Tiger Woods e o sonho da privacidade
Tiger Woods não é apenas o maior golfista de todos os tempos, é uma das pessoas mais influentes do mundo. Seu sorriso simpático, seu jeito doce de tratar repórteres, adversários e fãs, sua pele negra e seu DNA de mestiço (filho de mãe tailandesa, Woods tem ainda percentuais de chinês e holandês, além do africano, em sua ascendência) sempre fizeram de Woods um personagem conhecido e admirado em qualquer continente. Tal imagem ajudou a fazer do golfe um esporte muito mais popular do que era 20 anos atrás, o que resultou no anúncio, em outubro deste ano, de que , no Rio de Janeiro.
Mas um acidente de carro colocou tal imagem em risco. No último dia 27, Tiger Woods chocou seu veÃculo em um hidrante, perto de sua casa, na Flórida (EUA). Boatos começaram a circular na internet sobre a ligação entre uma suposta relação extra-conjugal do golfista e o acidente. Woods, casado com a modelo sueca , mãe de seus dois filhos, tentou como pôde, por dias, proteger sua vida particular do assédio da imprensa. Sob pressão e vendo os rumores sobre sua vida amorosa proliferarem pelos caminhos tortuosos da internet, finalmente em seu site pessoal. Disse que "se arrepende" do que chamou de "trangressões" e que tentará ser uma "pessoa melhor", o "marido e pai" que sua famÃlia merece.
Apesar de ser um dos nomes e rostos mais conhecidos do planeta, Tiger Woods vinha sendo relativamente bem-sucedido no seu esforço para separar sua vida pessoal do consumo da sua imagem pela mÃdia. No comunicado em que pede desculpas por seu comportamento, sem confirmar exatamente o que fez de errado (apesar de a internet estar cheia de informação ou teses sobre isso), Woods voltou a implorar por privacidade. "Não importa quão intensa possa ser a curiosidade sobre figuras públicas, existe um importante e profundo princÃpio em jogo, que é o direito a alguma simples, humana medida de privacidade", escreveu. Com isso voltamos ao velho debate sobre direito à privacidade de figuras públicas.
Tiger Woods tem uma fortuna estimada em pelo menos US$ 700 milhões. A já previu que em 2010 sua fortuna , enquanto algumas estivativas dizem que isso já aconteceu neste ano. Teria esta fortuna sido obtida apenas por meio do manejo mágico de um taco de golfe? Claro que não. Boa parte da dinheirama foi acumulada com o uso da imagem de Tiger Woods em anúncios publicitários para os mais diversos produtos. O fato de se tratar de um pai de famÃlia, fiel aos seus compromissos de marido, aumenta o valor dessa imagem e, consequentemente, o sucesso profissional do campeão. Portanto, seu comportamento em sua vida pessoal tem impacto na sua carreira, mesmo que indireto.
Tiger Woods o campeão de golfe também não iria muito longe, em termos financeiros, não fosse o interesse do grande público em suas tacadas. Se ninguém ligasse para torneios de golfe, ele poderia ser o melhor da história e continuar com um salário de US$ 3 mil por mês. Provavelmente é o que acontece com o vencedor da Copa do Mundo de comer cachorro-quente, ou algo parecido. O público e a mÃdia são a razão por trás da fama e da fortuna de Tiger Woods, e por isso mesmo é tão difÃcil separar vida pessoal e profissional de alguém de tamanho sucesso global. O maior golfista de todos os tempos promete continuar erguendo muros em torno de sua famÃlia para protegê-la do apetite da mÃdia, e é fácil olhar com simpatia e admiração para tal esforço. Mas o público seguirá interessado em saber se ele realmente se comporta tão bem na vida pessoal como sua propaganda nos faz acreditar. Pois mais que Woods se esforce, esta será, provavelmente, uma guerra sem fim.
°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário
Sou da Zona Norte de Porto Alegre
Parabéns pelo blog.
Sempre quando eu posso eu volto aqui.
´¡²ú°ù²¹Ã§´Ç²õ