ý

« Anterior | Principal | Próximo »

Esquilos: comida ética?

Babeth Bettencourt | 2010-07-22, 6:25

esquilo226.jpgQuem nunca se apaixonou ao ver um esquilinho passando pela cerca, ou subindo uma árvore em um parque? Uma das minhas maiores alegrias ao mudar para uma casinha no norte de Londres foi vê-los de manhã enterrando e desenterrando nozes no jardim, no inverno...

Mas quando chegou a primavera me dei conta de que as escavações contribuíam para desenterrar todas as flores recém plantadas nos canteiros. E em viagem à Flórida, quando tentei atrair um esquilo para perto, para bater uma foto, ele chegou tão perto que me mordeu o dedo!

Ou seja, eles são bonitinhos, lembram bichinhos de pelúcia, mas os esquilos cinzentos são considerados por muitos como uma praga e uma espécie invasora aqui na Grã-Bretanha. Já ouvi até serem chamados de ratos peludos...

Sua população, introduzida na época vitoriana, passou a competir com os esquilos locais -os vermelhos - pela comida e habitat nas ilhas britânicas, quase dizimando sua espécie por essas bandas.

Como resposta à invasão e ao fato de os esquilos costumarem roubar as nozes deixadas no jardim para atrair pássaros, a captura dos bichinhos deixou de ser tão mal vista.

E na linha da gastronomia sustentável e aventureira - que vem tomando conta dessas terras de uns anos para cá - alguns chefs começaram a promover a carne de esquilo nos cardápios.

Sim! Carne de esquilo! E tem mais, ela é sempre "free range" (criada livre, sem confinamento), orgânica, magra e, aparentemente, é firme e tem um gosto doce, lembrando o do pato e do carneiro, graças à sua dieta à base de nozes e frutas silvestres. A anatomia é mais próxima do coelho.

Os cozinheiros e açougueiros admitem: a carne é pouca e um esquilo grande, em média, alimenta uma pessoa e meia. A maior quantidade de carne está no "pernil", sendo que as "costelas" cozinham rapidíssimo.

A moda pegou, mas nem tanto... disponível em açougues e restaurantes desde meados desta década, ainda é raro encontrar a "iguaria" no cardápio da esquina.

Mas quem vende afirma que atende a um nicho e que a carne de esquilo não para nas prateleiras.

Alguns chefs chegam a recomendar receitas: empanada de esquilo com bacon e nozes, panquequinhas no estilo das de pato laqueado chinês, e até um esquilo "ensopadinho" refogado na gordura de pato com bacon e cogumelos porcini (confesso que, se não fosse a carne de esquilo, teria ficado tentada por este prato).

Também há um restaurante em Glasgow - o Stravaigin - que oferece tortellini de esquilo com espinafre, trufas e pignole, com molho de porcini e um biscoitinho de parmesão.

Continuo achando os esquilos muito bonitinhos, mas já não dou muita confiança. Se passar por Glasgow, ainda sou capaz de encarar esse tortellini, que me deixou com água na boca... como diria minha irmã ao comer carne de coelho, com pena do bichinho, "dá mais carne, por favor".

E você, também encararia carne de esquilo? Ou já comeu algum outro bicho esquisito?

dzԳáDzDeixe seu comentário

  • 1. à 10:44 AM em 22 jul 2010, Robi escreveu:

    nem pensar!!! (sou vegetariana, mas isso nao vem ao caso... nao comia bichos assim nem quando nao o era. minha avó portuguesa insistia em fazer coelho de todos os modos e nunca tive coragem nem de ver a comida pronta.)

  • 2. à 11:52 AM em 22 jul 2010, Tatiana escreveu:

    Ah, eu encarava... Bonitinhos, mas ordinários!

  • 3. à 12:34 PM em 22 jul 2010, Yuri Nehrer escreveu:

    Babbeth. Post interessante.

  • 4. à 01:33 PM em 22 jul 2010, Lidiane Richardson escreveu:

    Eu particularmente não tenho coragem de comer esses bichinhos fofos...lembro de quando mataram um dos meus coelhos (moro num sítio) que eu criava, chorei tanto e não tive coragem nem de ver o bichinho morto.

  • 5. à 11:21 PM em 22 jul 2010, Bel.A escreveu:

    Não sei que graça as pessoas acham em caçar, seja para comer ou não. -_-'

    Eu não comeria esse tipo de animal, pois é muito arriscado: muitas doenças são transmitidas aos humanos pelo consumo de carne selvagem. Um exemplo recente é a SARS (síndrome respiratória aguda grave), que apavorou o mundo e matou várias pessoas na Ásia. Ela foi transmitida ao homem através do consumo de animais selvagens, prática comum na região.

    Eu até entendo as pessoas de regiões pobres, que veem no consumo de carne selvagem uma forma de conseguir proteínas e matar a fome, mas, em países ricos e com ampla oferta de carne certificada, é muito modismo mesmo. Para que se arriscar?

  • 6. à 11:51 PM em 22 jul 2010, Tiago escreveu:

    Agora o bicho precisa ser bonitinho para não comer? Vacas, porcos e galinhas são animais detestáveis para você a ponto de aceitar suas mortes?

    Abra a cabeça! E pare com essa hipocrisia.

    Seja vegetariano.

  • 7. à 11:42 AM em 23 jul 2010, Jose Eduardo Curti escreveu:

    O problema, penso, e determinar a origem do animal, porque os esquilos londrinos sao chegados a chafurdar no lixo. Agora, se a origem for comprovadamente boa, por que nao?

  • 8. à 02:36 AM em 25 jul 2010, Egregora escreveu:

    Acho que os animais que consumimos atualmente já são suficientes para aplacar o "instinto selvagem" que possuimos. Não precisamos de esquilos, lagartos, cobras, jacarés, capivaras e outros animais selvagens.
    Se comermos mais verduras, queijos e frutas estaremos melhores.

  • 9. à 02:56 AM em 25 jul 2010, carlos escreveu:

    Esquilo não sei , mas codorninhas vivas me dão o maior apetite !

  • 10. à 03:03 PM em 25 jul 2010, Graciela escreveu:

    Talvez por ser vegetariana receio que nunca entenderei o fato de matarem animais para comer com tantas outras formas (muito mais saudáveis) nos alimentarmos. Agora, depois de ler algo como: "a carne é pouca e um esquilo grande, em média, alimenta uma pessoa e meia" eu perco a fé na humanidade... É matar por muito pouco!!
    Respeito a opinião da autora do texto, respeito quem goste, mas simplesmente não consigo entender uma coisa destas!

  • 11. à 01:04 AM em 08 set 2010, Hilton escreveu:

    Os esquilos fariam o mesmo com nós se estivessem no poder, então, por que não? :)

  • 12. à 04:18 PM em 21 out 2010, Renato escreveu:

    Outro dia fiz um fondue de lontra, estava muito bom, muito fácil de fazer - basta derreter o bicho.

    E quem já comeu croquete de rouxinol?
    A melhor receita que vi, recomendava que os bichinhos fossem empanados ainda vivos. No processo, eles emitiam um último canto - belo, porém triste...

ý iD

ý navigation

ý © 2014 A ý não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.