens de afeto mútuo entre os dois em Brasília reforçaram tal ideia. Não se trata de amizade nos termos do cidadão comum, claro. Logicamente, a aproximação de líderes nacionais tende a ser definida muito mais pelos interesses políticos. Mas ambos mostraram-se tão à vontade na defesa de posições semelhantes para questões internacionais (necessidade de uma reforma do Conselho de Segurança da ONU, direito de todo país à energia nuclear pacífica...) que, no meio político, é possível imaginar que Lula e Ahmadinejad sejam realmente hoje "grandes amigos".

Em análises publicadas aqui no exterior sobre Lula, um dos elogios mais comuns sempre foi em relação à sua capacidade de dialogar com líderes das mais diferentes tendências políticas. Lula, dessa forma, foi amigo de George W. Bush e já se tornou grande amigo de Barack Obama. É amigo de Dmitry Medvedev, Hu Jintao e continua sendo amigo dos "inimigos" Hugo Chávez e Álvaro Uribe ou Shimon Peres e Mahmoud Abbas. Mas Lula, com sua crescente influência internacional e a necessidade de o Brasil se posicionar em temas mais delicados, sabe que, mesmo com sua fantástica habilidade nas relações político-pessoais, não é possível ser amigo de todo mundo o tempo todo.

Dessa maneira, Lula já coleciona inimizades. O mais notório "inimigo" do líder brasileiro é Roberto Micheletti, que tomou o governo de Honduras após a deposição do presidente Manuel Zelaya, em junho deste ano. Os dois já bateram boca por meio da imprensa, com Lula referindo-se a Micheletti como "golpista". Lula também acaba de reafirmar que não reconhecerá um governo hondurenho nascido das eleições marcadas para este domingo, dia 29. Como o apoio a Zelaya em Honduras está longe de ser unânime, e o país caminha para uma alternativa política não aceita ainda pelo Brasil, está claro que muita gente em Tegucigalpa não gosta do presidente brasileiro.

Os Estados Unidos pensam de forma diferente de Lula. Para Washington, as eleições hondurenhas são uma solução interessante para uma incômoda crise num país bastante próximo ao território americano, mas de importância estratégia muito modesta. Eleições diretas para a composição de um governo de união nacional é uma saída comumente pregada pelo Departamento de Estado americano para países em crise. Em Honduras não está sendo diferente, e os Estados Unidos deverão legitimar o futuro governo eleito. Isso colocou, segundo relato do jornal espanhol El País, a relação entre Barack Obama e Lula em dificuldades. Para piorar, e voltando ao presidente do Irã: como os Estados Unidos tentam isolá-lo internacionalmente, por causa das ambições nucleares do país dos aiatolás, as fotos de Lula sorridente ao lado de seu amigo Ahmadinejad em Brasília não devem ter caído bem na Casa Branca.

Lula tem sido um mestre nas relações internacionais ao manter um bom diálogo com líderes de todos os tipos, mesmo aqueles que não conversam entre si. Mas o presidente brasileiro, ao se aliar a um lado específico de uma crise política e fazer amizades polêmicas, terá de se acostumar a ter inimigos ou ver amizades esfriarem de vez em quando.

dzԳáDzDeixe seu comentário

  • 1. à 06:18 PM em 27 nov 2009, Carlos Almeida Przybylski escreveu:

    Roerio...mas que grande bobagem...custa a crer que "isto" saiu de um jornalista dito brasileiro....Sua análise é tendenciosa e mais parece algum editorial do ultra direitista Folha de SP...ora, qu6n7qa4erem isolar o Irã da mesma forma que fizeram com Cuba 50 anos atrás...Irã não é uma pobre ilha...se radicalizarem como você , nas entrelinhas, preconiza o final não vai ser bom...nada bom.

  • 2. à 07:21 PM em 27 nov 2009, Juvenal Melvino escreveu:

    Prezado Rogério Simões, Concordo com sua análise, de que é difícil ser amigo de todos. Mas o presidente Lula fez a sua escolha como Estadista, ter uma postura de Estadista independente, recebendo todos, independentes da sua côr ideológica. Por exemplo, neste mês, recebemos o presidente de Israel, cujo seu Estado tem desrespeitado as resoluções da ONU, com a construção de habitações nos territórios palestinos, racionamento da água para os palestinos, construção de muros em território palestino, etc. Daí, poderíamos criticar Lula por receber um sionista? que promove o holocausto em território palestino, ao cercar o povo palestino em seu próprio território? Como condenar o programa nuclear do Irã, se Israel possui bomba nuclear? A postura independente do presidente Lula difere da postura humilhante do ex-presidente FHC, que ao primeiro espirro dos EUA, mijava nas calças...

  • 3. à 10:39 PM em 27 nov 2009, Luiz Monteiro de Barros escreveu:

    Também considero como a maioria dos brasileiros Micheletti golpista. É bom ter que assumir essa inimizade mesmo com os EUA. Olha. A ý eu a acesso para fazer contraponto à nossa midia. Ela não é a dona da minha verdade. Espero que a ý não se transforme em repetidora de factóides de lesa humanidade do tipo de “armas de destruição em massa” que a mídia repercutiu impunemente para que os EUA roubasse petróleo, ou melhor as águas de dois rios da antiga Mesopotâmia o Iraque. E agora será que você Rogério não faz o mesmo sobre o Irã. Deixa eu lhe ensinar uma coisa. Com o Iraque já foi destruída relíquias de parte de uma antiga civilização. O Irã representa parte dessa antiga civilização. O QUE ACONTECEU COM A VISITA FOI NADA MAIS NADA MENOS QUE O ENCONTRO DA VELHA CIVILIZAÇÃO COM A NOVA. America Latina, berço de uma nova civilização. As figuras presidenciais contam sim mas pouco. Outro dia dirimi essa duvida se houve ou não houve o holocausto assim: Houve o holocausto e Gaza sofre nos dias de hoje um holocausto causado por quem sofreu o holocausto! Pelo amor da PAZ não fomentem a guerra. A vingança dos dirigentes belicistas não serve ao verdadeiro e bom povo israelense para massacrar os de Gaza. Israel tem ou não tem a bomba? Seja um jornalista da nova civilização!!! Seja amigo do Brasil, do Irã, de Israel, do Iraque e da Palestina.

  • 4. à 02:11 AM em 28 nov 2009, Paulo Franca - PLAFstudies.com escreveu:

    Pessoalmente, gosto de Lula. Pessoalmente, creio que, no que se refere a essa questão de Honduras, ele não está com a razão, nem aqui e nem na China. Não foi um golpe que o atual governo deu em Honduras. Foi contra um golpe que ele se protegeu. O zelaya teve contra si a própria Constituição, à qual ele deveria zelar (daí o seu nome: Zelaya). Não quiz. Se a carta magna diz que não se deveria nem mesmo discutir o assunto da reeleição, ele não deveria ter tentado modificá-la em causa própria. Bem feito para tomar vergonha, ele e os que estão querendo se manter indefinidamente no poder aqui na América do Sul.

    Lula, meu querido presidente, Vossa excelência não está raciocinando bem neste caso.

    Os EUA estão mais do que certos em reconhecer as eleições deste final de semana em Honduras. Na minha insignificância, eu acolho com alegria o resultado.

  • 5. à 01:08 PM em 28 nov 2009, Jose Pedro escreveu:

    Lula e seus amigos ditadores vizinhos, estão cada vez mais mostrando a verdadeira face da esquerda extremista,sendo financiados por um líder que tem seu país alvo de 3 set de sancões no conselho de segurança da ONU, e está para receber o quarto, e ainda bem, no final do ano. Lula, seus dias estão contados no Brasil, 2010 vem esta ae, Graças a Deus, vamos nos livrar a América Latina do terrorismo e dos imorais que os suportão.

  • 6. à 02:08 PM em 28 nov 2009, Daniel escreveu:

    Olha só, além de concordar em parte com o que foi dito acima, não é uma grande bobagem dimensionar Micheletti da mesma maneira que se dimensiosa Lula?

  • 7. à 02:44 PM em 28 nov 2009, Adroaldo Becker escreveu:


    Ora todo o Histrião Rapace não tem amigos.
    Não aqueles amigos desinteressados que qualquer mortal tem.
    Tão logo percam a pose, viram-lhe a cara.
    Assim como nunca teve caráter ou plano de governo algum, que dirá um "B".
    Suas multiplas contradições mostram-nos claramente, a cada nascer de um novo dia. Aliás, acontecimento que é a unica coisa que se tem certeza na democracia. Qual seja, que apesar do mau caratismo reinante, amanhã será um novo dia.

  • 8. à 07:22 PM em 28 nov 2009, deCarpa escreveu:

    Eh sabido que os EUA (le-se CIA) apoiaram/apoiam sorrateiramente o golpe de Micheletti. Tanto que Hillary desaparece mundo afora mas nao quer resolver o impasse, ou pelo manos ajudar. Os EUA estao perdendo cada vez mais a influencia na America do Sul.

  • 9. à 07:58 PM em 28 nov 2009, Micky Oliver escreveu:

    Eu só quero ver se o LULA terá mesmo peito e será realmente um "cabra-macho" que levará sua opinião de não legitimar as eleições de Honduras,pois muito mais importante que parecer "bem na fita" com a comunidade internacional,é parecer forte aqui dentro de seu país e não deixar a impressão de que é um governante manipulável.
    Já os EUA,é o mesmo de sempre:fazem ou apóiam golpes na AL com todo o seu teatro e depois que a sujeira começa à ser limpa e ficar como eles queriam,voltam e se dizem satisfeitos com a situação.
    Moral da história: se é pra ter inimigos,que tenhamos! Dessa forma estaremos mais atentos com nossas relações políticas mundo afora e acima de tudo,saberemos quem são os "muy amigos" de verdade e os que só querem aparecer com a nova imagem do Brasil lá fora.

  • 10. à 11:52 PM em 28 nov 2009, athalyba escreveu:

    "mas de importância estratégia muito modesta"

    Ao que parece, Rogério Simões nunca ouviu falar de Soto Cano, umas das principais (se não a principal) base militar ianque na América Central.

  • 11. à 12:46 AM em 29 nov 2009, Adroaldo Becker escreveu:

    Ora, Rogério, desde quando que malandros têm algum plano, a não ser o do engodo?
    O Brasil mostrou claramente ao Mundo inteiro, que está acima dos famigerados "líderes".
    Que, apesar da roubalheira, descasos na sua estrutura, entraves com pesados impostos e burocracia, abusos de toda a ordem, impunidade e acintes de todos os tipos e formas, ainda assim cresce.
    Qualquer outra forma de encarar esta dura realidade, ou é propaganda enganosa ou é panfletagem paga com o erário, da parte interessada...

  • 12. à 06:00 PM em 29 nov 2009, Washignton Luiz DuPrè escreveu:


    "Ele se demonstrou incívico, presunçoso e sem regras desde a sua juventude, tanto nos discursos como também na conduta"...

    Suetônio(69-122 da era cristã)sobre o Imperador Domiciano no seu livro 'De vita Caesarum' -Os 12 Cesares... Comentário que caberia perfeitamente ao Lula.

  • 13. à 11:42 PM em 29 nov 2009, ricardo antonio filgueiras escreveu:

    O socialismo por si só já nasce falido por sua natureza ao controle expressivo de um governo que quer ao mesmo tempo acabar com o imperialismo e a pobreza fazendo assim gerar mais pobres e famintos seres humanos, pois acaba por si a liberdade do homem em sua natureza competitiva do direito Universal da Propriedade.

    O capitalismo por si só já apresenta uma evolução tecnológica onde avança para o bem estar do homem mais também na sua decadência em disputas desleais e sua concentração de capital sem as regras levando assim as conseqüências da desordem da sociedade aumentando a pobreza e suas conseqüências.

    O ideal para uma humanidade será o Capitalismo junto com o Socialismo trazendo regras para um desenvolvimento na sua totalidade do bem estar do homem aprimorando assim uma nova ordem econômica em sua concorrência leal, pois o Estado estará junto na participação nas grandes necessidades no equilíbrio do desenvolvimento tecnológico exterminando assim a pobreza social onde na maioria das famílias se encontram não só no Brasil mais também no Mundo todo.
    NOVA ERA !
    (Ricardo ª filgueiras )

  • 14. à 01:49 PM em 30 nov 2009, Roberto Küll Júnior escreveu:

    A Política Interna e a Política Externa. Cara ou coroa?

    A política interna de um país é o reflexo da divisão do poder. Quando um candidato vence as eleições. Ele vence, porque antes das eleições ele teve que vender parte do poder, agradando assim, amigos e inimigos. Então, já no poder ele tem que obedecer a uma agenda política pré-programada, que para uns é extremamente irracional, para outros é apenas o jogo político.

    Muitos eleitores de Lula não compreendem, porque a nomeação de alguns ministros, secretários para os cargos. Já que eles são da oposição e declaradamente inimigos de Lula. Literalmente querem botar areia no Lula.

    Da mesma forma que política interna foi traçada para obedecer a mecanismos dúbios, a política externa não escapa de seus mecanismos tendenciosos, que deixam qualquer um perplexo, como já foi postado nesse blog. Todavia, são os interesses do mercado, os responsáveis pelas “amizades ou inimizades” de Lula.

    Para saber um pouco de Lula, a revista ISTOÉ de 13 de maio de 2009 no seu ano 32 traz a seguinte reportagem de capa: “A FACE DE LULA QUE VOCÊ NÃO CONHECE.” Leiam o passado desse homem, há muitas contribuições para ver que os amigos verdadeiros não são esquecidos pelo tempo.

    Cara o coroa sempre. É assim a política interna e externa de um país. O que é fonte de escândalo para uns, nada mais é do que um fato corriqueiro, cumprir o que está na agenda.
    Na necessidade é que conheceremos os nossos verdadeiros amigos, então, cara ou coroa?

  • 15. à 12:59 PM em 01 dez 2009, Pedro de Albuquerque escreveu:

    Há oposição forte da sociedade brasileira a esta aliança espúria: Lula, Chávez e Ahmadinejad.

    Vejam o protesto que organizamos na Câmara de Vereadores do Recife quando da chegada de Ahmadinejad. Justamente na seg-feira dia 23/11:

  • 16. à 04:30 AM em 13 mar 2010, Henrique Miranda escreveu:

    Concordo com o Sr. Juvenal Melvino... e acrescento mais, O nosso digníssimo Presidente "LULA" realmente tem genialidade dos grandes homens, sabe trilhar entre as divergências dos que se dizem "Grandes". Pontua sempre com um grande mestre em batalhas alheias, observamos que sempre as falas do "LULA" e seus apertos de mão, são verdadeiros gestos de quem quer uma PAZ e justiça para todos, Agora, para quem sempre "borrava as calças" com o seu Neo liberal falso, deve ficar quieto em seu cantinho.Adeus FHC! - não queremos pessoas como você na nossa política.

ý iD

ý navigation

ý © 2014 A ý não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.