ý

« Anterior | Principal | Próximo »

O que é um café da manhã decente?

Thomas Pappon | 2010-04-23, 15:46

Já disse nesse espaço que o breakfast inglês era "insano", mas quero deixar claro que prefiro mil vezes me debruçar sobre um ovo frito com baked beans do que encarar croissants com geléia.

Com esse desabafo, quero defender um papel mais nobre à primeira refeição do dia e reclamar do café da manhã em lugares como Itália e França.

O modelo francês de começar o dia com pão com geléia ou manteiga predomina nos países do sul da Europa, como Espanha (onde servem ainda um suco e talvez uma torrija, espécie de rabanada local) e Portugal, e é o modelo que, a grosso modo, se segue no Brasil ("Um pingado e um pão com manteiga, por favor").   

Na Itália é ainda pior, o café da manhã é um expresso (ou um cappuccino) e um cigarro no balcão.

O que é um grande contraste com, digamos, os Estados Unidos, onde comem panqueca com toneladas de maple syrup, bacon, ovos e onde criaram o sensacional eggs benedict  (supostamente em um hotel em Nova York, para um hóspede que estava com ressaca). 

No Japão o café da manhã é tão bem servido, com sopa de missô, arroz, frutos do mar, peixe grelhado, ovo cru e pickles, que quase não se diferencia muito das outras refeições do dia. 

No Sudeste Asiático, a grande pedida a caminho do trabalho é um caldo com macarrão de arroz, especialidade vietnamita conhecida como pho.

smorgasbord.jpg

No sul da Índia tem o uttapam, uma panqueca feita de lentinhas fermentadas e farinha de arroz, servida com chutney (pickles) de manga.  

No México há o que já vi muitos foodies chamando de "Great Mexican Breakfast", os huevos rancheros, tortillas cobertas com molho de tomate, pimenta e ovos fritos.

E lá no norte há o smorgasbord sueco (veja foto ao lado) e suas variações escandinavas, com arenque ou salmão defumados, carnes, presuntos e saladas.

Há vários lugares, portanto, onde se gosta de abrir o dia com uma refeição quente. E ideias para um brunch maravilhoso num sábado ou domingo de manhã é que não faltam.

Mas isso fica para o próximo post.

dzԳáDzDeixe seu comentário

  • 1. à 07:46 PM em 23 abr 2010, Robi escreveu:

    realmente o café da manha italiano costuma ser "indecente", digamos assim. nao condiz com a famosa e maravilhosa cozinha italiana.... eu adoro o café da manha da Alemanha, Austria e Suica. sao fartos e tem de tudo, p/todos os gostos! diversos tipos de paes, geléias, mel, vários tipos de queijo, frutas, sucos, chás, café (esse melhor deixar passar, intragável), leite e por aí vai....

  • 2. à 12:21 PM em 24 abr 2010, Violeta Morato escreveu:

    (retirado do blog Ranking de cosméticos)
    Nunca me esqueco do meu primeiro cafe da manha em Edimburgo. Era mais ou menos 9 da manha, quando fui ao restaurante do hotel comer alguma coisinha. Ao olhar para a mesa de buffet, só conseguia enxergar linguiças pretas de fritura, ovos misturados com desdém, bacons justificando o porque de terem sidos hospedeiros da nova gripe e umas bananas mais verdes que nem macaco se atreveria a comer. No meio do desespero, olhei para um cantinho e encontrei algo inimaginavel: um bolo de chocolate, daqueles umidos e bem molhadinhos.

    Nao hesitei duas vezes, peguei a espatula e cortei um pedacao daquela delícia. Olhei para os lados para me certificar que ninguém notou que peguei praticamente metade do bolo e fui andando até a minha mesa. Meu olhar era de tranquilidade, mas minha mente so pensava assim: my precious, my precious!

    Minha boca ja salivava quando notei que meu bolo tinha uma textura estranha. Era assim meio grudento demais. Mas ora, dou um desconto ao chef porque viver no frio da Escócia nao deve ser fácil. A realidade so bateu a minha porta quando coloquei um pedaço do bolo na boca.

    Ele tinha um gosto salgado. Nao era gosto de estragado, era de algo com bastante sal mesmo. Meu Deus, pare o mundo que eu quero descer! O que exatamente eu estou comendo? Mal acreditei quando descobri que aquele bolo de chocolate e uma iguaria escocesa chamada de Black Pudding, ou Pudim Preto.

  • 3. à 10:32 PM em 24 abr 2010, Tatiana escreveu:

    O que é um café-da-manhã decente? O da foto é que não é...

  • 4. à 12:39 AM em 25 abr 2010, Mateus escreveu:

    Tendo a preferir o café da manhã inglês e americano ao dos europeus continentais. Aliás, o primeiro é um paraíso de delícias para qualquer glutão!

  • 5. à 04:35 PM em 25 abr 2010, Carolina escreveu:

    E a granola? Eu não como nenhum desses cafés da manhã aí, nem o brasileiro, e olha que como até bastante de manhã.

  • 6. à 09:59 PM em 25 abr 2010, Thalita escreveu:

    Visitei a Turquia e gostei muito do cafe da manha de la. Pao, tomate, pepino, queijo, azeitonas, ovo cozido. Infelizmente o cafe e intragavel.
    Mas o ingles e horroroso! Qual o problema do pao ou da croissant com manteiga???

  • 7. à 10:14 PM em 25 abr 2010, Anna Fernandes escreveu:

    A primeira vez que experimentei o café da manhã britânico, achei que ia enfartar! Sou filha de mineira então estou acostumada com pão, queijo, muitos bolos, biscoitos de forno e roscas!
    Mas daí veio o café da manhã continental (europeu). não rolou.
    hoje sou fã dos feijões heinz, dos mushrooms e até do bacon! mas o black pudding...esse não tem jeito não. sempre sobre no prato!

  • 8. à 08:43 PM em 26 abr 2010, Elton escreveu:

    O café da manhã do Japão, apesar de não ser do agrado da maioria do povo ocidental, na minha opinião, é o mais saudável de todos. Tudo bem que comer ovo cru pode não ser muito agradável para muitos, mas se escolher bem o ovo, é um alimento nutritivo, ao contrario de muitos aí que exageram nas frituras e carnes...

  • 9. à 01:48 AM em 27 abr 2010, Tuninho Caetano escreveu:

    Pra falar a verdade, café da manhã bom é café de butiquim carioca. Aquele que vc está chegando da noite e o buteco ou padaria tá abrindo...
    Vez por outra saio de casa só para tomar café da manhã em buteco. Pão na chapa, com aquela mateiga (de preferencia rançosa) e depois um bom suco de laranja. Um outro café da manhã bom de buteco é um bom sanduíche de mortadela com uma coca-cola bem gelada e depois voltar pra cama dormir...

  • 10. à 08:45 AM em 27 abr 2010, Carlos escreveu:

    Nao levem a mal, mas prefiro o "petit dejeneur" frances: Croissant, baguette, pain au chocolat, manteiga e camambert! Além de delicioso, nao engorda. Basta verem os índices de obesidade: EUA seguidos pelo México...

  • 11. à 06:55 PM em 29 abr 2010, witoki escreveu:

    Morei alguns anos no Japão, em diversas províncias, de norte a sul. Comi em casa de família, restaurantes, hotéis e cafeterias. Também acho o aságohan muito bom, substancioso sem ser pesado. Mas quem disse que todo café da manhã japonês TEM que ter ovo crú? Para falar a verdade nunca me serviram ovo crú no café da manhã. Aliás, ovo crú acompanha pouquíssimos pratos japoneses.
    Concordo com o Carlos que o petit dejeneur é uma boa pedida.
    Chamo a atenção para o fato de que as dimensões continentais do Brasil propiciam uma enorme variedade de cafés da manhã, nem todos tão pobrezinhos assim. Os do sul são fartíssimos. Os do nordeste tem tapioca, cará, bolo de mandioca, queijo, etc..

  • 12. à 05:32 PM em 03 mai 2010, Tania escreveu:



    Gosto do cafe da manha com feijao,bacon e ovos fritos, mas adoro mesmo
    o cafe da manha do Nordeste com tapioca salgada, banana frita, bolo
    de mandioca e outras delicias.

  • 13. à 02:11 AM em 11 mai 2010, beto escreveu:

    Tuninho eu sou fa desse cafe da manha carioca tb, qualquer um dos dois que voce enumerou...eheheheprincipalmente em dia de ressaca.
    to me acostumando, mas ainda acho dificil o americano com ovos bacon e tal...o mexicano com feijao...cruzcredo...
    depois do carioca acho que o que cai melhor pra mim e o europeu continental

  • 14. à 04:12 PM em 17 mai 2010, Miguel Conte escreveu:

    Só o cigarro está de bom tamanho, nem precisa do expresso. É mais para enganar o estômago até o almoço.

  • 15. à 08:37 PM em 18 mai 2010, camile escreveu:

    morei na dinamarca por um ano fazendo intercambio de estudos
    e nunca comi arenque ou smorebrod no café da manhã
    acho que vc se confundiu, o café da manha lá é parecido com o da alemanha, por exemplo. esse smorebrod e o arenque eles consomem no almoço :)

  • 16. à 01:47 PM em 20 mai 2010, Alexandre escreveu:

    Cada ser humano pode fazer o café da manhã que quiser . Siga a receita que quiser ou frequente o hotel que melhor lher agrade, seja em qualquer lugar do mundo onde estiver . No Brasil , há inúmeras variações de café-da-manhã , desde o nobre Café Colonial no Sul como a tradicional tapioca no Norte e Nordeste.
    Mas sugiro que troquem a gula do seu dia-a-dia por um pouco de temperança. Pensem um pouco nos irmãos que passam fome pelo mundo , e que não tem nem um pedaço de pão pela manhã.

  • 17. à 02:06 PM em 17 nov 2011, Wellington escreveu:

    Os mais saudaveis são os asiáticos, com certeza !!!!!! no ocidente salvou o da Suécia.

ý iD

ý navigation

ý © 2014 A ý não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.