Gengibre, o penetra
Semana passada, o Independent trouxe algo raro entre os jornais britânicos: uma receita de um prato típico brasileiro.
A receita, de um "Brazilian Fish Stew" (Peixada), veio de (editora Kyle Cathie), de , uma chef brasileira radicada nos Estados Unidos.
A peixada de Leticia traz variações interessantes. O peixe marinado é assado no forno antes de ser adicionado à panela com o dendê e o leito de côco, e, no final, o prato é coberto com palmito.
Talvez essas variações sejam comuns - e eu esteja por fora -, mas o que realmente me chamou a atenção foi o peixe ser marinado com cebola, alho e gengibre.
Peixada com gengibre? Eu ia fazer um post lamentando a ausência de gengibre da culinária brasileira, usando a receita da Leticia como ponto de partida - dizendo ainda que a chef pode ter acrescentado o tempero como forma de dar um "acento" mais universal a um prato de gosto dominado pelo dendê.
Mas depois eu vi que vatapá leva gengibre, e que, provavelmente, a planta é bem mais comum na cozinha brasileira do que eu imaginava. Ou não?
Eu achava que o gengibre e seu gosto picante eram exóticos demais para os brasileiros e o Ocidente. Que no Brasil o gengibre era consumido apenas como chá terapêutico, como pickles acompanhando sushi e como tempero em molho para saladas. Na Europa, ainda há os famosos biscoitos e balas de gengibre.
Já na Ásia e no Caribe o gengibre é um superastro, vai em curries, carnes, sopas, ensopados, peixes, etc - e só me dei conta dessa versatilidade toda do caule subterrâneo aqui na Grã-Bretanha.
Enfim, acho que ele tem futuro na nossa cozinha - e agradeceria se me contassem outros pratos que levam gengibre.
Um parênteses: outra vantagem são as fabulosas propriedades medicinais do rizoma. Em vários países, acredita-se que o gengibre é bom para dor de garganta, ressaca, artrite, cólicas menstruais, que previne câncer de intestino e de ovário, combate a perda de apetite, fadiga, enjoos, náuseas, afina o sangue, baixa níveis de colesterol, auxilia na digestão de alimentos gordurosos e alivia os efeitos colaterais de quimioterapia.
E ainda teve um uso, digamos, 'estético': era introduzido como supositório em cavalos, para que os animais mantivessem a cauda altiva e se mostrassem 'fogosos'.
dzԳáDzDeixe seu comentário
Sempre uso gengibre em minhas Muquecas. Nunca usei junto com dendê. Uso só o leite de côco e gengibre. Da um gosto e aroma especial ao prato, mas não se deve exagerar pois pode sobresair demais aos outros temperos...
Agora, assar no forno antes de colocar na panela, nunca vi antes.
O gengibre é um ingrediente básico do famoso "quentão" das festas juninas aqui do Brasil.
Mas... o melhor mesmo é consumi-lo ralado junto com os alimentos, sejam cozidos ou não. Ótimo para a garganta e para a pele e para combater gripes. Recomendo!
O pessoal adora divulgar "pérolas" de estudantes, ou seja, bobagens escritas em redações escolares. Deixem os alunos em paz. Quem está aprendendo, erra. E errando, aprende. Mas e quando o sujeito ja se formou em jornalismo, e escreve para o ý Brasil????
Este título e este último parágrafo, francamente...(e chamar essa crueldade de estética, mesmo entre aspas, também é outra pérola)
Aqui em Curitiba, na popular feirinha do largo da ordem há várias barraqinhas com balas de gengibre... e em uma distribuidora de doces encontrei esses dias balas em uma embalagem verde que dizia "Gengibre da Amazônia"... no verso dizia que era produzido no MT =P
No arroz de polvo; no molho de peixe, camarão, lula, siri ou caranguejo desfiado, ostra e sururu, pra ser servido com macarrão; e em cozidos.
Eu realmente não sei se o gengibre está sendo mais consumido de um modo geral. Pessoalmente eu gosto muito. Até já assustei e mulher da banca de sucos pedindo suco de gengibre puro, sem nenhum acompanhamento nem açúcar. Além disso moro em São Paulo. o que mais tem é restaurante japonês "engengibrado". Mas não sei se as pessoas "comuns" usam no dia-a-dia.
nao sei dizer outros pratos da cozinha brasileira que levam gengibre mas na minha casa ele sempre foi muito usado! talvez pelo fato de sermos vegetarianos e ele ser muito usado na cozinha vegetariana. de todo jeito, conheco pessoas que fazem o refogado do arroz com gengibre! batem cebola, alho, gengibre no liquidificador e guardam assim na geladeira como um tempero pronto.
Gosto de pesquisar culinárias. O gengibre está presente principalmente na culinária baiana. E com bastante destaque. Conheço várias receitas. Aqui no sudeste ele não tem uma tradição expressiva. Mas aparece em vários pratos "contemporâneos" e em algumas adaptações. Aprecio muito a moqueca de frutos do mar com o saboroso tubérculo.
Cordialmente,
Bel
Caro Sr. Papoon
acho que o Sr, precisa de uma atualização na cozinha brasileira, pois o gengibre é amplamente usado aqui pelas teras tupiniquins.
Caro Tamir: você tem razão, preciso de uma atualização. Pelo visto, gengibre na peixada é uma coisa trivial, e eu não sabia.
Caro Tuninho: moqueca sem dendê é que nem pizza sem queijo. Pronto, falei.
Cara Gisela: você tem razão numa coisa, deveria ter deixado claro que a prática era comum no passado (não sei se ainda é corriqueira). Mas ela existiu, era comum entre comerciantes de cavalo e conhecida como 'feaguing'.
Mas Thomas,
Existe a Moqueca Capixaba que não leva dendê...
Tuninho, e existe a pizza sem queijo...Estou exagerando, e muito. Sei que a moqueca capixaba funciona muito bem. Mas qual é o problema do dendê?
NO SUL DO BRASIL É FABRICADO UM REFRIGERANTE DE GENGIBRE CHAMADO DE GENGIBIRRA MUITO GOSTOSO... TEM UM GOSTO MEIO QUE DE LIMÃO DIFERENTE....
CLAUDIO
Não é muqueca. É mOqueca. É moqueca, ao menos na Bahia, sempre leva dendê, senão é simplesmente escaldado de peixe. Não sei quanto a capixaba.
Quanto a ser comum ou não, isso é mais complicado, sabe. A culinária baiana, de influência africana não é consumida no dia-a-dia do baiano, mas em certas ocasiões (na minha família, por exemplo, ao menos uma vez por semana).
Procure no Google por carne & gengibre, achará dezenas de receitas. Eu faço uma carne assada com raspas de laranja e gengibre que fica sensacional. Mas o quentão, bebida à base de cachaça e gengibre servida nas festas juninas é imperdível.
Uma dos pratos ao qual se utiliza gengibre no Brasil, ou melhor dizendo, sobremesa, é no estado da Bahia, na famosa "Cocada" vendida nos tabuleiros das bahianas!
Prezado Sr.Pappon,
Usamos o gengibre em uma infinidade de pratos, sucos e bebidas alcoolicas. Sugiro que o senhor se informe melhor sobre o que pretende escrever. Informe-se, não é esta a missão do jornalista ?. Desculpe o trocadilho brasileiro mas esta parecendo apenas "PAPO..N".
Cordialmente.
Ari
Sou obrigado a concordar com a Gisela a respeito do título infeliz. Quanto ao gengibre em cavalos parece-me que o expediente já não é usado há muito tempo, a última vez que presenciei o fato, há 20 anos atrás, usou-se vick vaporub, o que não deixa de ser crueldade, como tantas praticadas pelos "amantes" de animais.
Também concordo com outros leitores a respeito da falta de informação. PICLES de gengibre? Toda conserva é picles?!
RECEITA DE SALMON FRESCO OU ATUM FRESCO GRELHADO C/ MOLHO DE GENGIBRE
2 POSTAS DE SALMON OU ATUM ESPESSAS
1 RAIZ DE GENGIBRE
1 LIMÃO SICILIANO
PIMENTA DO REINO
SAL
ÓLEO EXTRA VIGEM DE OLIVA
GRELHAR O PEIXE SUPERFICIALMENTE DEIXANDO MAL PASSADO POR DENTRO QUASE CRU. TEMPERAR SOMENTE COM SAL (A GOSTO)
EM UMA VASILHA A PARTE ESPREMA O LIMÃO ; ACRESCENTE 1 XÍCARA DE CHÁ DE ÓLEO DE OLIVA EXTRA VIRGEM; ACRESCENTE O GENGIBRE RALADO; A PIMENTA DO REINO E O SAL A GOSTO. SIRVA EM TEMPERATURA AMBIENTE COBRINDO TODA A POSTA DO PEIXE COM O MOLHO.
PODE SER ACOMPANHADO DE SALADA VERDE E PÃO ITALIANO.
SIMPLES E ADORÁVEL !!!