O peru de ouro e as inovações de Natal
Estamos naquela época do ano em que as comidas tradicionais de natal estão por toda parte.
Ìý
Aqui na Inglaterra, é quase impossÃvel fugir do vinho quente, do peru recheado com molho de cranberries (oxicoco, em português, segundo Thomas Pappon), das couves-de-bruxelas e das mince pies (tortinhas do tamanho de empadinhas recheadas com frutas, açúcar, temperos e brandy).
Ìý
Talvez por ser uma refeição tão previsÃvel, alguns chefs britânicos começaram a inventar maneiras de revolucionar a refeição mais importante do ano.
Ìý
Claro que os ingredientes principais continuam os mesmos, mas os novos pratos tem algum toque especial.
Ìý
Heston Blumenthal - famoso por criar pratos com ingredientes incomuns para seu restaurante The Fat Duck, com três estrelas Michelin – revolucionou a tradicionalÃssima receita do Christmas Pudding, o bolo servido após o almoço de natal, colocando uma laranja cristalizada inteira dentro.
Ìý
A novidade fez tanto sucesso que o estoque do supermercado Waitrose, para quem o chef criou a receita, esgotou em poucos dias.
Ìý
Agora, a sobremesa que custava 13,99 libras (R$ 37) está sendo vendida no site de leilões eBay por dez vezes mais.
Ìý
O jornalista da ´óÏó´«Ã½ especializado em comida, Stefan Gates, também se declarou completamente entediado com os perus secos do natal e decidiu sugerir uma extravagância para as festas de fim de ano: peru coberto de ouro.
Ìý
Segundo ele, sai pelo preço de uma boa garrafa de champagne, mas cria um almoço de natal que nunca vai ser esquecido.
Ìý
As folhas de ouro, que podem ser compradas em lojas de arte, são, ainda segundo ele, perfeitamente comestÃveis, mas não tem gosto de nada.
Ìý
A grande graça seria fazer esse peru dourado escondido do resto da famÃlia e surpreender a todos na hora de servir.
Ìý
Andei pensando, mas ainda não consegui encontrar nada muito inovador para a minha ceia deste ano. Acho que vou de peru (sem ouro), carne assada, acompanhamentos à brasileira e brownies, torta de maçã e panetone de sobremesa.
Ìý
Será que algum leitor está preparando uma ceia revolucionária?
°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário
Pizza, que é como tudo termina no Brasil...
Tem sim!
Tem o sopão especial de natal, que será uma ceia com quem não tem nada.
muito mais revolucionário que uma ave pincelada de amarelo.
houve algum problema na publicacao do texto. o segundo paragrafo deve vir apos o quinto paragrafo, pois do jeito que esta nao tem sentido algum.
Obrigada, Renata. O texto foi republicado por causa de um problema na formatação e os parágrafos estavam fora de ordem mesmo. Desculpe.